Olá gente!

Eu já fiz um vídeo anterior mostrando meus livros de ballet, mas nessa quarentena comprei tantos que precisei atualizar vocês! Eu finalmente vou falar só de livros em PORTUGUÊS! Já que no meu vídeo anterior eram a maioria livros em inglês.

Abaixo, vou deixar o vídeo do canal para você assistirem, mas depois dele tem cada livro que eu mostrei com um pequeno resumo de cada um. A maioria foi comprado na Estante Virtual, um site que você livros novos e usados e de todos os assuntos possíveis, não só de ballet. Mas eu consegui MUITA coisa boa mesmo por lá!

 

1. FUNDAMENTOS DA DANÇA CLÁSSICA (AGRIPPINA VAGANOVA) – TRADUÇÃO ANA SILVÉRIO

Esse é um daqueles livros que todo mundo que quer se aprofundar. Vaganova foi a professora que fez um dos métodos de ballet mais usados no mundo inteiro. Mesmo ela não sendo a melhor bailarina do mundo na sua época, ela ainda assim teve muita importância na história da dança.

 

Nesse livro ela explica a execução dos principais passos do ballet, como eles devem ser ensinados e também como deve ser uma aula de ballet. Esse livro tem MUITO a ensinar e eu uso MUITO como consulta. E o bom é que ele é em português!

 

Ele foi traduzido direto do russo pela Ana Silvério, uma bailarina brasileira formada na Russia. Não teria pessoa melhor para traduzir esse livro.

 

Esse livro é considerado uma das bíblias do ballet e não é atoa!

 

O meu tem até uma dedicatória da própria Ana Silvério, pois no inicio desse ano ela lançou essa nova edição e estava vendendo na Ana Botafogo Maison e eu tive que garantir a minha. Mas hoje você consegue comprar pela Amazon.

 

2. BOLSHOI CONFIDENCIAL – SIMON MORRISON

 

Esse livro eu ganhei de presente de uma seguidora, a Ana Cristina Alves de Paula, já tem mais ou menos 2 meses após uma troca de emails. Ela me deu várias dicas de livros e vários deles eu comprei por causa dela. Eu comecei no dia 20 de julho e já passei da metade! Eu to amando MUITO!

 

Algumas pessoas já tinham me falado que leram esse livro também e já me disseram que é uma leitura densa. E realmente é! Mas eu to amando ainda assim! Por que conta várias histórias dentro da historia do Bolshoi sem esconder nada! Tem vários escândalos envolvidos e a historia do Bolshoi se confunde com a da própria Rússia; então, nesse livro, vai ter um pouco da história da Rússia também e de vários bailarinos, coreógrafos, compositores que fizeram parte do Bolshoi.

 

A história dele não é totalmente linear, pois começa com uma historia que aconteceu em 2013, em que um dos diretores do Bolshoi levou acido na cara ao chegar em casa, volta no inicio do Bolshoi, fala da invasão napoleônica, dos czares, do comunismo, até os dias de hoje e do que foi acontecendo com o ballet ao longo de todos esses eventos históricos. Voces sabiam que chegaram a pensar se o Bolshoi realmente deveria continuar existindo? Já pensou?

 

Esse livro está me prendendo muito! Apesar de ser denso, eu não consigo parar de ler! O lado bom, além de ser em português e ser um livro que foi lançado bem recentemente, é que ele é fácil de ser encontrado. E eu consegui achar ele no site da estante virtual!

 

3. O VÔO DA BAILARINA – MICHAELA DE PRINCE

 

 

Eu já conhecia a historia da Michaela de Prince e eu precisei comprar o livro dela e vocês vao entender o por quê. Ela é uma bailarina que enfrentou MUITA coisa para lutar pelo sonho de ser bailarina.

 

Ela nasceu na Serra Leoa na Africa, nasceu com vitiligo e muitos o chamavam de criança do diabo. Ela viu sua professora ser assassinada gravida na sua frente. Mas ela teve o final feliz de ser adotada por uma família americana, ela junto com a sua melhor amiga do orfanato foram adotadas juntas por um casal americano.

