Dicas para memorizar sequências no ballet

Dicas para memorizar sequências no ballet

Olá bailarinos e bailarinos!!!

O post de hoje vai ser sobre uma dificuldade também muito comum no ballet: memorizar sequencias dos passos, seja de uma, seja de uma coreografia.

Há poucos dias uma seguidora me pediu por direct do instagram e acho que pode ser uma dificuldade de muitos bailarinos que me acompanham.

Andei pesquisando mais sobre o tema; então vou fazer um compilado de dicas que podem ajudar vcs, com dicas que são minhas mesmo, que uso nas aulas e outras que pesquisei em blogs e canais no Youtube sobre ballet que acompanho, tais como o “eu bailarina”, o “nas pontas” e o canal da Claudia Dean Coaching.

Como vcs sabem, eu entrei no ballet muito cedo e nem sempre fui boa de decorar. Aliás, essa foi a minha maior dificuldade no ballet durante muito, muito, muito tempo mesmo! Eu era daquelas que só ficava lá atrás porque precisava de alguém na frente para colar. Pouco a pouco fui ganhando mais confiança e fui indo para as filas da frente.

Hoje, aos 27 anos, dentre os quais 21 dedicados à dança, passei a fazer ballet em 2 escolas diferentes (basicamente porque queria fazer todos os dias, as duas são perto da minha casa e queria ter experiências diferentes na dança).

Acabou que nessa segunda escola que entrei em agosto deste ano, tive que substituir em duas coreografias diferentes e também ainda vou dançar na minha primeira escola.

Além disso, nesse meio tempo, fissurei o mindinho (que vai ficar bom logo se Deus quiser). Tenho 3 coreografias para memorizar em pouco tempo, porque danço no final de novembro e no início de dezembro, e não pude ensaiar de fato por 1 mês, porque não posso nem esticar o pé. O que fazer?

Para situações como essas, como todas as outras do dia-a-dia, eis as dicas que vou compartilhar com vcs:

1 – Primeiro de tudo, vou ser repetitiva: SALVO MOTIVO MUITO IMPORTANTE, NÃO FALTE! CADA AULA E CADA ENSAIO FAZ DIFERENÇA! Como vc pretende ter facilidade pra decorar os passos da aula ou a coreografia se vc falta muito? Cada aula q vc vai, vc fixa melhor a sequencia da coreografia, no caso dos ensaios, e vai se acostumando com o estilo do professor, se for uma aula. Muitas vezes os professores repetem as sequencias de passos em cada aula; pode ser que ele dê na aula que vem o passo que ele deu na aula de hoje.

2 – Gosto de marcar o passo enquanto a professora está mostrando e não ficar só olhando. Acho q dessa forma tende a distrair menos para outras coisas. Sabe aqueles dias que a gente tá no mundo da lua? Acho que marcar ajuda mais a prestar atenção no que a gente tá fazendo.

3 – Concentre-se! Concentração e foco total na aula! Lembram do que eu já falei num post anterior em como as coisas externas podem afetar o seu ballet? (https://tutudaju.com/superando-os-limites-e-dificuldades-no-ballet/) > Por isso cuidem do sono, da alimentação e de tudo que possa te afetar!

Além disso, hora da aula é hora da aula!!! Dê seu 100% à sua aula de ballet! Sabe aquela sua amiga do ballet que vc adora conversar? Sabe o seu celular que aparece mil notificações? Deixa para depois da aula! Como vc quer memorizara sequencia se vc perdeu tudo o que a professora disse porque tava fazendo outras coisas naquele momento?

pensamentos

4 – Por mais que já tenha visto gente dizer o contrário, desde que passei a ser a primeira da fila, seja na barra, no centro ou na diagonal, melhorei a minha “falta de memória”. Acho que dessa forma me forcei a decorar mais pela pressão de “eu tenho que memorizar isso, pq não tenho de quem colar”. Não sei se funcionaria para todo mundo, mas para mim funcionou.

5 – Se o seu professor permitir, filme. Assim você pode assistir e marcar em casa quantas vezes for necessário até vc pegar aquilo que estava errando.

6 – Escrever num papel a coreografia. Escreva cada passo de cada sequencia e cada desenho no papel. Quando a gente escreve, o cérebro processa mais rápido e isso vai ajudar vc a memorizar cada passo. Ás vezes temos muitas coreografias para decorar, especialmente os bailarinos que dançam profissionalmente, e acabamos correndo o risco de misturar umas com as outras. Escrever evita esse tipo de coisa.

