O que um BOM curso de Ballet ONLINE tem que ter

O que um BOM curso de Ballet ONLINE tem que ter

Não é novidade alguma que após a pandemia o ONLINE virou uma nova realidade, inclusive no ballet! Os cursos ONLINE explodiram e por um lado isso é MUITO BOM, pois traz a informação e divulga o ballet para mais gente.

Mas, ao escolher um curso de ballet que seja BOM, devemos analisar se ele tem esses ÍTENS ESSENCIAIS:

1. Explicações claras e detalhadas

O ballet já tem muitos detalhes, que, muitas vezes no presencial podemos não entender de primeira. Que dirá no online! Por isso, o professor tem que utilizar muito da sua explicação verbal para que o aluno entenda exatamente o que ele quer dizer. No presencial há o recurso do toque; no online, que não há, as explicações claras (aliadas às demonstrações) são AINDA MAIS IMPORTANTES! O aluno deve ser capaz de saber o que fazer, como fazer e porque fazer!

2. Demonstração em vídeo dos passos

Como já dito, no online não temos o recurso do toque e o ballet tem que ser aprendido VISUALMENTE e não só pela explicação verbal. Muitas vezes só falando, o aluno não vai ser capaz de entender o que é para ser feito ou o que NÃO pode ser feito!

3. Apostilas

Outra forma de aprendizado é a leitura! Então, muito importante que um curso online de ballet tenha também conteúdos escritos para que o aluno possa ler os conteúdos importantes retratados no curso para colocar em prática depois.

Além disso, é com a escrita que o aluno vai aprender a grafia correta dos passos que ele aprendeu nas aulas e saber a teoria vai ajudá-lo a evoluir na sua técnica!

4. Exercícios práticos

Ballet tem que ser posto em PRÁTICA! Claro que ler teoria, ver vídeos e a visualização são ÓTIMOS aliados na evolução técnica, mas sem praticar, sem de fato fazer o movimento, não há como evoluir de verdade. Por isso, um curso de ballet online tem que ter exercícios a serem propostos para que o aluno melhore a sua dificuldade.

5. Aulas completas

Quem compra um curso de ballet online muitas vezes o faz pela comodidade e não vai conseguir fazer o ballet presencial, seja porque não tem escola perto de onde a pessoa mora ou porque a rotina não encaixa. Então, dentro do curso tem que ter ao menos alguma aula de ballet completa para que o aluno possa praticar de casa.

6. Ser possível praticar de casa

Pelos motivos ditos acima, o curso de ballet online deve ser possível praticar de casa! Ou quando não for possível (e esses momentos que não puderem ser feitos de casa devem ser exceções no curso), explicar porquê não é possível. 

Um fato IMPORTANTÍSSIMO que um curso de ballet ONLINE deve observar é que praticamente NENHUM aluno online vai ter em casa a mesma estrutura de uma sala presencial: barra firme, muito espaço, espelho, piso flutuante, etc. Então, a parte prática do curso deve ser elaborada de forma muito cuidadosa para que o aluno possa praticar de casa, mesmo com todos esses obstáculos.

O online veio para trazer o ballet para mais gente e pode servir ainda como um complemento para o ballet presencial. Não há como um substituir o outro, mas deve ser possível, mesmo para o aluno do ballet online colher frutos do seu esforço e conseguir evoluir!

7. Progressão de cada passo

No ballet, TODO PASSO PODE SER DECOMPOSTO e todo passo mais difícil teve como base, um passo “mais simples”. Nenhum passo no ballet é fácil (mesmo um plié trabalha o corpo todo) e cada um deles é construído de forma que vamos subindo níveis até chegar nos mais difíceis.

Mesmo que um curso seja só “básico” ou só “avançado” o aluno tem que perceber as progressões de dificuldade de cada passo. Mesmo o básico não é fácil e nem pouca coisa e é MUITO IMPORTANTE NO BALLET! É MUITO IMPORTANTE que essa base seja construída de maneira sólida, pois, como o nome já diz, ela será a base de toda a técnica clássica. O aluno não vai conseguir fazer os passos mais difíceis se o básico não estiver sendo feito com excelência (e aqui não quer dizer altura de perna na cabeça e o en dehors a 180 graus necessariamente, mas limpeza dos movimentos, uma boa postura, os pés e joelhos bem esticados, uma boa execução e por aí vai).

8. Erros e correções

Como já dito, nem sempre absorvemos o que é para ser feito ou não ser feito de primeira apenas de ouvir o professor falando. O professor tem que demonstrar  fazendo e explicando o que está errado para que o aluno tenha essa compreensão. Mais do que isso: não só falar e explicar o que está errado, mas explicar como corrigir.

Muitas vezes o professor pode corrigir “olha a postura”, mas olha o que na postura? O que está errado? O que fazer para corrigir? São essas orientações que um bom curso de ballet online tem que ter.

9. Orientações para quem ainda não tiver alcançado aquele nível daquele movimento

Principalmente as bailarinas e bailarinos iniciantes podem acreditar que um movimento, como um grand battement ou um arabesque estão corretos se chegar a mais de 90 graus. Mas isso não é a única coisa que torna um movimento correto. Como um aluno deve executar esse movimento? Se ainda não tem a flexibilidade não deve fazer? A altura da perna não deve se sobrepor a muitos outros aspectos que devem ser considerados para que o aluno não se desestimule nem se lesione!

O ballet online, deve ACIMA DE TUDO se preocupar com o CORPO do aluno e quais os SONHOS que ele quer realizar! Não se deve matar os sonhos de um aluno online só porque ele não pode estar presencialmente! Ele só precisa ser bem orientado!

10. Acesso vitalício

O ballet tem muiiiiitos detalhes em cada passo, por mais básico que seja. Às vezes é um detalhe de posicionamento de cabeça, de dedos das mãos, de postura. Fora a nomenclatura em francês, que podem ser palavras nunca vistas antes. E em muitas vezes não vamos conseguir absorver cada detalhe de primeira da mesma maneira. Por isso, é muito importante que um bom curso de ballet online tenha acesso vitalício para que o aluno faça a sua rotina como for possível para ele e que ele possa acessar quantas vezes e quando quiser até que ele absorva o conteúdo e tire suas dúvidas!

 

Dito tudo isso, apresento o meu curso online TUTU THE BASICS – DOMINANDO OS FUNDAMENTOS DO BALLET CLÁSSICO! Um curso especialmente para quem tem dificuldades na base do ballet, quem está começando, quem quer retomar os conhecimentos e quem quer realizar os sonhos no ballet! Conheça clicando aqui!!!

Além de tudo isso, no curso há um resumo de todos os principais pontos ao final de cada módulo, um planner digital para você começar a se planejar e evoluir de verdade (que você pode comprar separadamente, caso só ele te interesse – ele é não-datado e você pode começar a usar quando quiser!)

 

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Stories Tutu da Ju

Baixe Agora o Manual Completo!

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Guia com mais de 100 definições, dicas e fotos de todos os movimentos, passos, posições e termos do Ballet. Perfeito para bailarinas e bailarinos de qualquer nível que queiram estudar e melhorar sua performance.

 

E-mail enviado! Não esqueça de verificar o SPAM.

A fotógrafa de ballet Mari Salles inaugura seu Studio de fotos 5 Dicas para a Make de Palco PERFEITA Últimas mudanças na Gaynor Explicando como funciona a numeração da Gaynor O que um amante de ballet pode fazer em NY