Como melhorar a musicalidade no ballet

Como melhorar a musicalidade no ballet

Olá bailarinas e bailarinos que gostam de acompanhar o Tutu da Ju!

Hoje o post é sobre um assunto que vocês já me pediram antes no Instagram, que é: como melhorar a musicalidade no ballet.

Vou ensinar porque contamos de 1 a 8, vou dar exemplos de contagens musicais de alguns passos e também vou dar dicas para você praticar para melhorar a sua musicalidade e dançar mais na música.

Esse é também um daqueles posts com vídeo do canal. Então, logo abaixo, vou disponibilizar o vídeo e abaixo dele, o conteúdo por escrito.

1. Porque contamos de 1 a 8 no ballet? Porque alguns professores contam 5,6,7 e 8 antes de fazermos o passo?

Se você já dança há algum tempo ou conhece alguém que dança já deve ter escutado seu professor contar de 1 a 8 ou ainda a contagem 5,6,7,8. Essa contagem é assim porque é a divisão dos compassos, é o tempo musical.

Você vai perceber que praticamente toda música de ballet é “bem quadradinha” nesse sentido. Todas elas são contadas de 1 a 8, sendo cada 8 uma frase. E vai ficando cada vez mais fácil de identificar essa contagem com a prática e você vai perceber se de fato está dançando na música.

Já o 5,6,7,8 que se conta antes de dançar, é ou porque a música tem uma pequena introdução antes de começar de fato ou nas que não tem introdução ou uma introdução muito curta, o professor faz essa contagem para que o aluno tenha um tempo hábil para se preparar para executar a sequência.

2. Exemplos de acentos musicais dos passos

Muitos passos do ballet tem um acento musical correto que devem ser executados. E isso tem um porquê. Vamos a alguns exemplos:

Tendu, Jeté, Grand Battements: como regra, o acento do número é dentro ou embaixo, quando da forma final do movimento para que se ganhe força na musculatura interna da coxa, que vai possibilitar uma maior amplitude das pernas e fechar mais a quinta posição. Mas nada impede que o professor passe em mais tempos musicais mais lentos, fazendo o passo mais decomposto nos anos iniciais para o aluno aprender aquele conceito ou ainda dependendo do objetivo que o professor queira.

Piqué: acento musical em cima para poder trabalhar o movimento do cabriole, um salto que tem por base o movimento do piqué (que alguns métodos chamam de pointé).

Saltos, fouttés e piruetas seguidas: como regra, no método Vaganova, saltos e piruetas consecutivas, como fouettés e piruetas de quinta, o acento também é embaixo, porque isso dá mais impulsão e mais dinâmica a esses movimentos. Mas, mais uma vez, nos anos iniciais, pode ser dado de forma mais decomposta, em tempos musicais mais lentos.

Frappé: para a agilidade que o passo exige, seu acento musical é fora.

Rond de jambe par terre: no en dehors, o acento é na frente; no en dedans, atrás, onde faríamos um tendu.

Valsa: contagem 1,2,3, com ênfase no primeiro tempo musical.

Mazurka: também tem a contagem 1,2,3 mas com a ênfase no segundo tempo.

Para ver um pouco mais sobre essa diferença entre valsa e mazurca, recomendo a leitura desse texto rápido. Também já mencionei essa diferença no post sobre o ballet Coppélia.

3. Dicas para melhorar a musicalidade

Dica 1: Foque na contagem de 1 a 8, seja praticando em casa, seja na sala de aula. Como já dito, uma música tem vários 8s, e assim elas são chamadas de “frases”. Você vai começar a perceber quando começa e quando termina cada uma delas e vai perceber que há músicas mais lentas, músicas mais rápidas. Para ficar ainda mais preciso, ainda acrescentamos o “e” entre os números, o que Vaganova chama de “anacruse”.

Isso vai te ajudar inclusive a identificar na sua aula de ballet se você de fato decorou a sequência ou se tem algum passo que você esqueceu.

Dica 2: Estale os dedos para reconhecer os números e as batidas da música. Isso vai ajudar a reconhecer o andamento e a contagem musical. Lembrando que há várias maneiras de se contar uma mesma música.

Dica 3: Mentalmente e com a ajuda das mãos, quando o professor estiver mostrando marque o passo já pensando na contagem. Evite de ficar só olhando.

 

MÚSICAS USADAS:

 

Abaixo, deixo também os Webstories com conteúdo complementar:

Como melhorar a musicalidade no ballet

Espero que esse conteúdo tenha ajudado vocês!

Até o próximo post!

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Stories Tutu da Ju

Baixe agora do Manual Completo!

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Guia com mais de 100 definições, dicas e fotos de todos os movimentos, passos, posições e termos do Ballet. Perfeito para bailarinas e bailarinos de qualquer nível que queiram estudar e melhorar sua performance.

 

E-mail enviado! Não esqueça de verificar o SPAM.

Vocabulário de Inglês – Uniforme do ballet Vocabulário de Inglês – Palco e Sala de Ballet Varna Uma retrospectiva do meu ano de 2021 Uma Linha do tempo do ballet Últimas mudanças na Gaynor Tire as melhores fotos de ballet Sugestões de Variações para Bailarinas Iniciantes Sugestões de Presentes de Natal para Bailarinas Sonhos que o ballet me fez realizar Séries de Ballet para você maratonar Satanella: O Ballet do Carnaval em Veneza