Como criar e realizar suas metas do ballet em 2023

Como criar e realizar suas metas do ballet em 2023

Todo ano eu tenho compartilhado com vocês no Instagram as minhas metas para o ballet!

Ano passado já postei um texto bem semelhante aqui no blog, mas caso você ainda não tenha lido, vou explicar aqui também, porque a todo mundo surge gente nova nos meus conteúdos.

Dessa vez, além do Instagram, e do post aqui no blog, eu coloquei um vídeo no canal explicando como eu faço para criar as minhas metas e já está no ar para vocês assistirem!

Como sempre, abaixo está o link do vídeo para quem quiser assistir e logo depois o texto explicando tudinho!

INSERIR VÍDEO!

1. O que é meta SMART?

A estratégia que eu venho usando há alguns anos é a das metas SMART, que serve para todas as áreas da vida, mas que eu tenho aplicado especialmente no ballet.

SMART é uma sigla que vem do inglês (que traduzindo seria meta inteligente), mas que significa o seguinte:

eSpecífica
Mensurável
Atingível
Relevante
Temporizável

Específica, é porque toda meta tem que ser o mais específica. Se for muito abrangente, não tem um direcionamento exato para realizar aquela meta, então, qualquer resultado vai servir, inclusive o de desistir no meio do caminho.

Mensurável, porque temos que ter uma forma de medir que conseguimos alcançar a meta. Pode ser uma unidade de medida, ou algo que você consiga visualizar que o objetivo foi cumprido.

Atingível, porque a meta tem que ser dosada entre algo desafiador (se for fácil demais nem conta como meta) e realista (sendo algo impossível de atingir a gente nem tenta e deixa a meta de lado).

Relevante, porque para corrermos atrás para realizar a meta, tem que ser importante para nós, se não vamos tender a parar no meio do caminho.

Temporizável, porque a meta tem que ter um “dead line”, um prazo final – até quando você quer que esse seu objetivo se concretize? Dê um prazo e divida essa meta em pequenas submetas para organizar ao longo do ano. Não adianta chegar outubro e ver que tem que fazer alguma coisa para atingir a meta que foi definido em outubro, porque dependendo, não há mais nada que você possa fazer.

No próximo tópico vou explicar cada ítem transformando para o nosso universo do ballet.

2. Meta SMART no ballet

Entendido cada palavrinha da SIGLA, vamos trazer para o nosso mundo do ballet as METAS SMART? Como seria?

Vamos começar pela característica de ser “específica“da meta.

Lembre-se de que “melhorar no ballet” é vago demais, então, você pode dizer que “conseguiu” por qualquer parâmetro (ex: minha postura está melhor, meu pé estica mais….). Ok! Há muita coisa que faz notar que uma bailarina melhorou. Falar que “eu melhorei no ballet” é relativo demais. Entenda, não é para depreciar você, meu leitor. Mas é para te dar ferramentas para você medir melhor o seu progresso, porque qualquer coisa pode servir de desculpa para se justificar para dizer que melhorou.

Então, um caminho para começar a deixar a sua meta mais específica, pode ser escolher uma habilidade no ballet que você vê que é uma grande dificuldade sua (ex: há anos que fazer piruetas na ponta era a minha maior dificuldade, por isso que eu fiz a minha meta das 3 piruetas); você e a sua professora vão saber apontar qual é essa. E a partir dela, transformá-la em mensurável. Porque falar apenas “quero melhorar a pirueta” (ou qualquer outra habilidade ou passo), é apenas um ponto de partida e a meta ainda continua vaga. Para especificar ainda mais, como seria melhorar a pirueta? Fazer sem descer da ponta ou meia ponta, sem deixar o passé cair, etc.

Falaremos do aspecto “mensurável” da meta agora.