 

Ela guardava desde criança uma foto de uma bailarina de uma revista e ela queria ser tao feliz quanto essa bailarina; ela tinha o sonho de se tornar bailarina desde pequena. A sua mae a matriculou pequena numa escola de ballet, ela se tornou a bailarina que sonhava e hoje é solista do Dutch National Ballet, companhia em Amsterdã, na Holanda.

 

Não vou dar mais spoilers dessa historia, mas soube que recentemente o pai dela morreu.

 

Eu ainda não comecei a ler o livro mas tenho certeza que vou amar e me emocionar.

 

Também comprei na estante virtual, mas esse também é um livro fácil de encontrar.

 

4. HISTÓRIA DA DANÇA – MARIBEL PORTINARI

 

 

Eu comprei esse livro pq eu já o conhecia das minhas aulas de historia da dança, eu já tinha algumas xerox de alguns trechos e já usava muito como uma das minhas fontes de consulta para escrever os meus textos do blog. Esse ano eu finalmente consegui comprar.

 

Eu acho um livro muito bom como uma fonte de toda a historia da dança e fala do brasil e também de outras danças, como a dança moderna, o jazz e o sapateado. Ele não é só sobre a historia do ballet, mas muito antes disso! Desde as civilizações antigas até a história mais atual. Ele também fala de como o ballet começou no Brasil, o que aconteceu antes de ser fundado o TMRJ; fala do surgimento de várias companhias de ballet no mundo inteiro.

 

Uma única observação que eu vou fazer é que esse livro é da década de 80, de 89 para ser mais precisa, então, não está tão atual assim. Eu até sublinhei que o auge da época foi que podia ver ballets em fita cassete! Talvez alguns de vocês nem tenham pegado essa época! Que bom que hoje temos a internet para poder assistir ballet também!

 

Por enquanto, para mim é o livro que eu tenho mais completo sobre historia da dança, não é o mais profundo, mas ele fala de tudo de uma forma geral. Um dia ainda vou comprar um só de história do ballet no Brasil, mas ainda estou pensando qual.

 

Ele eu já vi no mercado livre, mas o meu eu comprei na estante virtual e você ainda consegue achar ele por lá.

5. UMA BAILARINA SOLTA NO MUNDO (TATIANA LESKOVA) – SUZANA BRAGA

 

Como o nome já diz, esse livro conta a história da Tatiana Leskova, uma bailarina que foi um ícone no ballet brasileiro. Dona Tania, como é conhecida, já foi diretora do TMRJ. Nasceu em Paris, mas a sua família era russa e fugiram de lá na revolução de 1917. Ela entrou no ballet aos 13 anos e aos 16 ela chegou a dancar no Original Ballet Russe do Coronel de Basil, em Londres.

 

Ela fugiu da segunda guerra, chegou aqui pela primeira vez em 1942 e ficou no Brasil de vez desde 1944, um pouco depois ela fundou o ballet society e foi diretora do muncipal com 27 anos de idade. Foi durante a sua direção que Eugenia Feodorova montou o primeiro lago do cisnes completo da américa latina.

 

Hoje Leskova está com 97 anos de idade e continua lúcida e ativa; mesmo após os 90 anos remontou ballets, e ainda viaja pelo mundo.

 

Certeza que vou amar saber mais da historia dela!

 

Tambem achei na estante virtual, mas vc não vai ter dificuldades em encontrar esse livro.

6. A BAILARINA DE AUSCHWITZ – EDITH EVA EGGER

Esse livro conta a historia da autora, Edith Evar Eger, que sobreviveu ao campo de concentração; ela e a irmã tinham sido dadas como mortas e foram encontradas numa pilha de corpos.

