Olá bailarinas e bailarinos!

Com o final de ano e muitas apresentações vindo por aí, eu pensei em tratar de um assunto relacionado a isso: o nervosismo pré-palco! Afinal, seja vc iniciante ou profissional ainda da aquele frio na barriga antes de pisar no palco, não é ? em umas pessoas mais e outras menos, mas quase todo mundo tem essa sensação. É bastante comum.

A ideia aqui é dar algumas dicas que vão ajudar a lidar com esse nervosismo antes de dançar, ou ao menos amenizá-lo. O intuito é fazer vcs entrarem no palco mais tranquilos e mais seguros. Então vamos as dicas:

1) Primeiro de tudo, quem já leu algum post meu já deve prever o que eu vou falar. Vou ser repetitiva: NÃO FALTE OS ENSAIOS!!! Só falte se for um motivo realmente importante, ok? Cada ensaio é importante e faz a diferença assim como as aulas. Cada ensaio que vc vai ajuda a vc a aprimorar a técnica dos passos da coreografia e ajuda a fixar a sequencia, a ordem de cada um.

Além disso, se seu professor mudar alguma coisa vc vai saber! Mas caso seja inevitável faltar naquele dia, pergunte para alguém se mudou algo.

Isso vai dar mais segurança e confiança de que vc sabe a coreografia e está realmente preparado(a) para dançá-la.

 2) Treine muito e repita muito a coreografia! Sabe quando começa a fase de limpar a coreografia, que a professora fica mandando repetir de novo, de novo e de novo? Não é frescura e nem para irritar a gente. É para ter certeza que, no caso de grupo, está todo mundo igual; ou que todos os movimentos estão corretos. E para isso a repetição vai ser importante. No ballet, a repetição tende a levar a perfeição. Então, leve a sério cada repetição, prestando atenção nas correções do professor. E repita até a coreografia estar na mente como se cada passo fosse natural.

3) Tendo dúvidas , pergunte, seja ao professor seja ao colega. O importante é não deixar a dúvida de lado e sim tirá-la. Assim vc vai esclarecê-la e vai saber cada parte da coreografia. Se vc sabe cada parte da coreografia, não tem porque ter medo de dançar!

4) Se possível, ensaie no palco. Muitas escolas já fazem isso naturalmente. Normalmente perto da apresentação, a escola marca um ensaio geral no palco e ainda tem a marcação do palco no dia da apresentação um pouco antes de dançar. Não falte nenhum deles. Isso vai ajudar vc a ter noção de que espaço vc vai ocupar no palco durante cada desenho da coreografia, dando também mais segurança.

5) Naqueles minutinhos antes de dançar repasse a coreografia marcando mesmo, sem fazer. Isso é para ter certeza que vc sabe mesmo cada passo e cada desenho, e vai evitar que dê brancos.

6) Pratique meditação e respiração. Até o ano passado eu era totalmente cética quanto a essas coisas. Mas a meditação e a respiração têm uma importância enorme para nossas emoções. A gente pode SIM controlar nossas emoções pela respiração. É possível, por exemplo, ficar mais calmo simplesmente com exercícios de respiração.

Ano passado fiz um curso que, além de muitas outras coisas, envolve a respiração e a meditação. Lá aprendi uma técnica de respiração que comecei a usar antes de pisar no palco, mas que serve para qualquer situação de desconforto, como por exemplo, estresse no trânsito ou para falar em público.

Essa respiração consiste em inspirar fundo e quando expirar, soltar o ar fazendo um som de “RÚÚÚÚMMM” (sabe o som que fazemos quando assoamos o nariz com força? É parecido!). Tudo isso pelo nariz apenas! Não é para soltar o ar pela boca! A inspiração e a expiração são pelo nariz. Parece esquisito, mas funciona!!! Costumo fazer isso umas 20 vezes antes de pisar no palco e diminui muito o frio na barriga. E como normalmente o som das músicas no teatro é bem alto, ninguém escuta.

Para quem quiser vou deixar o link do curso que eu falei. Se chama “Happiness Program” na Arte de Viver, uma instituição que tem em muitos países ao redor do mundo e em vários lugares do Brasil.

http://www.artedeviverbrasil.org.br/agenda-cursos.php?MM_busca=true&idtipocurso=52

7) Seja positivo! Muita gente não acredita, mas os nossos pensamentos têm poderes incríveis sobre nós e vc pode SIM controlá-los!!! Vc atrai o que vc pensa!!! Então, “eu não posso”, “eu não consigo”, “eu vou errar” não existe, ok??? “Eu vou acertar a coreografia”, “eu vou arrasar!!!”. É assim que vc tem que pensar! Se vc entrar no palco pensando que vai errar, que vc vai cair, aí é que vc vai mesmo!!!

8) Por último, se vc tem algum ritual que vc acredita que dá certo, faça!!! Tem gente que gosta de rezar um pai nosso, de fazer uma corrente com o grupo, de pedir para papai do céu, de entrar com o pé direito no palco, etc. Enfim! Seja qual fora a sua fé ou em que vc acredita e que te traz mais tranquilidade antes do palco, faça!

OBS: MUITO IMPORTANTE! NUNCA ENTREM FRIOS NO PALCO!!! Se aqueçam SEMPRE!!! Quando estamos nervosos já temos uma tendência maior a nos machucarmos. Frios, sem aquecer o corpo, pior ainda!!! Além disso, os palcos dos teatros costumam ser mais frios do que as salas de aula. Tem gente que gosta de fazer uma mini aula antes de dançar. O importante é não entrar no palco sem o corpo estar preparado.

 

É isso gente! Espero que tenham gostado!

Alguém tem mais dicas para ficar menos nervoso no palco? Ou quer compartilhar o ritual que faz antes de dançar? Deixa nos comentários!!!

Se inscrevam no meu canal do YouTube, que em breve tem vídeo novo!!!

Até o próximo post!!!