Olá bailarinos e bailarinas!

Espero que tenham tido boas festas!

Mas o ano já começou! Vamos com tuuudooo!!!

 

Então para o primeiro post do ano vamos de grand ecárt!!!

Separei algumas dicas de exercícios e alongamentos para vcs, tanto para quem quer conseguir a abertura total, como para quem já consegue fazer o grand ecárt, mas quer ampliar a extensão dele.

Como sempre, deixo o vídeo abaixo e após o texto escrito para quem preferir.

 

Vamos às dicas:

  • Para quem ainda não consegue abrir o grand ecárt:
  1. Dobrar a perna da frente e esticar a de trás, encaixando o quadril e empurrando ele para baixo. Quando for ficando mais fácil vc pode aumentar o ângulo da perna da frente, esticando ela um pouco mais.
  2. Ajoelhar em paralelo, deixando o pé na linha do joelho. A perna de trás fica esticada, apoiando o pé em meia ponta. Se vc se sentir confortável nessa posição, pode soltar as mãos do chão. Atenção para deixar a perna bem no meio do corpo. Não deixa o corpo tombar nem para um lado nem para o outro.
  3. Partindo da posição anterior, apoie os cotovelos no chão, forçando para baixo. Lembre-se de manter a coluna reta.
  4. Ajoelhando em paralelo, estica a perna da frente. Vc vai alongar a coluna à frente com a intenção de encostar o peito no joelho.
  5. Sente-se no chão e com a mão oposta, puxe a perna para vc, tentando encostar o peito no joelho.
  6. Ajoelhar em paralelo com as mãos no chão, indo para frente e para trás, num movimento de dobrar e esticar o joelho. O pé da perna da frente fica esticado quando o joelho estica. Ao ficar mais fácil, pode aumentar a passada da perna.
  7. Fazer o mesmo exercício anterior, mas com o pé flexionado quando o joelho estica.
  8. Esticar apenas a perna da frente, mantendo o joelho de trás apoiado no chão em paralelo. Ficar em paralelo vai evitar que o grand ecárt fique torto.
  9.  Partindo da posição anterior, para quem já conseguiu chegar nela, basta esticar a perna de trás que vc atingiu o grand ecárt.
  • Para quem já consegue abrir o grand ecárt
  1.  Partindo do grand ecárt, ir a perna da frente e ficar um tempo nesta posição; depois, ir à perna de trás num cambré. Pode também pegar a perna de trás com a mão oposta e ir caminhando com a mão, se afastando, com a intenção de alcançar o pé.
  2. Pegar o pé de trás com a mão oposta, mas dobrando a perna para cima. A intenção é levar o pé na cabeça.
  3. No grand ecárt, adicione um apoio extra na perna da frente, como, por exemplo, um banquinho ou um colchonete enrolado. Isso vai ajudar a ganhar um alongamento extra, aumentando a extensão da abertura.
  4. Se vc já se sente mais confortável na posição anterior, poderá colocar o apoio extra somente na perna de trás, e então, poderá também colocar o apoio em ambas as pernas ao mesmo tempo.
  • Outras observações
  1. Lembre-se de que ninguém vai conseguir um bom grand ecárt da noite para o diá. É necessário treinar constantemente e tentar fazer um pouquinho mais a cada dia.
  2. Não deixe de aquecer antes de fazer a abertura, ou poderá se lesionar!!!
  3. Não desista, caso não consiga logo! Cada pessoa tem seu tempo e suas dificuldades, mas sempre é possível chegar lá!!!

E essas eram as dicas de grand ecárt que eu tinha para dar! Espero que tenham gostado!

Se inscrevam também no canal do youtube para acompanhar os próximos vídeos!

Até o próximo post!!!