 

Ela foi bailarina na adolescência na época da Segunda Guerra e escreveu esse livro aos 90 anos, depois te ter sofrido vários estresses pós traumáticos e ter cursado psicologia após os 50! Ela escreveu o livro para mostrar que não devemos menosprezar a nossa dor e nosso sofrimento. O objetivo de mostrar não que o sofrimento dela foi maior do que o de qualquer pessoa, mas que todos nós podemos superar os nossos problemas.

 

Eu ainda não li o livro, mas essa autora já tem a minha profunda admiração.

 

Também comprei na estante virtual, mas também é fácil de ser encontrado.

 

7. ANATOMIA DA DANÇA – JACQUI GREENE HAAS

 

Esse é um livro traduzido do inglês, a sua autora é preparadora física do Cincinnati Ballet em Ohio nos EUA desde 1989, já foi bailarina profissional, dançando em varias companhias pelos EUA, e trabalha com a reabilitação de bailarinos.

 

 

Nesse livro ela nos dá noções de anatomia, como funciona o nosso corpo na dança e passa alguns exercícios para melhorar nossas habilidades como bailarinos. Além disso ela explica a importância da visualização para alcarmos nossos resultados e também faz uma relação que eu achei muito interessante entre o estresse e a maior chance de se nos lesionarmos.

 

Não é um livro muito extenso, mas é bem prático e ajuda demais a entender nosso corpo na dança.

 

Eu o encontrei na estante virtual, mas você consegue achar ele com facilidade em outros lugares também.

 

8. CARTAS SOBRE A DANÇA (NOVERRE) – TRADUÇAO MARIANNA MONTEIRO

 

Mais um livro que todo mundo que quer se aprofundar em historia da dança e principalmente entender sobre o conceito de ballet de repertório. Para quem não sabe, Noverre foi o pai do ballet de repertório. Ele criou o conceito de Ballet d’action, que se transformaria no nosso ballet de repertório. Antes de Noverre, se dançava de máscara e o ballet era uma arte secundária, dependente de outras, como a ópera, por exemplo. Noverre criticou todas essas coisas e passamos a dançar sem máscaras, para que pudéssemos transmitir a emoção atráves do nosso rosto, pois para Noverre, o bailarino não é uma maquina de executar passos. E o ballet deixa de depender de outras artes, é uma arte independente com características próprias; o espetáculo de ballet deve contar uma historia, em que todos os personagens devem participar dela. Mas não vou me alongar muito sobre isso nesse vídeo. Eu vou deixar o link aqui na descricacao de um post no blog que eu fiz sobre ele. Mas já adianto que comemoramos o dia da dança no dia 29 de abril pq foi nesse dia que Noverre nasceu. E agora vc já consegue entender a importância de Noverre para o ballet e pq comemoramos esse dia.

 

Nesse livro você consegue entender tudo isso que eu falei, todos esses conceitos e todas as cartas de Noverre em que ele criticava o ballet que existia na sua época e criava um novo ballet!

 

Esse meu livro é usado. Vocês podem ver que já pertenceu a uma Ana Cristina antes. Eu achei ele na estante virtual, mas era filho único e eu fiquei procurando todos os dias. Ele é um livro raro de ser encontrado. Então aqui vale a minha dica de ficar procurando sempre que vc lembrar e quando vc encontrar, vc compra!

 

E é mais um livro em Português traduzido de uma obra histórica do mundo da dança!

 

9. 75 ANOS A HISTÓRIA QUE FEZ ESTÓRIAS – PAULO MELGAÇO DA SILVA JUNIOR

 

Esse livro eu comprei pq o autor dele é o meu professor de historia da dança e terminologia. Paulo Melgaco da Silva Junior. Ele foi bailarino e hoje é professor dessas disciplinas teóricas em varias escolas como a Petite Danse, onde eu faço e da Maria Olenewa, a escola do TMRJ.

 

Esse livro foi uma edição dos 75 anos do TMRJ, conta um pouco da historia do Teatro, dos bailarinos e professores que passaram por lá. Com certeza também existem outros livros sobre o TMRJ e outros até mais recentes que eu também devo comprar, mas quis começar com esse.

 

Esse é usado e comprei na estante virtual.