Mensurável vem de “medir”, então, como você mediria a meta? No ballet, há passos que conseguimos medir por quantidade, como por exemplo as piruetas ou subir a perna 15 graus a mais. Mas você também pode medir pela qualidade, como limpeza ou uma abertura zerada, por exemplo. Assim, naquele ano, eu tinha definido de maneira bem específica e mensurável que eu faria 3 piruetas sem cair do bico da ponta. Ficou bem específico e mensurável.

Agora, o “atingível“.

Atingível significa que a meta tem que ser possível de ser atingida por você, é dosar o ser desafiadora, mas também ser realista. Reflita: sua meta está fácil demais ou beira o impossível? (o parâmetro deve ser você MESMA e não a sua amiga que gira 5 piruetas e tem a perna na cabeça). Se eu não conseguisse fazer nem 1 pirueta na meia ponta, eu conseguiria no mesmo ano fazer 3 piruetas na ponta? Muito provavelmente não. Pense no nível que você está hoje de ballet: está muito fácil ou beira o impossível?

Esse aspecto TEM TUDO A VER COM A MOTIVAÇÃO. Porque se algo é impossível de ser realizado a gente ou não vai nem tentar ou vai desistir em algum momento. Por isso, pense em algo que esteja dentro da sua realidade como bailarina HOJE!

Sobre o “relevante“:

Ser relevante é ser importante! Talvez girar pirueta não seja importante para você nesse momento, mas seja subir na ponta, ou dançar no espetáculo de final de ano da sua escola. Isso é você que tem que saber. A gente só “dá valor” a uma meta a ponto de se esforçar para atingi-la se ela for algo muito importante para nós. Se não, é mais uma coisa que vai nos fazer desistir no meio do caminho. Por isso, não sou eu que vou definir a sua meta; apenas estou te mostrando um caminho e você vai ver o que é importante para você no ballet hoje.

Ser “temporizável“:

Temporizável é relativo a um prazo final. Se você não se der um prazo final para que a meta tenha sido realizada, você vai tender a empurrar com a barriga, a deixar para depois! Ou seja: vai passar mais um ano e você vai acabar não realizando. Não faça isso! Coloque uma data final para você cumprir a sua meta!

Eu sei, muitas vezes os resultados do ballet só se colhem depois de muito tempo e é normal desanimar. Mas cada vez que você desiste, está cada vez mais longe de realizar um sonho seu. Então, não faça isso com você. Um bom prazo para nós bailarinas pode ser, por exemplo, até o espetáculo de final de ano. Espetáculos de final de ano têm uma data para acontecer e a sua meta também deve ter!

Agora que você já sabe de tudo isso, bora construir a sua meta de 2023 com base nessa ferramenta poderosa!

3. Dicas Extras

Além do conceito das METAS SMART, vale também pegar essas dicas:

  1. Anote suas metas em um local que você consiga olhar todos os dias ou faça um quadro de visualizações. Você vai precisar disso quando a desmotivação bater e você precisar estar mais focada e mais disciplinada.
  2. Se filme fazendo o passo ou movimento que você deseja melhorar. Pode ser desanimador em alguns dias, mas vai servir de motivação e é um excelente instrumento para você medir o seu progresso. Fotos e vídeos não mentem!
  3. Compartilhe com qualquer pessoa que vibre quando você conseguir e te cobre também por isso. Fazer com amigos é divertido e nos ajuda a forçar continuar seguindo o caminho.
  4. Não elabore uma lista gigante de metas. É normal no início do ano estarmos empolgados e listarmos uma infinidade de coisas que gostaríamos de fazer. Mas na prática não funciona. Quem foca em tudo não foca em nada. Então, escolha no máximo 3 metas que podem estar interligadas (ex: eu queria fazer 3 piruetas e ao mesmo tempo no final do ano de 2019 eu faria um solo que tinha piruetas. Ao mesmo tempo que eu treinava minhas piruetas, treinava para o solo). Nos últimos anos eu tenho fixado em média 3 metas para cada área para não ficar perdida em uma lista gigante e não realizar nada!
  5. Não deixe que o medo de falhar te impeça de criar metas. Sim! A gente vai falhar e MUITO nessa vida! E são elas que nos permitem evoluir. Muitas vezes a gente nem traça metas com medo de chegar no final do ano e não ter conseguido. Se você não conseguir vai ter que pensar: fiz algo para realizar ou não fiz por merecer? Pelo menos eu evolui em relação ao último ano? E talvez você tenha que mudar a sua estratégia. No primeiro ano que eu tinha definido minha meta de pirueta, eu falhei. Mas isso aconteceu porque eu não treinei com constância. Eu colhi aqueles frutos. Mas no ano seguinte, eu colhi os frutos de conseguir a pirueta que eu queria. Então, pense nisso.

