Quem já se interessou pela sapatilha de ponta Gaynor Minden sabe que ela tem uma numeração extensa e que é uma sapatilha que é possível fazer uma infinidade de combinações, gerando uma espécie de código. E eu estou aqui hoje justamente para explicar o que esse código quer dizer e te ajudar a escolher a sua, dentro do melhor possível. Eu não vou fazer o seu fitting, mas vou ajudar você a entender como funciona o processo para chegar na sua Gaynor ideal, se for o seu caso.
Caso você queira entrar no site da Gaynor e ir fazendo junto, é só ir em https://dancer.com/ , depois “SHOP” e aí escolher “POINTE SHOES”.
Eu estive na loja da Gaynor em Nova York agora, em Outubro de 2022, e mesmo na lá, pode ser que eles não tenham a ponta exatamente da sua numeração escolhida no passo a passo que eu vou explicar abaixo. Mas, caso você possa esperar, você pode encomendar ou escolher a que ficar mais próxima da sua perfeita.
Primeiramente, vou deixar o vídeo do canal logo abaixo para quem preferir assistir, e, logo depois dele, o texto explicando cada detalhe.
1. Model
É o tipo de modelagem da sua sapatilha, que vai depender do formato do seu pé.
A Gaynor tem 3 tipos de modelo:
- Classic: para pés normais, em forma de U, que é retinho.
- Sculpted: para pés que têm uma espécie de “cintura”, que dão uma afinada no meio.
- Sleek: para pés que têm uma forma triangular, que afinam no calcanhar.
2. Length
É o comprimento, a numeração, o tamanho da sua sapatilha.
A Gaynor, como marca americana, usa a numeração deste país como base. Então, caso você não saiba a sua, tente essas alternativas: procure um tênis seu em casa, pois muitos deles têm uma etiqueta falando o número nos EUA e Europa ou procure no Google mesmo.
A Gaynor indica que para a sua sapatilha de ponta geralmente é um número ou um número e meio a mais do seu calçado de rua americano. Mas, a depender se você usa ponteira ou não, se ela é grossa ou fina, também pode interferir na sua numeração. No meu caso, meu “calçado de rua americano”, é 5. Na loja da Gaynor em Nova York, a fitter Karen mediu meu pé e deu 6 para o direito e algo entre 5,5 e 6 no esquerdo. A minha Gaynor acabou que foi 7 pelo uso da ponteira e ela me recomendou uma ponteira mais fina no direito (pé maior) e uma mais grossa no esquerdo (pé menor), para que o direito entrasse mais e eu subisse mais com o arco do pé para frente na ponta.
Procure medir também se os seus pés têm uma diferença de tamanhos entre eles. É normal nós seres humanos sermos assimétricos. Mas, calma! A minoria de nós vai precisar de sapatilhas diferentes para cada pé (e a Gaynor, ou qualquer outra marca, não vende pés descasados) e pode resolver isso com ponteiras diferentes para cada um.
IMPORTANTE: caso você seja o caso de um pé “sculpted” ou “sleek”, pode ser que você precise escolher uma numeração maior. Eu sou sculpted! Então, possivelmente isso afetou também!
ATENÇÃO: caso você tenha um código seu antigo, recomendo que faça o refit! O cetim mudou, e muitas bailarinas sentiram que precisaram aumentar a sua numeração da ponta e também sentiram a ponta mais dura! Observem isso antes de saírem pedindo para alguém comprar a mesma numeração que você tinha antiga para não se decepcionar com a ponta que vai chegar até você. Lembrando que a Gaynor inclusive tem fitting online e você pode agendar o seu pelo site. É bem fácil. É só escolher o “virtual fitting” e escolher a data e o horário.
3. Width
É a largura da sua sapatilha de ponta, de um lado ao outro do seu pé. Depende da largura do seu pé.
A Gaynor tem 3:
- Narrow: estreita
- Medium: média
- Wide: larga
4. Box
Dependendo de uma largura de ponta anteriormente selecionada, você pode escolher uma entre essas larguras de box: 2, 3, 3+ (entre o 3 e o 4), 4 e 5.
Pode ser que você tenha um pé que afunile ou alargue nos dedos. Então, procure observar isso para escolher o seu.
Se você tiver escolhido a largura “narrow”, seu box vai do 2 ao 4.
Para a “medium”, o box vai do 3 ao 5.
Para a “wide”, o box também vai do 3 ao 5.
