Olá bailarinos e bailarinos!!!

O post de hoje vai ser sobre uma dificuldade também muito comum no ballet: memorizar sequencias dos passos, seja de uma, seja de uma coreografia.

Há poucos dias uma seguidora me pediu por direct do instagram e acho que pode ser uma dificuldade de muitos bailarinos que me acompanham.

Andei pesquisando mais sobre o tema; então vou fazer um compilado de dicas que podem ajudar vcs, com dicas que são minhas mesmo, que uso nas aulas e outras que pesquisei em blogs e canais no Youtube sobre ballet que acompanho, tais como o “eu bailarina”, o “nas pontas” e o canal da Claudia Dean Coaching.

Como vcs sabem, eu entrei no ballet muito cedo e nem sempre fui boa de decorar. Aliás, essa foi a minha maior dificuldade no ballet durante muito, muito, muito tempo mesmo! Eu era daquelas que só ficava lá atrás porque precisava de alguém na frente para colar. Pouco a pouco fui ganhando mais confiança e fui indo para as filas da frente.

Hoje, aos 27 anos, dentre os quais 21 dedicados à dança, passei a fazer ballet em 2 escolas diferentes (basicamente porque queria fazer todos os dias, as duas são perto da minha casa e queria ter experiências diferentes na dança).

Acabou que nessa segunda escola que entrei em agosto deste ano, tive que substituir em duas coreografias diferentes e também ainda vou dançar na minha primeira escola.

Além disso, nesse meio tempo, fissurei o mindinho (que vai ficar bom logo se Deus quiser). Tenho 3 coreografias para memorizar em pouco tempo, porque danço no final de novembro e no início de dezembro, e não pude ensaiar de fato por 1 mês, porque não posso nem esticar o pé. O que fazer?

Para situações como essas, como todas as outras do dia-a-dia, eis as dicas que vou compartilhar com vcs:

1 – Primeiro de tudo, vou ser repetitiva: SALVO MOTIVO MUITO IMPORTANTE, NÃO FALTE! CADA AULA E CADA ENSAIO FAZ DIFERENÇA! Como vc pretende ter facilidade pra decorar os passos da aula ou a coreografia se vc falta muito? Cada aula q vc vai, vc fixa melhor a sequencia da coreografia, no caso dos ensaios, e vai se acostumando com o estilo do professor, se for uma aula. Muitas vezes os professores repetem as sequencias de passos em cada aula; pode ser que ele dê na aula que vem o passo que ele deu na aula de hoje.

2 – Gosto de marcar o passo enquanto a professora está mostrando e não ficar só olhando. Acho q dessa forma tende a distrair menos para outras coisas. Sabe aqueles dias que a gente tá no mundo da lua? Acho que marcar ajuda mais a prestar atenção no que a gente tá fazendo.

3 – Concentre-se! Concentração e foco total na aula! Lembram do que eu já falei num post anterior em como as coisas externas podem afetar o seu ballet? (http://tutudaju.com/superando-os-limites-e-dificuldades-no-ballet/) > Por isso cuidem do sono, da alimentação e de tudo que possa te afetar!

Além disso, hora da aula é hora da aula!!! Dê seu 100% à sua aula de ballet! Sabe aquela sua amiga do ballet que vc adora conversar? Sabe o seu celular que aparece mil notificações? Deixa para depois da aula! Como vc quer memorizara sequencia se vc perdeu tudo o que a professora disse porque tava fazendo outras coisas naquele momento?

pensamentos

4 – Por mais que já tenha visto gente dizer o contrário, desde que passei a ser a primeira da fila, seja na barra, no centro ou na diagonal, melhorei a minha “falta de memória”. Acho que dessa forma me forcei a decorar mais pela pressão de “eu tenho que memorizar isso, pq não tenho de quem colar”. Não sei se funcionaria para todo mundo, mas para mim funcionou.

5 – Se o seu professor permitir, filme. Assim você pode assistir e marcar em casa quantas vezes for necessário até vc pegar aquilo que estava errando.