4. Metas de 2023

ju lucas lise colas

Dito isso tudo, vou finalmente compartilhar aqui com vocês o que eu decidi de metas de ballet para esse ano de 2023. Esse ano eu escolhi duas metas:

  • 16 fouettés na ponta até 15 de dezembro de 2023 e
  • dançar o meu segundo papel principal até 20 de julho de 2023.

Segue todos os requisitos da meta SMART, sendo inclusive ousadas, desafiadora e não beiram o impossível. No meu nível de técnica hoje, estou mais perto dos 16 do que dos 32. Além disso, ano passado eu defini 8 e consegui! Meu máximo foram 12 fouettés na ponta e esse ano eu quero chegar aos 16!

Chega a dar um frio na barriga já de novo! Mas, novamente, vou organizar meu ano, fazer a minha estratégia e no final do ano vocês vão saber se eu vou ter realizado! Que seja o que eu tenha conseguido! Amém!

Sobre o papel principal, ano passado foi o meu primeiro! Caso você seja novo por aqui, dancei a Lise de La Fille Mal Gardée em Portugal. Esse ano eu já tenho um novo ballet para dançar. Possivelmente o espetáculo deve ser em junho ou julho, mas conforme for eu vou comentando nas redes sociais!

Se você quer realizar as suas metas do ballet, eu criei um CURSO 100% ONLINE COM ACESSO VITALÍCIO (assista quando e de onde quiser) COM TODA A BASE DO BALLET, com um planner incluso e ele está a venda. Para comprar e saber mais sobre ele, é só clicar aqui! Ele é um curso COMPLETÍSSIMO com mais de 100% vídeos, conteúdo teórico e prático, exercícios, erros, correções e aulas de ballet completas que você pode fazer de casa.

Uma outra ferramenta que eu criei também para te ajudar a traçar um plano e alcançar as suas metas é o meu planner digital! Ele já é um bônus incluso no curso, mas você também tem a opção de comprar apenas ele. O planner da bailarina dos seus sonhos é não datado! Isso quer dizer que você pode começar a usar quando você quiser! (mas é claro que quanto antes, mais rápido você pode colher os resultados). Ele é digital em formato de pdf. Você pode imprimir aos pouquinhos de casa. Para comprar e saber mais basta clicar aqui!

Agora é a sua vez, me conta: qual a sua meta de 2023? Deixa nos comentários que eu vou adorar saber!

Que todos tenham UM ÓTIMO 2023!

Eu vejo vocês no próximo post!

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Stories Tutu da Ju

Baixe Agora o Manual Completo!

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Guia com mais de 100 definições, dicas e fotos de todos os movimentos, passos, posições e termos do Ballet. Perfeito para bailarinas e bailarinos de qualquer nível que queiram estudar e melhorar sua performance.

 

E-mail enviado! Não esqueça de verificar o SPAM.

A fotógrafa de ballet Mari Salles inaugura seu Studio de fotos 5 Dicas para a Make de Palco PERFEITA Últimas mudanças na Gaynor Explicando como funciona a numeração da Gaynor O que um amante de ballet pode fazer em NY