Olá bailarinas que acompanham o tutu da Ju!!!

Com o final de ano chegando e as apresentações se aproximando, é muito comum nossos pézinhos precisarem de cuidados especiais, por causa da sobrecarga pelo uso das pontas nos ensaios. Então, será sobre esses cuidados o post de hoje!

A minha unha do dedão do pé já caiu algumas vezes. Então, vamos tentar evitar que esse tipo de coisa aconteça?

1. Sapatilha de ponta

  • A sapatilha de ponta pode ser a raiz do problema. Se ela estiver muito velha, evite de usá-la e providencie uma nova!!! Uma sapatilha velha demais também pode ser prejudicial à saúde dis pés da bailarina. Toda sapatilha de ponta tem uma vida útil, mesmo aquelas que costumam durar mais do que as outras, como é o caso da Gaynor.
  • Quando estiver novinha também cuide para ir quebrando ela aos poucos para ela ficar adequada para você subir nela sem fazer muita força (em um dos meus últimos posts mostrei exercícios para quebrar a sapatilha: https://tutudaju.com/como-quebrar-a-sapatilha-de-ponta/ )
  • Tente ver se a sua sapatilha é mesmo a ideal para você! Se precisar, peça ajuda ao seu professor! Às vezes compramos uma sapatilha no impulso, na pressa ou pq está todo mundo comprando. Mas pode ser que esse modelo seja muito duro para vc, que esteja te empurrando para trás, te jogando para frente, que esteja fazendo vc colocar mais força do que o normal, pode ser que esteja muito apertado, e por aí vai. Se for o caso, troque de modelo ou de marca! Pode ser que resolva as suas dores! A sapatilha que a sua amiga usa pode não ser a melhor para você!!!

2. Ponteira

Existem diversos tipos de ponteira e de diversas marcas no mercado. Antigamente, as bailarinas não tinham esse acessório! Muitas enrolavam uma meinha e colocavam algodão nos dedos! Mas hoje em dia, há muitas opções! Existe de pano/helanca, de gel, de silicone; e, assim como as sapatilhas, essa escolha será totalmente pessoal. Somente você colocando no pé e experimentando é que você vai saber qual a melhor para você!

Imagem relacionadaResultado de imagem para ponteira ballet Resultado de imagem para ponteira só dança balletImagem relacionada

Durante todos os meus anos de ballet clássico sempre usei a de pano mesmo junto com esparadrapo em alguns dedos. Mas acabo de me render à ponteira nova de silicone da Capézio, que é mais finfinha.

Minha unha ficou roxa pq tenho usado muito a ponta nas duas últimas semanas. E depois de 5 semanas parada, meus pés tinham simplesmente desacostumado com isso! Nos últimos ensaios eu não conseguia nem subir na ponta! Hoje eu consegui! Sofri MUITO MENOS do que com a minha de pano e ainda consegui finalmente fazer a pirueta da coreografia! =D

Eu particularmente não gosto das ponteiras grossas de silicone, pq eu acho q esmaga os dedos dentro da sapatilha! Mas isso é gosto pessoal, e há quem goste delas! Só vc vai saber qual é melhor para vc! Mas se vc acha que a que vc está usando está te machucando ou te protegendo pouco, tente trocar por outra que proteja mais os seus dedos!

Existem também outras proteções mais específicas como dedeiras, separadores de dedo, proteção para o joanete, e por aí vai! Se for o seu caso, tente experimentar alguma delas! Uma menina da minha turma, por exemplo, se sentiu muito mais aliviada na ponta quando começou a usar uma no joanete dela.

Resultado de imagem para ponteira balletResultado de imagem para separador de dedosResultado de imagem para protecao joanete

 

3. Corte da Unha

  • Vamos combinar uma coisa: bailarina não tem unha do pé grande, ok? Procure estar com elas sempre curtinhas, bem rentinhas! A gente faz muita pressão nos dedos, principalmente no dedão (no meu caso é o dedo que mais dói, mesmo depois da recuperação do meu mindinho fissurado). Então, UNHAS GRANDES DO PÉ ESTÁ PROIBIDO!!! Agora também não corte demais até o sabugo (tipo unha roída) pq também machuca, tá?
  • Redonda ou quadrada? Isso depende muito do formato da sua unha! Se ela for daquelas que encrava fácil, talvez a melhor seja arredondada nos cantos. Se não, a quadrada será a melhor. No meu caso, prefiro a quadrada, pq na redonda meus cantinhos ficam mais inchadinhos.

