Ao fazer exercícios, como o ballet, tanto o aquecimento quanto o alongamento são muito importantes, mas vocês sabem a diferenças entre eles e quando fazer cada um?

Muitas vezes ambos são usados como sinônimos, mas não necessariamente serão. Esse é o objetivo desse post! Esclarecer um pouco melhor as diferenças entre esses dois tipos de exercícios e quando fazê-los.

 

Aquecer significa preparar o corpo para atividade física; então deve ser feito antes do ballet. Por isso é altamente recomendável chegar uns 15 minutos antes da aula de ballet para dar aquela aquecida e não começar os exercícios com a musculatura e fria, prevenindo, assim, eventuais lesões. Aquecimento são uma repetição de movimentos, o que aumenta a circulação sanguínea, lubrifica as articulações, eleva a temperatura corporal e melhora o desempenho. NÃO DEIXEM DE SE AQUECER ANTES DA AULA PARA NÃO SE MACHUCAR!!! Especialmente no inverno, que com o clima mais frio, nosso corpo ficará naturalmente mais frio!!!

No ballet existem ainda roupas que são usadas com a finalidade de aquecimento, como shorts, calças e polainas! No frio elas devem ser usadas com uma frequência maior!!! Justamente para prevenir lesões. Nenhum bailarino quer ter que parar de dançar pq se machucou não é???

 

Já o alongamento são exercícios mais lentos que têm o objetivo de melhorar a flexibilidade, outra coisa que todo bailarino quer! Mas deve ser feito com todo cuidado, respeitando sempre os limites do corpo. Mesmo nós bailarinos, que queremos sempre ser cada vez mais flexíveis devemos tomar todo cuidado ao alongar! Devemos melhorar e nos superar sempre, mas sempre observando até onde o corpo pode ir! Também para evitar lesões.

Por serem de uma exigência maior, não se deve começar a aula já com o alongamento. Deve deixar o alongamento para depois que o corpo estiver mais preparado para ser mais exigido. Começar já abrindo a perna na segunda, como a foto acima, sem antes preparar o corpo para isso, estando com a musculatura fria, poderá ocasionar lesões!!! Não façam isso!!!

Exercícios de alongamento são muito bons para os bailarinos, mas devem ser feitos do grau mais leve ao mais pesado. Existem exercícios de alongamento dos mais diversos tipos e para os mais diversos músculos do corpo, sendo importante cada um deles.

Lembrando também que devem ser feitos sempre com a orientação de um professor! Assim como eu disse já no último post, não façam nada sem a orientação deles!!! E, caso haja alguma lesão, procure imediatamente um médico! Não ignore!!! Pois só ele poderá te dizer o que deve ser feito e se é algo mais sério!

 

Bons aquecimentos e alongamentos, queridos bailarinos!!!

Até o próximo post!!!