7 – Memorizar os braços, pq eles dirigem os movimentos. As pernas irão segui-los. Quando vc aprende os braços, vc automaticamente vai decorar as pernas. No meu caso, que estou com o dedo machucado, tenho ido aos ensaios para aprender as coreografias. Mas como não posso fazer, estou meio que fazendo essa dica: marco as pernas, mas os braços eu não marco, eu faço! Evite marcar os braços!!! Vai ajudar!!!

8 – Tente contar quantos passos são de cada sequência (ex: se são dois glissades asembles, dois changement, etc)

9 – Diga mentalmente cada passo da sequencia no ritmo da música que vc irá dançá-lo, porque assim, além de decorar cada passo, vc estará dentro do tempo da música.

10 – Os movimentos no ballet seguem uma mesma sequencia lógica. Numa aula de ballet, por exemplo, normalmente se começa primeiro com um pequeno aquecimento, depois vem os pliés, os tendus, os jetés, e por aí vai. Por essa dica, de acordo com o decorrer da aula vc vai saber pelo menos em qual passo o professor está.

Estudando os métodos de ballet por meio de vídeos, por exemplo, dá para entender como a sequencia funciona. A partir daí passa a ser automático o movimento no corpo.

Sabe quando estamos estudando as matérias da escola ou da faculdade e o professor fala “tenta entender e não decorar” ? Isso também pode funcionar no ballet! No ballet, cada movimento tem um porquê e tem uma lógica! Não é uma sequencia aleatória de passos.

11 – Aprenda o nome dos passos e de cada term o do ballet e tente entender o seu significado (ex: “en dehors” é para fora; então tudo que for “en dehors” é para fora: pirueta en dehors, rond de jambe en dehors, etc. “Rond de jambe”, por sua vez, significa círculo com perna. E é exatamente isso que vc vai fazer nesse passo).

Isso vai acontecer naturalmente ouvindo quando o professor dá a aula de ballet. Vc vai acostumando a ouvir aqueles nomes, saber seu significado e associar cada passo com cada nome. Quando vc se der conta, o professor não vai mais precisar mostrar e só falar o passo pq vc já vai saber de qual ele está falando. E é isso o que costuma acontecer nos níveis avançados!

12 – Preste atenção quando o professor estiver falando e aproveite para tirar as suas dúvidas! “Sugue” seu professor e não deixe a dúvida para lá! Como vc vai decorar o passo se nem entendeu o que é para fazer?

subir na ponta

13 – Aprenda a contagem da música. Normalmente as músicas de ballet são divididas em 8 tempos, mas pode variar. Cada música tem a sua contagem, o seu ritmo. Aprenda e isso vai facilitar a dividir a música em partes; então, vc vai decorando a sequencia em partes e vai facilitar o processo.

14 – Repasse mentalmente naqueles segundos antes de passar o passo para valer. Acreditem! Dá tempo! E assim vc vai ter a certeza que não tem dúvidas e que realmente decorou tudinho.

15 – ÚLTIMA OPÇÃO DA VIDA: COLE!!! Sabe aquela pessoa da sua turma que vc sabe que dificilmente erra? Cola dela! Com o tempo, vc acaba aprendendo a sequencia.

 

[EDIT]

Lá no canal, fiz um vídeo com essas e outras dicas para decorar sequências no ballet! Para assistir, é só ver o vídeo abaixo:

E aí bailarinas e bailarinos? Alguém mais tem mais dicas para decorar além dessas?

Se tiver, deixa nos comentários!

Espero que tenham gostado!

Não se esqueçam de me seguir em todas as redes sociais!!! O tutu da Ju também tem página no facebook, instagram e canal no youtube!!!!

Até o próximo post!!!

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Stories Tutu da Ju

Baixe agora do Manual Completo!

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Guia com mais de 100 definições, dicas e fotos de todos os movimentos, passos, posições e termos do Ballet. Perfeito para bailarinas e bailarinos de qualquer nível que queiram estudar e melhorar sua performance.

 

E-mail enviado! Não esqueça de verificar o SPAM.

Vocabulário de Inglês – Uniforme do ballet Vocabulário de Inglês – Palco e Sala de Ballet Varna Uma retrospectiva do meu ano de 2021 Uma Linha do tempo do ballet Últimas mudanças na Gaynor Tire as melhores fotos de ballet Sugestões de Variações para Bailarinas Iniciantes Sugestões de Presentes de Natal para Bailarinas Sonhos que o ballet me fez realizar Séries de Ballet para você maratonar Satanella: O Ballet do Carnaval em Veneza