Olá bailarinas!

Hoje o post foi preparado para quem comprou sapatilhas novas recentemente assim como eu! E vai ser sobre como quebrar a sapatilha de ponta!

Antes de tudo, já quero explicar que quebrar a sapatilha significa amolecer, deixando a sapatilha mais macia e mais fácil de subir.

Há quem quebre a sapatilha com as mãos, dobrando a sapatilha no meio. Mas eu particularmente não aconselho muito isso, a não ser que vc tenha muita urgência em usá-la. Pq desse jeito, vc corre o risco de quebrar a sapatilha num lugar errado para o seu pé, onde ele não está curvando.

Então, neste post vou mostrar para vcs alguns pequenos e simples exercícios que vão, além de amolecer a sapatilha, trabalhar e fortalecer os seus pés.

Gravei o vídeo abaixo para quem preferir assistir. O texto escrito terá o mesmo conteúdo.

Vamos aos exercícios:

Exercícios para quebrar a sapatilha de ponta

Exercício 1

Ao se apoiar na barra, subir na ponta nas duas pernas em paralelo e ir abaixando até o final, até que seus pés toquem o bumbum. Quando chegar lá em baixo, jogue o peso do corpo para frente, não deixando aquele “pé de pagaio”, nem cair para o mindinho. Os tornozelos devem estar bem alinhados.

Exercício 2

Se apoiar na barra, fazendo um fondu com uma perna em cima da ponta e forçando com o outro pé o pé que está na ponta. Fazer uma perna de cada vez.

Exercício 3

Sentar no chão, colocando o bico de uma das pontas no chão, encostando o bumbum no pé, jogando o peso do seu corpo para frente. Lembre-se de apoiar as duas mãos no chão. Fazer com uma perna de cada vez.

Exercício 4

Em pé, se apoie na barra com os pés paralelos. Uma das pernas vai cruzar sobre a outra, apoiando joelho com joelho. O pé da perna que está cruzada vai apoiar o bico da ponta no chão, de forma que as duas pernas vão estar dobradas como se fosse um plié. Os pés devem estar bem juntinhos nesse plié. Fazer com a outra perna também.

Exercício 5

Esse exercício vcs já devem conhecer. É o rolamento. Pode ser feito na primeira ou segunda posição. Comecem de frente para a barra num plié. Continuando nesse plié, passem pela meia ponta e subam na ponta. Depois podem esticar os joelhos num elevé. Fazer o caminho inverso também: desse plié na ponta, passem pela meia ponta e coloquem o pé todo no chão.

Exercício 6

Vcs já devem conhecer também. São os elevés e relevés, pode ser com plié ou sem plié. Pode ser em diversas posiçōes ou ainda com uma perna só, como num coupé, por exemplo. O importante é que sempre que passarem do pé todo no chão para a ponta, não deixem de passar pela meia ponta! O trabalho de meia ponta vai ser muito bom para amolecer a sapatilha e trabalhar mais os pés e a meia ponta. Assim vcs vão conseguir subir na ponta mais facilmente, pq vcs vão ter mais força para subir, e fazer todos os exercícios que envolvam essa passagem do pé todo para a ponta.

E esses eram basicamente os exercícios que eu tinha para mostrar para vcs.

Espero que tenham gostado!!!

Alguém tem mais exercícios para amaciar a sapatilha? Deixem nos comentários!!!

Se inscrevam no meu canal do YouTube (clicando aqui) para continuar por dentro dos próximos vídeos!!!

Neste post eu usei um look da Petipá. E o tutu da Ju agora também tem uma lojinha online. Lá estão todas as peças da Petipá que estão disponíveis. Aproveitem os descontos da coleção de inverno e conheçam a coleção nova para o verão, a coleção “Passos de um sonho”. As peças estão MUITO lindas!!!

https://store.tutudaju.com/