Como funciona a numeração da Gaynor?

Como funciona a numeração da Gaynor?

Quem já se interessou pela sapatilha de ponta Gaynor Minden sabe que ela tem uma numeração extensa e que é uma sapatilha que é possível fazer uma infinidade de combinações, gerando uma espécie de código. E eu estou aqui hoje justamente para explicar o que esse código quer dizer e te ajudar a escolher a sua, dentro do melhor possível. Eu não vou fazer o seu fitting, mas vou ajudar você a entender como funciona o processo para chegar na sua Gaynor ideal, se for o seu caso.

Caso você queira entrar no site da Gaynor e ir fazendo junto, é só ir em https://dancer.com/ , depois “SHOP” e aí escolher “POINTE SHOES”.

Eu estive na loja da Gaynor em Nova York agora, em Outubro de 2022, e mesmo na lá, pode ser que eles não tenham a ponta exatamente da sua numeração escolhida no passo a passo que eu vou explicar abaixo. Mas, caso você possa esperar, você pode encomendar ou escolher a que ficar mais próxima da sua perfeita.

Primeiramente, vou deixar o vídeo do canal logo abaixo para quem preferir assistir, e, logo depois dele, o texto explicando cada detalhe.

1. Model

É o tipo de modelagem da sua sapatilha, que vai depender do formato do seu pé.

A Gaynor tem 3 tipos de modelo:

  • Classic: para pés normais, em forma de U, que é retinho.
  • Sculpted: para pés que têm uma espécie de “cintura”, que dão uma afinada no meio.
  • Sleek: para pés que têm uma forma triangular, que afinam no calcanhar.

2. Length

É o comprimento, a numeração, o tamanho da sua sapatilha.

A Gaynor, como marca americana, usa a numeração deste país como base. Então, caso você não saiba a sua, tente essas alternativas: procure um tênis seu em casa, pois muitos deles têm uma etiqueta falando o número nos EUA e Europa ou procure no Google mesmo.

A Gaynor indica que para a sua sapatilha de ponta geralmente é um número ou um número e meio a mais do seu calçado de rua americano. Mas, a depender se você usa ponteira ou não, se ela é grossa ou fina, também pode interferir na sua numeração. No meu caso, meu “calçado de rua americano”, é 5. Na loja da Gaynor em Nova York, a fitter Karen mediu meu pé e deu 6 para o direito e algo entre 5,5 e 6 no esquerdo. A minha Gaynor acabou que foi 7 pelo uso da ponteira e ela me recomendou uma ponteira mais fina no direito (pé maior) e uma mais grossa no esquerdo (pé menor), para que o direito entrasse mais e eu subisse mais com o arco do pé para frente na ponta.

Procure medir também se os seus pés têm uma diferença de tamanhos entre eles. É normal nós seres humanos sermos assimétricos. Mas, calma! A minoria de nós vai precisar de sapatilhas diferentes para cada pé (e a Gaynor, ou qualquer outra marca, não vende pés descasados) e pode resolver isso com ponteiras diferentes para cada um.

IMPORTANTE: caso você seja o caso de um pé “sculpted” ou “sleek”, pode ser que você precise escolher uma numeração maior. Eu sou sculpted! Então, possivelmente isso afetou também!

ATENÇÃO: caso você tenha um código seu antigo, recomendo que faça o refit! O cetim mudou, e muitas bailarinas sentiram que precisaram aumentar a sua numeração da ponta e também sentiram a ponta mais dura! Observem isso antes de saírem pedindo para alguém comprar a mesma numeração que você tinha antiga para não se decepcionar com a ponta que vai chegar até você. Lembrando que a Gaynor inclusive tem fitting online e você pode agendar o seu pelo site. É bem fácil. É só escolher o “virtual fitting” e escolher a data e o horário.

3. Width

É a largura da sua sapatilha de ponta, de um lado ao outro do seu pé. Depende da largura do seu pé.

A Gaynor tem 3:

  • Narrow: estreita
  • Medium: média
  • Wide: larga

4. Box

Dependendo de uma largura de ponta anteriormente selecionada, você pode escolher uma entre essas larguras de box: 2, 3, 3+ (entre o 3 e o 4), 4 e 5.

Pode ser que você tenha um pé que afunile ou alargue nos dedos. Então, procure observar isso para escolher o seu.

Se você tiver escolhido a largura “narrow”, seu box vai do 2 ao 4.

Para a “medium”, o box vai do 3 ao 5.

Para a “wide”, o box também vai do 3 ao 5.

