Meia Ponta

Meia Ponta

O trabalho de meia ponta é muitíssimo importante para nós bailarinos e também dá base a muitos passos no ballet, inclusive para a preparação para as pontas, não devendo jamais ser esquecido. Por essa razão, resolvi falar sobre isso no post de hoje.

 

Execução

Ao subir na meia ponta, não esquecer de rotacionar as coxas, trabalhando o en dehors e também não deixar o peso cair para o mindinho.

Se cair para o mindinho, como na segunda foto, estará fazendo incorretamente, podendo prejudicar próximos possíveis trabalhos, como por exemplo, o balance, as piruetas e o próprio trabalho de pontas.

O correto é o que eu fiz na primeira foto: colocar o peso entre o segundo e o terceiro dedo, alinhando o pé com o tornozelo e o resto da perna. Isso será um trabalho correto que dará base para a execução de outros passos no ballet.

Importante lembrar sempre de tentar fazer a meia ponta mais alta possível, ficando visualmente mais bonitas, usando mais força e mantendo sempre o en dehors.

 

Exercícios para melhorar a meia ponta

1. Rolamento

É como fazer um plié na meia ponta. Mas a meia ponta tem que ser forçada, sempre jogando o peso para o pé, igualmente lembrando de não deixar cair para o dedo mindinho. E ao subir num elevé, manter a meia ponta alta, no mesmo lugar onde ela estava. Pode ser feito com ambas as pernas ou uma por vez.

2. Relevés

Qualquer exercício de ficar subindo e descendo da meia ponta, também podendo ser feito com as duas pernas ou uma de cada vez (como por exemplo, nos coupés), sempre mantendo a meia ponta alta, pensando no en dehors, e com o peso mais para o dedão.

3. Uso de thera band

Theraband, para quem não sabe, é um elástico para exercícios, que pode ser usado de várias formas. Normalmente são encontradas em casas do médico ou lojas de esportes. Existem de vários tamanhos e forças. Isso vai variar de acordo com a sua necessidade.

Como na foto, no ballet, o theraband, pode ser usado, dentre outras formas, para exercícios de fortalecimento de pés e para melhorar também a meia ponta.

 

[EDIT]

Fiz também um vídeo para o canal explicando tudo com mais detalhes: todos os erros e correções e mais exercícios que vão melhorar a sua meia ponta. É só conferir abaixo!

 

Tipos de sapatilhas

Existem vários tipos de sapatilhas de meia ponta: de sola inteira, de sola dividida, de couro, de pano. Isso é mais questão de gosto.

Eu uso essa da foto. É da Evidence Ballet no modelo Brisé. Eu só recosturei os elásticos (primeira foto) porque prefiro eles mais pra cima (ela vem como na última foto). Mas adoro essa sapatilha porque o pé “respira”, não fica suando lá dentro. Ela é feita de uma telinha transparente e o couro é só na pontinha. Além disso, a sola é dividida. Também gosto mais porque facilita o trabalho em comparação com as de sola inteira.

É isso bailarinas e bailarinos que aqui passam!!!

Até o próximo post!!!

Sobre o autor

6 Comentários

  1. Carolina

    Manter o peso no dedão tem sido muito difícil para mim!! Sinto que vou cair, você tem alguma dica??

    Responder
    • Ju

      Oi Carol!
      Então! É meio difícil mesmo e eu mesma tenho um pouco de dificuldade nisso também!!!
      Nao sei se tenho alguma dica especifica pra te dar além das que eu escrevi no post. Pode ser uma série de coisas, mas vamos la!

      Pode ser que vc tenha que firmar mais o tornozelo!!! Tipo, colocar o peso na frente, deixando ele alinhando e não mexer de jeito nenhum!!!

      Pode ser que vc tenha que encaixar mais a pelvis, empurrando ela pra frente.

      Pode ser que vc tenha que trabalhar mais o en dehors, rotacionando mais as coxas.

      Pode ser a postura das costas que estejam te jogando para trás.

      A cabeça também pesa, se ela não tiver corretamente alinhada.

      Espero que alguma dessas dicas te ajude de alguma forma!!!
      Até a próxima!!!

      Responder
  2. Carolina

    Muito obrigada, já me ajudou bastante!

    Responder
    • Ju

      Ah! Que ótimo!!! =) Fico feliz em saber!!!

      Em breve sai o próximo post!!!

      Responder
  3. thabs

    Oi, Ju! Fiquei com uma dúvida… quando eu subo na meia ponta, então, sempre mais no dedão ou tem alguma variação de acordo com a escola? Pq eu tenho professora que diz que é no dedão e tive professora que dizia ser no meio. Bjs

    Responder
    • Ju

      hummm… Olha eu já vi as duas explicações! Mas depois que fiz esse post, acredito que mais no segundo dedo seja o mais correto!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Stories Tutu da Ju

Baixe agora do Manual Completo!

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Guia com mais de 100 definições, dicas e fotos de todos os movimentos, passos, posições e termos do Ballet. Perfeito para bailarinas e bailarinos de qualquer nível que queiram estudar e melhorar sua performance.

 

E-mail enviado! Não esqueça de verificar o SPAM.

Vocabulário de Inglês – Uniforme do ballet Vocabulário de Inglês – Palco e Sala de Ballet Varna Uma retrospectiva do meu ano de 2021 Uma Linha do tempo do ballet Tire as melhores fotos de ballet Sugestões de Variações para Bailarinas Iniciantes Sugestões de Presentes de Natal para Bailarinas Sonhos que o ballet me fez realizar Séries de Ballet para você maratonar Satanella: O Ballet do Carnaval em Veneza Receitas saudáveis para lanche ou café da manhã de bailarina