4. Manicure: ir ou não ir?

Resultado de imagem para pedicure

Tem gente que diz que bailarina não tem que fazer o pé! Mas isso é muito relativo! Se vc não tem aquela manicure que vc confia, deixe para ir testando após a sua apresentação. Pq realmente haverá o risco de vc sair sem um pedacinho de pele que vc irá precisar e vai te fazer sentir mais dor! EVITE!

Agora, se vc, assim como eu, já tem aquela profissional que vc confia, não vejo qualquer problema. A minha manicure já sabe que sou bailarina e que não é para se empolgar demais e tirar bife do meu pé. Portanto, não costumo ter nenhum tipo de problema com ela.

5. Água Quente

Resultado de imagem para agua quente no pé

Após os ensaios e aulas de ponta que vc sentir que o pé está mais dolorido, deixe-o de molho na água quente junto com sal grosso e vinagre e esfregue o sal nos pés. Isso vai dar uma sensação de alívio na dor e os seus pés vão agradecer e vão estar prontos para outra!

6. Gelo

Resultado de imagem para colocar gelo no pé

Os atletas em geral costumam usar o gelo como um anti-inflamatório natural; e não é atoa! Ele alivia a dor! Mas vamos tomar os devidos cuidados com isso também, tá? Não coloque no local da dor por mais de 20 minutos e nem em contato direto com a pele! Sempre enrole o gelo num paninho ou saco plástico! Aqui são as palavras de quem já se queimou com gelo! GELO TAMBÉM QUEIMA!!!

7. Massagem e Hidratação

Resultado de imagem para massagem e hidratacao nos pes

Escolha um creme que vc goste, de preferência não muito oleoso e massageie seus pés após o uso das pontas! E dê uma atenção especial ao dedão! Mas procure saber se vc não tem nenhuma alergia àquele produto!

8. Unhas roxas

Se a unha ficar roxa, não se assuste! Isso é sim doloroso e é bastante comum em bailarinas! Comigo já aconteceu algumas vezes!

Existem diversos tipos de roxidão na unha, podendo comprometer toda ela ou apenas uma parte da unha. Procure um dermatologista, porque ele irá fazer os devidos procedimentos para drenar aquele sangue que está preso lá. Não faça nenhum procedimento sozinha, ok? Pois há o risco de infecções!!!

9. Minha unha caiu: e agora?

Primeiro de tudo, evite de arrancá-la! As unhas são proteções! Então, não as arranque! Deixe ir soltando sozinha e depois ela vai crescendo!

Mas se ela já caiu e vc precisa dançar, uma coisa que pode funcionar é o uso de anestésicos locais, como a xilocaína. Mas antes procure saber com seu médico se vc não tem qualquer tipo de contraindicação, como por exemplo, hipertireoidismo ou doença cardíaca grave! ATENÇÃO A ISSO!!!

10. Bolhas e Calos

Assim como as unhas, a pele por cima da bolha e os calos são igualmente proteções! Então, não arranque a pele da bolha ou tente retirar os calos! Deixe o calo paradinho lá e deixe a bolha ir secando sozinha! Qualquer ação em sentido contrário pode fazer seu pé doer ainda mais!

11. Se tiver um machucado mais grave como fraturas e torções NÃO IGNORE!!!

Eu sei que pode ser frustrante quando um médico diz que não devemos dançar ballet por um determinado período. Eu passei por isso esse ano e ainda estou me reacostumando a dançar. Mas não passe por cima do diagnóstico do seu médico, porque isso pode piorar ainda mais o machucado depois, tá bem?

12. Sapatos

Procure usar os sapatos mais confortáveis!!! Especialmente perto das apresentações dê preferência àqueles que não sejam muito altos e que não vão te machucar e nem apertar! Eu, por exemplo, perto das apresentações dou preferência aos calçados abertos como as rasteirinhas, pq não vão me apertar o dedão. Já basta os possíveis machucados e os desconfortos que a sapatilha de ponta pode trazer, pq procurar ter mais?

 

 

E esses eram os cuidados com os pés que eu tinha para explicar para vcs! Alguém mais tem outros que também faz? Deixe nos comentários!

Lembre-se de que é por causa dos seus pés que vc pode dançar, então não deixe de cuidar deles!!!

Siga o tutu da Ju em todas as redes sociais para acompanhar os próximos conteúdos!

Até o próximo post!!!