Como superar o medo de palco antes da sua apresentação?

Como superar o medo de palco antes da sua apresentação?

Olá bailarinas e bailarinos!

Com o final de ano e muitas apresentações vindo por aí, eu pensei em tratar de um assunto relacionado a isso: o nervosismo pré-palco! Afinal, seja vc iniciante ou profissional ainda da aquele frio na barriga antes de pisar no palco, não é ? em umas pessoas mais e outras menos, mas quase todo mundo tem essa sensação. É bastante comum.

A ideia aqui é dar algumas dicas que vão ajudar a lidar com esse nervosismo antes de dançar, ou ao menos amenizá-lo. O intuito é fazer vcs entrarem no palco mais tranquilos e mais seguros. Então vamos as dicas:

1) Primeiro de tudo, quem já leu algum post meu já deve prever o que eu vou falar. Vou ser repetitiva: NÃO FALTE OS ENSAIOS!!! Só falte se for um motivo realmente importante, ok? Cada ensaio é importante e faz a diferença assim como as aulas. Cada ensaio que vc vai ajuda a vc a aprimorar a técnica dos passos da coreografia e ajuda a fixar a sequencia, a ordem de cada um.

Além disso, se seu professor mudar alguma coisa vc vai saber! Mas caso seja inevitável faltar naquele dia, pergunte para alguém se mudou algo.

Isso vai dar mais segurança e confiança de que vc sabe a coreografia e está realmente preparado(a) para dançá-la.

 2) Treine muito e repita muito a coreografia! Sabe quando começa a fase de limpar a coreografia, que a professora fica mandando repetir de novo, de novo e de novo? Não é frescura e nem para irritar a gente. É para ter certeza que, no caso de grupo, está todo mundo igual; ou que todos os movimentos estão corretos. E para isso a repetição vai ser importante. No ballet, a repetição tende a levar a perfeição. Então, leve a sério cada repetição, prestando atenção nas correções do professor. E repita até a coreografia estar na mente como se cada passo fosse natural.

3) Tendo dúvidas , pergunte, seja ao professor seja ao colega. O importante é não deixar a dúvida de lado e sim tirá-la. Assim vc vai esclarecê-la e vai saber cada parte da coreografia. Se vc sabe cada parte da coreografia, não tem porque ter medo de dançar!

4) Se possível, ensaie no palco. Muitas escolas já fazem isso naturalmente. Normalmente perto da apresentação, a escola marca um ensaio geral no palco e ainda tem a marcação do palco no dia da apresentação um pouco antes de dançar. Não falte nenhum deles. Isso vai ajudar vc a ter noção de que espaço vc vai ocupar no palco durante cada desenho da coreografia, dando também mais segurança.

5) MUITO IMPORTANTE! NUNCA ENTREM FRIOS NO PALCO!!! Se aqueçam SEMPRE!!! Quando estamos nervosos já temos uma tendência maior a nos machucarmos. Frios, sem aquecer o corpo, pior ainda!!! Além disso, os palcos dos teatros costumam ser mais frios do que as salas de aula. Tem gente que gosta de fazer uma mini aula antes de dançar. O importante é não entrar no palco sem o corpo estar preparado.

6) Naqueles minutinhos antes de dançar repasse a coreografia marcando mesmo, sem fazer. Isso é para ter certeza que vc sabe mesmo cada passo e cada desenho, e vai evitar que dê brancos.

7) Pratique meditação e respiração. Até o ano passado eu era totalmente cética quanto a essas coisas. Mas a meditação e a respiração têm uma importância enorme para nossas emoções. A gente pode SIM controlar nossas emoções pela respiração. É possível, por exemplo, ficar mais calmo simplesmente com exercícios de respiração.

Ano passado fiz um curso que, além de muitas outras coisas, envolve a respiração e a meditação. Lá aprendi uma técnica de respiração que comecei a usar antes de pisar no palco, mas que serve para qualquer situação de desconforto, como por exemplo, estresse no trânsito ou para falar em público.

