12 características dos ballets de petipá

Clique para começar!

marius petipá é tido como "o pai do ballet clássico. ele foi um verdadeiro gênio no mundo do ballet.

e no material de hoje, você pode conferir um conjunto de características comuns aos seus ballets.

seu primeiro ballet, "A filha do faraó", quando estreou tinha 3 horas de duração.

ballets longos

1

o mesmo vai se repetir em outros ballets.

OS BALLETS DE PETIPÁ VÃO TER SEMPRE UM PAÍS ESPECÍFICO: A FILHA DO FARAÓ SE PASSA NO EGITO, DON QUIXOTE, NA ESPANHA, LA BAYADERE, NA ÍNDIA, E POR AÍ VAI.

LOCALIZAÇÃO ESPECÍFICA

2

encurtamento das saias acima dos joelhos

3

ao dançar pela primeira vez "a filha do faraó", virgínia zucchi, cortou as saias do figurino que usou para interpretar a princesa aspícia.

nesse momento Estava nascendo o tutu bandeja, e petipá vai usar desse figurino em outros ballets, por mostrar mais a técnica das bailarinas.

quando petipá começou a ser mestre de ballet na rússia, trouxe de paris várias bailarinas italianas. carolina rosati foi sua primeira protagonista,  a princesa aspicia em "a filha do faraó".

4

bailarinas italianas protagonistas

pierina legnani foi a estrela de outros ballets de petipá, sendo a primeira a fazer os 32 douettés em público. petipá vai dar a outras bailarinas italianas papéis principais dos seus ballets.

ao contrário do que ensinava noverrre, petipá vai usar muito de divertissements nos seus ballets para divertir o público. o pas de trois do lago dos cisnes é um exemplo.

5

uso de divertissements

temos bailarina principal e a antagonista, que vai contra os desejos da primeira, e vai dar mais graça à história. é o caso de Nikyia e gamzatti, em "La bayadere".

6

bailarina principal x antagonista

7

se no romantismo, o homem era um mero cavalheiro acompanhante e a mulher era o centro das atenções, com petipá, ambos vão ter a chance de brilhar e ter seus próprios solos e papéis principais.

o homem volta a brilhar

vai ser petipá que vai criar a estrutura de grand pas de deux que conhecemos hoje: . entrée . adágio . variação masculina . variação feminina . coda

8

grand pas de deux

além das bailarinas principais e das antagonistas, outras bailarinas vão ter solos: as solistas e demisolistas, como as fadas da bela adormecida, por exemplo.

9

solistas e demisolistas

10

o corpo de baile não é mero pano de fundo

isso acontecia antes de petipá. com ele, o corpo de baile vai ser de suma importância para contar a história. um de seus mais famosos e bonitos é o do reino das sombras de La bayadere.

é quando uma dança típica de um povo é adaptada para um ballet e, em muitos casos, nem sequer usa pontas. petipá vai fazer muito isso. um exemplo é a dança russa no quebra-nozes.

11

danças a carater

12

exclusividade

nos ballets de petipá, as músicas, as coreografias, os cenários e os figurinos foram feitos exclusivamente para eles.