6 – Escrever num papel a coreografia. Escreva cada passo de cada sequencia e cada desenho no papel. Quando a gente escreve, o cérebro processa mais rápido e isso vai ajudar vc a memorizar cada passo. Ás vezes temos muitas coreografias para decorar, especialmente os bailarinos que dançam profissionalmente, e acabamos correndo o risco de misturar umas com as outras. Escrever evita esse tipo de coisa.

7 – Memorizar os braços, pq eles dirigem os movimentos. As pernas irão segui-los. Quando vc aprende os braços, vc automaticamente vai decorar as pernas. No meu caso, que estou com o dedo machucado, tenho ido aos ensaios para aprender as coreografias. Mas como não posso fazer, estou meio que fazendo essa dica: marco as pernas, mas os braços eu não marco, eu faço! Evite marcar os braços!!! Vai ajudar!!!

8 – Tente contar quantos passos são de cada sequência (ex: se são dois glissades asembles, dois changement, etc)

9 – Diga mentalmente cada passo da sequencia no ritmo da música que vc irá dançá-lo, porque assim, além de decorar cada passo, vc estará dentro do tempo da música.

10 – Os movimentos no ballet seguem uma mesma sequencia lógica. Numa aula de ballet, por exemplo, normalmente se começa primeiro com um pequeno aquecimento, depois vem os pliés, os tendus, os jetés, e por aí vai. Por essa dica, de acordo com o decorrer da aula vc vai saber pelo menos em qual passo o professor está.

Estudando os métodos de ballet por meio de vídeos, por exemplo, dá para entender como a sequencia funciona. A partir daí passa a ser automático o movimento no corpo.

Sabe quando estamos estudando as matérias da escola ou da faculdade e o professor fala “tenta entender e não decorar” ? Isso também pode funcionar no ballet! No ballet, cada movimento tem um porquê e tem uma lógica! Não é uma sequencia aleatória de passos.

11 – Aprenda o nome dos passos e de cada term o do ballet e tente entender o seu significado (ex: “en dehors” é para fora; então tudo que for “en dehors” é para fora: pirueta en dehors, rond de jambe en dehors, etc. “Rond de jambe”, por sua vez, significa círculo com perna. E é exatamente isso que vc vai fazer nesse passo).

Isso vai acontecer naturalmente ouvindo quando o professor dá a aula de ballet. Vc vai acostumando a ouvir aqueles nomes, saber seu significado e associar cada passo com cada nome. Quando vc se der conta, o professor não vai mais precisar mostrar e só falar o passo pq vc já vai saber de qual ele está falando. E é isso o que costuma acontecer nos níveis avançados!

12 – Preste atenção quando o professor estiver falando e aproveite para tirar as suas dúvidas! “Sugue” seu professor e não deixe a dúvida para lá! Como vc vai decorar o passo se nem entendeu o que é para fazer?

subir na ponta

13 – Aprenda a contagem da música. Normalmente as músicas de ballet são divididas em 8 tempos, mas pode variar. Cada música tem a sua contagem, o seu ritmo. Aprenda e isso vai facilitar a dividir a música em partes; então, vc vai decorando a sequencia em partes e vai facilitar o processo.

14 – Repasse mentalmente naqueles segundos antes de passar o passo para valer. Acreditem! Dá tempo! E assim vc vai ter a certeza que não tem dúvidas e que realmente decorou tudinho.

15 – ÚLTIMA OPÇÃO DA VIDA: COLE!!! Sabe aquela pessoa da sua turma que vc sabe que dificilmente erra? Cola dela! Com o tempo, vc acaba aprendendo a sequencia.

 

E aí bailarinas e bailarinos? Alguém mais tem mais dicas para decorar além dessas?

Se tiver, deixa nos comentários!

Espero que tenham gostado!

Não se esqueçam de me seguir em todas as redes sociais!!! O tutu da Ju também tem página no facebook, instagram e canal no youtube!!!!

Até o próximo post!!!