5. Shank
É a dureza, a rigidez da palmilha. A Gaynor separa as suas durezas de palmilhas por cores de saquinhos. A ordem é a seguinte, da mais mole para a mais dura de todas:
a) Saco lilás (Pianissimo) – super macia
b) Saco azul (Featherflex) – macia
c) Saco rosa (Supple) – intermediária
d) Saco amarelo (Extraflex) – rígida
e) Saco verde (Hard) – super rígida
OBS: esses nomes em português eu mesma que escrevi para facilitar o entendimento. Elas não são oficialmente chamadas assim. A lilás vai ser a mais macia de todas, que vai ser a de sola mais arqueada e a verde é a mais dura de todas, e de sola mais reta.
A dureza que você deve escolher, vai depender da sua altura e peso, bem como do seu arco de pé e sua força de pé. As Gaynors são feitas todas com o mesmo material: o “Thermoplastic Elastomeric Polymer”, um plástico moldável, que não quebra, não deforma e faz a Gaynor ser mais durável e mais confortável que as sapatilhas de ponta tradicionais. Ela é uma ponta que é pronta para usar e subir no palco. Não precisa quebrar/amolecer. Então, é um erro você comprar a mais dura achando que vai durar mais ou só porque você faz muitos anos de ballet. Vai de caso a caso. Eu tenho anos de ballet, e foi me recomendado que eu usasse uma rosa ou azul. Inclusive, já expliquei isso neste post antigo aqui.
6. Vamp
Nada mais é do que a altura da gáspea, que é a distância da parte da frente da sapatilha, do início da costura até o bico.
A Gaynor tem somente DUAS opções:
- Deep (alta)
- Low (baixa)
A alta geralmente é para quem tem mais colo de pé, e a sapatilha empurra um pouco para trás; e a baixa para quem tem menos colo de pé e a sapatilha te joga mais para frente.
No meu caso, escolhi a de gáspea mais baixa, pois não tenho um super colo de pé e geralmente as de gáspea mais alta me atrapalham a subida e não valorizam tanto o meu pé.
7. Heel
É a altura do seu calcanhar.
A Gaynor possui também só DUAS opções:
- Low (baixo)
- High (alto)
A minha foi o calcanhar alto.
8. Satin
É o cetim da sua sapatilha. A foto acima mostra todas as cores disponíveis que a a Gaynor tem atualmente (2022). Podemos ver que ela pode se adequar a várias tonalidades de pele e inclusive tem a branca para ballets como Giselle, por exemplo. Hoje menos bailarinas vão precisar pintar a sua sapatilha para chegar à cor desejada. Lembrando que a sapatilha deve ser da cor da bailarina ou da meia calça, como regra, para ter a função de ser uma continuidade da perna da bailarina e assim alongar as suas linhas. Então, essa variedade de cores de cetim é EXCELENTE e INCLUSIVA!
Uma coisa positiva é que podemos escolher se a sapatilha vai vir ou não com uma proteção de camurça no bico. É a de cetim “pink with suede tips”.
Mas aqui cabem algumas observações:
- Você não vai pagar a mais por escolher uma cor de cetim diferente do rosa. Mas, pode ser que o cetim que você deseja não esteja disponível na sua numeração no momento. Aí neste caso, dá para encomendar.
- Sapatilhas de cetim rosa com o bico de camurça geralmente estão disponíveis para envio em 3 a 5 dias úteis nos tamanhos mais populares.
- As sapatilhas Mocha, Cappuccino e Espresso são feitos sob encomenda, o que pode levar até 6 semanas.
- Sapatilhas rosa com bico de cetim e sapatilhas brancas são pedidos especiais, também levam até 6 semanas e NÃO são passíveis de TROCA!
9. Fita
A Gaynor NÃO VEM COM FITA E ELÁSTICO INCLUSOS! VOCÊ TEM QUE COMPRAR SEPARADO.
Se você optar por comprar na própria Gaynor, no site você vai em “SHOP”, “ACESSORIES” e aí selecionar “POINTE ESSENTIALS“. Lá é que você vai encontrar os tipos de fitas, elásticos, ponteiras e muitas outras coisinhas. Em inglês, as fitas eles chamam de “ribbon”.
A depender da fita escolhida, pode ter mais opções ou menos opções de cores. Você deve escolher a fita que mais te agradar e da mesma cor da sua sapatilha ou pintá-la. A depender do tipo de fita o preço também varia.
A Gaynor tem as TRÊS seguintes tipos de fita:
9.1. Ribbon
É a fita de cetim tradicional. Pode ser comprada por metro ou ainda o rolo grande.