 

10. BALLET UMA ARTE – DALAL ACHCAR

 

A Dalal foi e é uma figura de muito peso na historia do nosso ballet. Ela já foi diretora artística do TMRJ, foi ela quem trouxe Margot Fonteyn e Nureyev para dançarem aqui no Rio de Janeiro. Há anos ela também fundou a sua própria escola de dança.

 

E esse livro é mais um que eu também já conhecia e também tinha alguns trechos em xerox por que o meu professor usava nas aulas de terminologia. Já fiz muito conteúdo pro blog e pro canal por causa dele. Ele tem também a parte de historia da dança e também algumas coisas sobre figurinos e sapatilhas, mas acredito que o forte dele é realmente a parte de terminologia.

 

Ele é de 98, mas ainda é um conteúdo muito bom!

 

A titulo de curiosidade, esse livro é uma versão ampliada do livro ballet – arte, técnica e interpretação, da década de 80.

 

http://www.dalalachcar.com.br/oficio/pub.htm

 

11. O LIVRO DO BALLET – OS PRINCIPAIS BAILADOS DOS SÉCULOS XIX E XX – CYRIL M. BEAUMONT – VOLUMES I E II

Esses dois livros são sobre ballet de repertorio e eu acabei achando na estante virtual e como eu nunca tinha escutado falar eu fui pesquisar e descobri que o autor Cyril Beaumont foi um historiador de dança britânico. Ao longo dos anos ele se tornou amigo de vários bailarinos no mundo todo e uma dessas suas amigas, uma bailarina russa, o levou para assistir aulas do Ceccheti, o criador do método italiano de ballet e ele ajudou a codificar e preservar o método.

 

Então, ele escreveu vários livros de ballet, entre eles, esses aqui. Neles a gente consegue encontrar os ballets de repertório dos séculos XIX e XX, cada um tem a sua estreia, quem interpretou cada personagem, e tem o que os críticos diziam de cada ballet na época. Tem também fotos dos coreógrafos, dos bailarinos…

 

Esse livro é em português, é da editora Globo da década de 50! É uma antiguidade, uma raridade, mas também uma preciosidade! Com certeza vai me ajudar a trazer muito conteúdo pra vcs!

 

Esse eu achei também na estante virtual.

 

12. ANJOS DE APOLO – JENNIFER HOMANS

Esse também é um livro que todo mundo que se interessa por historia da dança também tem que ter. Esse meu eu comprei numa promoção nas lojas americanas. Ele vende na amazon e também na estante virtual, mas eu não encontrei lugar mais barato do que essa promoção que eu aproveitei. Ele é um livro meio raro e quando vc encontra, geralmente é bem caro! Eu já vi ele por mais de 400 reais e eu paguei 200!

 

Esse meu é em português, mas ele foi escrito originalmente em inglês. Se você tem facilidade em ler em inglês, você ainda consegue encontrar mais barato do que isso.

 

Eu ainda não comecei a ler ele, mas ele conta a historia do ballet desde as suas origens, até ele começar a ser desenvolvido nos EUA pelos russos. Eu ainda vou parar para ler, mas ele é um livro muito recomendado, então, eu acho que muito provavelmente eu vou gostar também.

 

13. COMO ME TORNEI UMA BAILARINA (ANNA PAVLOVA) – PINTURAS DE EDGAR DEGAS

Esse livro é fininho e nem tem tanto texto. Dá pra ler em um dia, mas conta um pouco da historia da bailarina Anna Pavlova e com as pinturas do Degas, que foi um pintor famoso que pintou bailarinas no século XIX. É uma lindeza esse livro!

 

Também comprei na estante virtual um usado e achei lindo!

 

Mas se você souber de algum livro que conte mais a fundo a historia da Anna Pavlova, deixa nos comentários, que eu vou adorar saber!

 

E esses foram os livros da vez. Vc tem algum livro interessante que eu ainda não falei?

Comenta aqui que eu vou adorar conhecer!

Até o próximo post!