5. Shank

É a dureza, a rigidez da palmilha. A Gaynor separa as suas durezas de palmilhas por cores de saquinhos. A ordem é a seguinte, da mais mole para a mais dura de todas:

a) Saco lilás (Pianissimo) – super macia

b) Saco azul (Featherflex) – macia

c) Saco rosa (Supple) – intermediária

d) Saco amarelo  (Extraflex) – rígida

e) Saco verde (Hard) – super rígida

OBS: esses nomes em português eu mesma que escrevi para facilitar o entendimento. Elas não são oficialmente chamadas assim. A lilás vai ser a mais macia de todas, que vai ser a de sola mais arqueada e a verde é a mais dura de todas, e de sola mais reta.

A dureza que você deve escolher, vai depender da sua altura e peso, bem como do seu arco de pé e sua força de pé. As Gaynors são feitas todas com o mesmo material: o “Thermoplastic Elastomeric Polymer”, um plástico moldável, que não quebra, não deforma e faz a Gaynor ser mais durável e mais confortável que as sapatilhas de ponta tradicionais. Ela é uma ponta que é pronta para usar e subir no palco. Não precisa quebrar/amolecer. Então, é um erro você comprar a mais dura achando que vai durar mais ou só porque você faz muitos anos de ballet. Vai de caso a caso. Eu tenho anos de ballet, e foi me recomendado que eu usasse uma rosa ou azul. Inclusive, já expliquei isso neste post antigo aqui.

6. Vamp

sapatilha gaynor 2

Nada mais é do que a altura da gáspea, que é a distância da parte da frente da sapatilha, do início da costura até o bico.

A Gaynor tem somente DUAS opções:

  • Deep (alta)
  • Low (baixa)

A alta geralmente é para quem tem mais colo de pé, e a sapatilha empurra um pouco para trás; e a baixa para quem tem menos colo de pé e a sapatilha te joga mais para frente.

No meu caso, escolhi a de gáspea mais baixa, pois não tenho um super colo de pé e geralmente as de gáspea mais alta me atrapalham a subida e não valorizam tanto o meu pé.

7. Heel

gaynor minden

É a altura do seu calcanhar.

A Gaynor possui também só DUAS opções:

  • Low (baixo)
  • High (alto)

A minha foi o calcanhar alto.

8. Satin

É o cetim da sua sapatilha. A foto acima mostra todas as cores disponíveis que a a Gaynor tem atualmente (2022). Podemos ver que ela pode se adequar a várias tonalidades de pele e inclusive tem a branca para ballets como Giselle, por exemplo. Hoje menos bailarinas vão precisar pintar a sua sapatilha para chegar à cor desejada. Lembrando que a sapatilha deve ser da cor da bailarina ou da meia calça, como regra, para ter a função de ser uma continuidade da perna da bailarina e assim alongar as suas linhas. Então, essa variedade de cores de cetim é EXCELENTE e INCLUSIVA!

Uma coisa positiva é que podemos escolher se a sapatilha vai vir ou não com uma proteção de camurça no bico. É a de cetim “pink with suede tips”.

Mas aqui cabem algumas observações:

  1. Você não vai pagar a mais por escolher uma cor de cetim diferente do rosa. Mas, pode ser que o cetim que você deseja não esteja disponível na sua numeração no momento. Aí neste caso, dá para encomendar.
  2. Sapatilhas de cetim rosa com o bico de camurça geralmente estão disponíveis para envio em 3 a 5 dias úteis nos tamanhos mais populares.
  3. As sapatilhas Mocha, Cappuccino e Espresso são feitos sob encomenda, o que pode levar até 6 semanas.
  4. Sapatilhas rosa com bico de cetim e sapatilhas brancas são pedidos especiais, também levam até 6 semanas e NÃO são passíveis de TROCA!

9. Fita

A Gaynor NÃO VEM COM FITA E ELÁSTICO INCLUSOS! VOCÊ TEM QUE COMPRAR SEPARADO.

Se você optar por comprar na própria Gaynor, no site você vai em “SHOP”, “ACESSORIES” e aí selecionar “POINTE ESSENTIALS“. Lá é que você vai encontrar os tipos de fitas, elásticos, ponteiras e muitas outras coisinhas. Em inglês, as fitas eles chamam de “ribbon”.

A depender da fita escolhida, pode ter mais opções ou menos opções de cores. Você deve escolher a fita que mais te agradar e da mesma cor da sua sapatilha ou pintá-la. A depender do tipo de fita o preço também varia.

A Gaynor tem as TRÊS seguintes tipos de fita:

9.1. Ribbon

É a fita de cetim tradicional. Pode ser comprada por metro ou ainda o rolo grande.

Fita de sapatilha de ponta macia, dupla face, 7/8″. Pacotes únicos são longos o suficiente (2 1/2 jardas) para um par de sapatilhas e estão disponíveis em Pink, Cappuccino, Mocha e Espresso.

Os rolos são de 50 metros e estão disponíveis em rosa e branco.

Fita Rosa e Branca: 100% Nylon importado da Inglaterra.
Cappuccino, Mocha e Espresso Fita: 100% Poliéster.