Fita de sapatilha de ponta macia, dupla face, 7/8″. Pacotes únicos são longos o suficiente (2 1/2 jardas) para um par de sapatilhas e estão disponíveis em Pink, Cappuccino, Mocha e Espresso.
Os rolos são de 50 metros e estão disponíveis em rosa e branco.
Fita Rosa e Branca: 100% Nylon importado da Inglaterra.
Cappuccino, Mocha e Espresso Fita: 100% Poliéster.
9.2. TLC Ribbon
É uma fita que tem um elástico costurado numa parte.
A sigla TLC significa “tendon loving care”, um cuidado a mais para os seus tendões.
As fitas das sapatilhas de ponta devem estar bem amarradas para parecerem elegantes e profissionais na ponta, mas se ficarem muito apertadas, elas podem lesionar o tendão de Aquiles.
A inserção estratégica do elástico torna as fitas confortáveis. A fita e o elástico são da mesma largura e cor, meticulosamente costurados.
Fita: Poliéster macio, mas substancial
Elástico: Lycra firme e elástico
Cor: Rosa ou branco
Foi exatamente essa que eu comprei para a minha ponta.
9.3. Stretch Ribbon
É uma fita elástica. É elástica o suficiente para ser super confortável, mas firme o suficiente para fornecer suporte extra para seus tornozelos trabalharem.
Pré-cortado e pronto para uso. Cada pacote contém quatro fitas de 53 cm, suficientes para um par de sapatilhas de ponta.
Também disponível em rolos de 54 2 ⁄3 yd (50 m).
7/8 “(2,2 cm) de largura.
Acabamento fosco.
Nylon/Spandex.
1o. Elástico
Assim como as fitas, o elástico também deve ser comprado separadamente.
A Gaynor oferece também TRÊS tipos que variam em material, cores disponíveis e preço. Também escolha o que mais te agradar e combine com a cor da sua sapatilha.
10.1. Elastic
É o mais simples de todos.
Elástico firme e duradouro de 3/4″. Pacotes únicos são longos o suficiente para um par de sapatilhas. Compre dois se você for costurar cruzando em X.
Único: 15″ (38 cm)
Rolo: 72 jardas (66 m)
10.2. Elaaahstic
Recebe esse nome com vários AAA porque é mais grosso e mais resistente que o anterior.
Adicione conforto extra (e suporte) a sapatilhas de meia ponta e de ponta com Elaaahstic super macia e maravilhosamente elástico.
Bordas seladas a calor para minimizar o desgaste. Generosamente amplo.
Cruze dois elásticos por sapatilha para segurança adicional, se desejar.
Vem quatro pedaços de elástico de 7 1/2 “x 7/8” (19 x 2,2 cm) por pacote.
Foi esse o que eu escolhi.
10.3. Invisible Elastic
Como o nome já diz, é o elástico invisível.
Material elástico tipo renda que praticamente desaparece ao lado da meia-calça. Serve para sapatilhas de meia ponta ou ponta.
Amplo para dois pares de sapatilhas. 30″ (76cm).
11. Valor e entrega para o Brasil
Simulando a compra no site, se eu fosse comprar EXATAMENTE A SAPATILHA QUE EU COMPREI EM NOVA YORK + FITAS + ELÁSTICOS, daria no valor atual de 2022 PELO SITE DA GAYNOR EM DÓLARES:
- Sapatilha de ponta: $155.99
- Fitas (TLC ribbon) : $8.99
- Elásticos (elaaahstic) : $4.99
- Envio para o Brasil: $50.00
- TOTAL: $224.96
ATENÇÃO! Além desse valor, pode ser que ao chegar aqui, você ainda tenha que pagar uma taxa extra para a alfândega! Então, não se supreenda, caso na hora de você retirar a sua encomenda, você seja taxado com um valor ainda maior.
Aqui no Brasil ainda é possível encontrar em outros lugares. Eu já comprei no Mercado Livre, a Ponta Firme vende virtualmente e a Ana Botafogo Maison vende na loja física. Também já encontrei no Enjoei, na Shopee, no Ebay. Então, vale a pesquisa, se o valor compensa ou não, e se está em bom estado ou não.
É uma sapatilha cara SIM! Mas é uma sapatilha mais confortável e mais durável que as outras. Cabe a você avaliar se vale a pena ou não.
E esse foi o post de hoje!
Espero que tenha sido esclarecedor para vocês!
Até o próximo post!