Oi bailarinos e bailarinas que acompanham o Tutu da Ju!

Esse post estava guardadinho nos meus rascunhos há mais de um ano e eu não publicava ele! A verdade é que eu me sentia insegura e não achava as imagens corretas; mas como esse ano eu já comecei meus estudos em terminologia na Petite, aprimorei meus conhecimentos e agora ficou mais fácil falar do assunto!

Para quem ainda não viu, eu já fiz um post explicando cada detalhe que considero importante nas posições dos braços do ballet, não vou explicar de novo, para não ficar maior do que já está ok? Mas nele não falei qual posição é qual, pois em cada método tem as suas posições. Também não vou me alongar aqui na discussão se o correto é usar o termo “método” ou “escola”, pois não considero essa discussão tão importante assim na prática. Vou usar os dois termos como sinônimos para simplificar.

Neste post selecionei os 4 métodos básicos (Francês, Italiano, Russo e Inglês) e vou descrever cada uma das posições dos braços nesses métodos do ballet! Dependendo de cada escola, as posições dos braços são diferentes e isso pode dar um nó na cabeça da gente que dança. Então, o objetivo aqui é tentar tornar mais fácil, com explicações mais simples e imagens.

 

1) Método Francês (École Française):

a) Bras au repos: é a posição preparatória da Escola Francesa. Nesta posição, os dois braços estão arredondados, as mãos quase tocam as coxas e os dedos quase se tocam.

b) Primeira Posição: os braços também estão arredondados e os dedos também quase se tocam. Mas a altura das mãos é aproximadamente na direção do umbigo.

c) Segunda Posição: os braços estão arredondados, mas totalmente afastados. Eles se localizam ao lado do corpo, sem deixar passar da linha dos ombros e será um pouco abaixo dos ombros que eles devem estar.

d) Terceira Posição: braços arredondados, sendo que um deles está acima da cabeça e o outro ao lado do corpo.

e) Quarta Posição: com os braços arredondados, um está na direção do umbigo e o outro acima da cabeça, não deixando-os passar do meio do corpo.

f) Quinta Posição: nesta posição os braços estão arredondados acima da cabeça, com os dedos quase se tocando, sem deixar passar para trás da cabeça. O ideal é enxergar um pouco os dedos apenas olhando para eles com o movimento dos olhos.

 

2) Método Italiano (Cecchetti):

Resultado de imagem para posicoes bracos ballet escola francesa

a) Primeira Posição: os braços estão arredondados, mas ao invés dos dedos quase se tocarem, na verdade, os braços estarão mais afastados, de forma que os dedos quase tocam na parte de fora das coxas.

b) Segunda Posição: igual ao método francês. Os braços estão arredondados, mas totalmente afastados. Eles se localizam ao lado do corpo, sem deixar passar da linha dos ombros e será um pouco abaixo dos ombros que eles devem estar.

c) Demi-seconde: os braços também estão ao lado do corpo, mas dessa vez não estão arrendondados, e sim, esticados com as palmas das mãos viradas para baixo e se posicionam numa diagonal para baixo.

d) Terceira Posição: é uma junção da primeira posição com a demi-seconde. Ou seja: um dos braços está arredondado ao lado do corpo quase tocando a coxa e o outro esticado com a palma da mão para baixo numa diagonal.

e) Quarta Posição En Avant: um dos braços está arredondado ao lado do corpo um pouco abaixo dos ombros e o outro, arredondado à frente do corpo, mais ou menos na altura do umbigo.

f) Quarta Posição En Haut: parecida com a anterior, mas o braço que estava na frente agora vai para acima da cabeça.

g) Quinta Posição En Bas: os dois braços estão arredondados com os dedos quase se tocando e quase toca as coxas com o mindinho.

h) Quinta Posição En Avant: os dois braços estão arredondados com os dedos quase se tocando mais ou menos na direção do umbigo.

i) Quinta Posição En Haut: os dois braços estão arredondados com os dedos quase se tocando acima da cabeça.

 

3) Método Russo (Vaganova)

a) Preparatória: os dois braços estão arredondados com os dedos quase se tocando e quase toca as coxas com o mindinho.

b) Primeira Posição: os dois braços estão arredondados com os dedos quase se tocando mais ou menos na direção do umbigo.

c) Segunda Posição: os braços estão arredondados, mas totalmente afastados. Eles se localizam ao lado do corpo, sem deixar passar da linha dos ombros e será um pouco abaixo dos ombros que eles devem estar.

d) Terceira Posição: os dois braços estão arredondados com os dedos quase se tocando acima da cabeça.

OBS1: Também teremos a quarta posição do Bolshoi, que é a mesma quarta posição do método francês.

OBS2: E também outras posições que serão fusões (ex: fusão da primeira posição com a terceira posição – mesma da terceira posição da Escola Francesa.)

 

4) Método Inglês (Royal)

a) Primeira Posição: os dois braços estão arredondados com os dedos quase se tocando mais ou menos na direção do umbigo.

b) Segunda Posição: os braços estão arredondados, mas totalmente afastados. Eles se localizam ao lado do corpo, sem deixar passar da linha dos ombros e será um pouco abaixo dos ombros que eles devem estar.

c) Terceira Posição: um dos braços está arredondado ao lado do corpo um pouco abaixo dos ombros e o outro, arredondado à frente do corpo, mais ou menos na altura do umbigo.

d) Quarta Posição: parecida com a anterior, mas o braço que estava na frente agora vai para acima da cabeça.

e) Quinta Posição: os dois braços estão arredondados com os dedos quase se tocando acima da cabeça.

OBS1: Também teremos a demi seconde, a preparatória (ou bras bas) e a quarta cruzada (igual ao método francês).

OBS2: Também teremos a terceira e a quarta posição em oposição. Na terceira posição em oposição o braço que está na frente será oposto à perna que está na frente. Na quarta em oposição é o mesmo raciocínio, mas com o braço acima da cabeça.

 

E essas são as posições existentes nos principais métodos de ballet. Vcs conheciam todas elas? Qual o método de ensino que a sua escola de dança usa?

 

Até o próximo post!!!