Essa respiração consiste em inspirar fundo e quando expirar, soltar o ar fazendo um som de “RÚÚÚÚMMM” (sabe o som que fazemos quando assoamos o nariz com força? É parecido!). Tudo isso pelo nariz apenas! Não é para soltar o ar pela boca! A inspiração e a expiração são pelo nariz. Parece esquisito, mas funciona!!! Costumo fazer isso umas 20 vezes antes de pisar no palco e diminui muito o frio na barriga. E como normalmente o som das músicas no teatro é bem alto, ninguém escuta.

Para quem quiser vou deixar o link do curso que eu falei. Se chama “Happiness Program” na Arte de Viver, uma instituição que tem em muitos países ao redor do mundo e em vários lugares do Brasil.

http://www.artedeviverbrasil.org.br/agenda-cursos.php?MM_busca=true&idtipocurso=52

8) Seja positivo! Muita gente não acredita, mas os nossos pensamentos têm poderes incríveis sobre nós e vc pode SIM controlá-los!!! Vc atrai o que vc pensa!!! Então, “eu não posso”, “eu não consigo”, “eu vou errar” não existe, ok??? “Eu vou acertar a coreografia”, “eu vou arrasar!!!”. É assim que vc tem que pensar! Se vc entrar no palco pensando que vai errar, que vc vai cair, aí é que vc vai mesmo!!!

9) Se vc tem algum ritual que vc acredita que dá certo, faça!!! Tem gente que gosta de rezar um pai nosso, de fazer uma corrente com o grupo, de pedir para papai do céu, de entrar com o pé direito no palco, etc. Enfim! Seja qual fora a sua fé ou em que vc acredita e que te traz mais tranquilidade antes do palco, faça!

10) Para te ajudar a te tranquilizar, se você que está me lendo é uma bailarina como eu e o seu espetáculo é de uma escola de ballet, pense comigo: quem está na plateia para assistir? A família dos alunos/bailarinos: pais, mães, tias, tios, avós, avôs, irmãs, irmãos, primas, primos… e por aí vai! Então, ninguém está ali para torcer contra! Pelo contrário! Eles estão ali todos para aplaudir o espetáculo como um todo, para torcer por cada um que está dançando e que corra tudo bem! Isso ajuda a pensar que não devemos ter medo da plateia! Eles apenas querem que tudo corra bem! E caso alguma coisa muito ruim aconteça, como cair no palco (bate na madeira), ninguém vai te julgar por isso!

11) Acima de tudo, pense em curtir o momento e se divertir! Eu sei, você treinou essa coreografia ou até várias coreografias por MESES! E você está sim levando a sério! Eu não estou dizendo que é para levar na brincadeira, porque todo mundo que se propõe a dançar, quer fazer bem feito, leva MUITO a sério e quer que saia TUDO PERFEITO! MAS… pense também: porque mesmo que você está dançando e porque você foi lá e se inscreveu no espetáculo de final de ano? Aposto que é porque você gosta e porque isso te faz feliz! Nas poucas vezes que eu não dancei num final de ano, parecia que tinha uma página em branco que faltou ser preenchida  no meu ano! Para mim, quanto mais vezes eu piso no palco, melhor! Então, pense nisso! Que você está no palco por você, que é o seu momento, que é para você se divertir e ser feliz, se não o for, nada disso tem sentido!

 

É isso gente! Espero que tenham gostado!

Alguém tem mais dicas para ficar menos nervoso no palco? Ou quer compartilhar o ritual que faz antes de dançar? Deixa nos comentários!!!

Se inscrevam no meu canal do YouTube, que em breve tem vídeo novo!!!

Até o próximo post!!!

 

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Stories Tutu da Ju

Baixe Agora o Manual Completo!

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Guia com mais de 100 definições, dicas e fotos de todos os movimentos, passos, posições e termos do Ballet. Perfeito para bailarinas e bailarinos de qualquer nível que queiram estudar e melhorar sua performance.

 

E-mail enviado! Não esqueça de verificar o SPAM.

A fotógrafa de ballet Mari Salles inaugura seu Studio de fotos 5 Dicas para a Make de Palco PERFEITA Últimas mudanças na Gaynor Explicando como funciona a numeração da Gaynor O que um amante de ballet pode fazer em NY