9.2. TLC Ribbon

É uma fita que tem um elástico costurado numa parte.

A sigla TLC significa “tendon loving care”, um cuidado a mais para os seus tendões.

As fitas das sapatilhas de ponta devem estar bem amarradas para parecerem elegantes e profissionais na ponta, mas se ficarem muito apertadas, elas podem lesionar o tendão de Aquiles.

A inserção estratégica do elástico torna as fitas confortáveis. A fita e o elástico são da mesma largura e cor, meticulosamente costurados.

Fita: Poliéster macio, mas substancial
Elástico: Lycra firme e elástico
Cor: Rosa ou branco

Foi exatamente essa que eu comprei para a minha ponta.

9.3. Stretch Ribbon

É uma fita elástica. É elástica o suficiente para ser super confortável, mas firme o suficiente para fornecer suporte extra para seus tornozelos trabalharem.

Pré-cortado e pronto para uso. Cada pacote contém quatro fitas de 53 cm, suficientes para um par de sapatilhas de ponta.

Também disponível em rolos de 54 2 ⁄3 yd (50 m).

7/8 “(2,2 cm) de largura.

Acabamento fosco.

Nylon/Spandex.

1o. Elástico

Assim como as fitas, o elástico também deve ser comprado separadamente.

A Gaynor oferece também TRÊS tipos que variam em material, cores disponíveis e preço. Também escolha o que mais te agradar e combine com a cor da sua sapatilha.

10.1. Elastic

É o mais simples de todos.

Elástico firme e duradouro de 3/4″. Pacotes únicos são longos o suficiente para um par de sapatilhas. Compre dois se você for costurar cruzando em X.

Único: 15″ (38 cm)
Rolo: 72 jardas (66 m)

10.2. Elaaahstic

Recebe esse nome com vários AAA porque é mais grosso e mais resistente que o anterior.

Adicione conforto extra (e suporte) a sapatilhas de meia ponta e de ponta com Elaaahstic super macia e maravilhosamente elástico.

Bordas seladas a calor para minimizar o desgaste. Generosamente amplo.

Cruze dois elásticos por sapatilha para segurança adicional, se desejar.

Vem quatro pedaços de elástico de 7 1/2 “x 7/8” (19 x 2,2 cm) por pacote.

Foi esse o que eu escolhi.

10.3. Invisible Elastic

Como o nome já diz, é o elástico invisível.

Material elástico tipo renda que praticamente desaparece ao lado da meia-calça. Serve para sapatilhas de meia ponta ou ponta.

Amplo para dois pares de sapatilhas. 30″ (76cm).

11. Valor e entrega para o Brasil

compras gaynor

Simulando a compra no site, se eu fosse comprar EXATAMENTE A SAPATILHA QUE EU COMPREI EM NOVA YORK + FITAS + ELÁSTICOS, daria no valor atual de 2022 PELO SITE DA GAYNOR EM DÓLARES:

  • Sapatilha de ponta: $155.99
  • Fitas (TLC ribbon) : $8.99
  • Elásticos (elaaahstic) : $4.99
  • Envio para o Brasil: $50.00
  • TOTAL: $224.96

ATENÇÃO! Além desse valor, pode ser que ao chegar aqui, você ainda tenha que pagar uma taxa extra para a alfândega! Então, não se supreenda, caso na hora de você retirar a sua encomenda, você seja taxado com um valor ainda maior.

Aqui no Brasil ainda é possível encontrar em outros lugares. Eu já comprei no Mercado Livre, a Ponta Firme vende virtualmente e a Ana Botafogo Maison vende na loja física. Também já encontrei no Enjoei, na Shopee, no Ebay. Então, vale a pesquisa, se o valor compensa ou não, e se está em bom estado ou não.

É uma sapatilha cara SIM! Mas é uma sapatilha mais confortável e mais durável que as outras. Cabe a você avaliar se vale a pena ou não.

E esse foi o post de hoje!

Espero que tenha sido esclarecedor para vocês!

Até o próximo post!

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Stories Tutu da Ju

Baixe agora do Manual Completo!

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Guia com mais de 100 definições, dicas e fotos de todos os movimentos, passos, posições e termos do Ballet. Perfeito para bailarinas e bailarinos de qualquer nível que queiram estudar e melhorar sua performance.

 

E-mail enviado! Não esqueça de verificar o SPAM.

Vocabulário de Inglês – Uniforme do ballet Vocabulário de Inglês – Palco e Sala de Ballet Varna Uma retrospectiva do meu ano de 2021 Uma Linha do tempo do ballet Últimas mudanças na Gaynor Tire as melhores fotos de ballet Sugestões de Variações para Bailarinas Iniciantes Sugestões de Presentes de Natal para Bailarinas Sonhos que o ballet me fez realizar Séries de Ballet para você maratonar Satanella: O Ballet do Carnaval em Veneza