Olá bailarinas que me acompanham!

Eu acabei de comprar sapatilha de ponta de nova, então, o post de hoje vai ser sobre como costurar e amarrar a sapatilha de ponta corretamente.

As sapatilhas de ponta normalmente não vem costuradas. Elas costumam vir com as fitas e os elásticos para a bailarina costurar sozinha em casa. Isso porque cada pé de cada pessoa é diferente e tem larguras diferentes.

Vou mostrar o passo a passo no vídeo para quem quiser assistir, mas também vou mostrar no texto. O conteúdo é o mesmo!

 

Como costurar as sapatilhas de ponta

Vamos primeiro ao passo a passo da costura:

1°) O que vocês têm que fazer primeiro, por mais óbvio que seja é escolher uma cor de linha que seja o mais próximo possível da cor do cetim da sapatilha para que a costura não apareça. A que eu peguei para costurar é uma linha rosa claro.

2°) Depois vcs vão cortar 1 pedaço da linha e enfiar a agulha. Quem tiver pouca prática de costura pode dar um nózinho na ponta. Mas quem não quiser não precisa.

Como costurar elástico na sapatilha de ponta

Primeiro vamos começar pelo elástico. Eles também vão ajudar a deixar a sapatilha presa no pé, sem ficar saindo pelo calcanhar.

Então, deve medir o tamanho do elástico em volta do tornozelo, de forma que prenda bem,  de um jeito que não fique largo e saia do pé, e nem muito apertado prendendo a sua circulação.

E também tem que deixar mais ou menos a medida de um dedo a mais para vc poder costurar.

A costura deve ser feita sempre do lado de dentro da sapatilha para que o elástico não apareça do lado de fora. O lugar certo é próximo da costura do calcanhar da sapatilha, mas não é para deixar as pontas dos elásticos próximas demais, para não apertar o seu tornozelo. Deixa um espacinho pequeno entre cada ponta.

Como costurar as fitas

Vamos às fitas. A fita deve ser cortada  em 4 pedaços, pq vai ser 2 para cada pé, colocando 1 de cada lado do tornozelo. Começar a costura pelo lado de dentro, para a ponta da linha não aparecer. As fitas também são costuradas dentro da sapatilha para não aparecer.

A costura vai ser feita próxima ao tornozelo ou próxima à costura da lateral da sapatilha, conforme vcs acharem que fica mais bonito no pé.

Como amarrar as sapatilhas de ponta

Agora que as sapatilhas de ponta, vamos colocar nos pés para aprender a amarrá-las.

1°) O correto é amarrar de forma cruzada. A fita que vai passar por cima é a do lado de dentro do tornozelo. A de fora vai ficar por baixo.

Então, um jeito fácil de amarrar é primeiro envolver o tornozelo com a fita de fora; depois faz o mesmo com a fita de dentro, para que ela fique por cima. E aí é só dar o nó no lado de dentro do tornozelo.

2°) Feito isso, vc vai medir se a fita ficou muito grande e vai cortá-la. Para saber o tamanho, basta dar 1 volta só. (Na minha fiz maior para poder cobrir esse elástico que tem na fita). Deixa o tamanho que seja o suficiente para dar o nó. Cuidado para não cortar demais!!!

3°) Cortada a fita, não deixe de queimar as pontinhas (ATENÇÃO CRIANÇAS! PEÇA AJUDA A UM ADULTO NESSA PARTE!!!). Pq o fogo vai dar uma selada e isso vai fazer com que não fique desfiando.

Eu costumo fazer isso nos elásticos também.

Outras dicas

Se vc achar que os elásticos estão te espetando, vc pode colocar esparadrapo nele. Eu costumo colocar nos bigodes.

Atenção!!! Muitas vezes as pessoas acham que a fita é para ir subindo na perna até o final. Mas não é!!! Isso está TOTALMENTE ERRADO!!! É só no tornozelo, ok?

Outra coisa que eu quero falar é sobre o couro que está no bico das minhas sapatilhas. Eu comprei de uma bailarina que já tinha o costume de fazer isso nas sapatilhas dela. Esse couro não é aquele que às vezes vem junto com a sapatilha e a gente tem que colocar em casa. Muitas vezes a gente coloca errado e não fica tão bom. Esse da minha basta ir ao sapateiro e pedir para ele colocar. Ele proteger mais o bico, evitando que a sapatilha rasgue ou fure. Além disso, vai dar mais eixo.

Outra observação são os bigodes. A maior parte das sapatilhas vem com os bigodes na parte da gáspea. A minha, que é uma Gaynor, vem na lateral. Não importa onde, os bigodes servem para ajustar e apertar mais as sapatilhas se for necessário! Esconda eles!!! NÃO É PARA DAR LACINHO E DEIXAR DO LADO DE FORA! ISSO ESTÁ ERRADO!!! COLOQUE PARA DENTRO!!!

Outra coisa importante é não deixar a fita aparecer depois de dar o nó!!! Sempre esconder!!! Para apresentações, pode costurar a fita ou colocar esparadrapo. Se o esparadrapo for branco, coloque base para que ele não apareça.

 

Esses eram os detalhes de amarração e costura que eu tinha para mostrar para vcs!

Espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida, deixem nos comentários!!!

Não se esqueçam de me seguir em todas as redes sociais! O tutu da Ju tem canal no YouTube, página no Facebook e instagram!

Até o próximo post!!!