Olá bailarinas e bailarinos que me lêem!!!

Aproveitando que o ano letivo está começando e muitos de vocês retornam às aulas de ballet semana que vem, o post de hoje vai ser mais reflexivo. Inclusive vai servir para mim também!

Listei, então, alguns problemas que podem estar te atrapalhando a melhorar no ballet, com as minhas sugestões para cada caso.

Vamos melhorar juntos?

1. Medo, insegurança e timidez

Quanto a isso, vamos pensar no seguinte: até quando VC vai deixar que o medo, a insegurança e a timidez te impeçam de fazer as coisas que VC tem vontade de fazer?

Respira, confia no seu trabalho e no seu esforço e se joga!!! Quantas coisas VC já deixou de fazer por algum desses motivos?

Eu tenho dificuldade de girar porque tenho medo de cair. E vcs? Ouvi de MUITOS professores que do chão não passa!!! Vamos vencer o medo e colocar isso em prática?

Vai ajudar não só no ballet, mas na vida também!!! Vamos nos arriscar mais!!! (E não à vida, ok?)

2. Comodismo e preguiça

É muito confortável continuar na nossa zona de conforto. Nos causa uma sensação estranha ter que sair dela!!!

Muitos não melhoram, seja no ballet, seja emais outras áreas da vida, porque não arriscam dar um passo a frente, porque acha que está bom do jeito que está, ou porque não quer se esforçar.

VC tem dificuldades na dança? TODOS temos! Mas quem pensa de forma acomodada não melhora NUNCA!!!

VC já é bom bailarino? QUE ÓTIMO! Que tal melhorar ainda mais?

Se desafiem mais!!! Sempre há algo novo para aprender ou melhorar!!! Não importa a quantidade de anos que VC dança.

3. Ser cabeça dura

Muitas vezes o professor corrige o aluno num passo, numa técnica, e a pessoa não ouve, continua insistindo no mesmo erro porque seu ego é maior.

Quem é assim dificilmente vai progredir no ballet e na vida!

4. Não tirar as dúvidas

Às vezes nós aprendemos um passo novo ou uma sequência nova que não entendemos muito bem e não tiramos a dúvida com o professor. A dúvida acumula e VC continua fazendo o passo de forma suma ou continua sem conseguir fazê-lo.

Está com vergonha de falar que não entendeu? Tudo bem! VC pode esperar o final da aula todos saírem para estar só com o professor e tirar a sua dúvida.

5. Faltar aulas e ensaios demasiadamente sem um bom motivo

Quando eu falo “bom motivo”, tente ver isso pensando nos grandes nomes do ballet e de outras areas também. Ou alguém aqui acha que a Zakharova falta ensaios pq está com uma leve dor de cabeça?  Ou que o Neymar falta o treino pq está chovendo?

Vamos pensar MUITO antes de faltar cada aula ou ensaio!!! Pq além de atrapalhar seus colegas, que estão contando com VC lá, atrapalha o trabalho do seu professor, que ainda pode ficar perdido na coreografia e te verá como um aluno desinteressado. Além disso, cada aula que VC vai é uma oportunidade que VC ganha para se superar.  Já pararam para pensar nisso?

6. Falta de consciencia corporal

Às vezes pode acontecer do professor corrigir a gente mas pode ser que o corpo ainda não entenda, ainda não esteja muito acostumado com aquele movimento.

A consciência corporal vem com o tempo mesmo. Mas com isso eu não quero dizer para VC esperar o tempo passar. É treinando e fazendo mais que VC entende o movimento.

E que tal VC conversar mais com o seu professor e vê se ele não te dá algum toque que te faça entender melhor o que é para ser feito?

7. Falta de preparo físico,  alimentação e sono

Esses fatores ajudam MUITO na melhora de nós bailarinos! Se VC come mal e dorme mal, muito provavelmente também dançarápido mal também. Uma boa alimentação e uma boa noite de sono são fundamentais para nos dar a energia que precisamos para dançar.

Quanto ao preparo físico, com o tempo também se acostuma. Mas existe outras formas para nos mantermos bem preparados. Uma delas é a malhação.  Muitos bailarinos profissionais malham e não é à toa! Além de contibuir para o preparo físico também previne contra lesões, deixando o corpo mais forte contra elas!

8. Não treinar as dificuldades

O professor conhece seu aluno e ele sabe das dificuldades de cada um. Ele é que vai te orientar melhor quanto a isso!!!

Mas a partir do momento que ele já te falou qual a sua dificuldade,  não espere ela melhorar sozinha e nem que o seu professor te passe exercícios durante a aula para trabalhar essa sua dificuldade.

Não sabe como treinar isso? Peça ajuda a ele e treine em casa ou fique mais tempo na sua escola de dança.  Não se limite ao tempo da sua aula. Mas tudo com muito cuidado para não se machucar, ok?

9. Só dá aos seus professores aquilo que te pedem

Se desafie mais!!! A não ser que seja uma coreografia que todos tenham que fazer igual,  dê mais de VC!!! Solte mais a barra, se esforce mais para a perna subir, e por aí vai.

DE NOVO: não se limite ao tempo da aula! Ballet não é só aquele tempo X que VC está na sala de aula! Acha que está ruim em algo? Fique mais na sala melhorando isso.

 

E esses eram os motivos que podem fazer alguém não melhorar no ballet. Espero que tenham gostado.

Aproveitando que o ano está começando também,  que tal conhecer a loja do Tutu da Ju? Está com muitas novidades,  incluindo novos produtos!!! Vamos começar o ano com um look novinho de ballet? Temos o site (https://store.tutudaju.com) e o insta @store.tutudaju

Até o próximo post!!!