Clique para começar!
neste aqui, vou organizar os principais conceitos sobre os ballets de repertório como um dicionário para que você possa entender maisquando assistir ou estudar um ballet.
é todo ballet que conta uma história, com um enredo, uma trama e personagens. ele é dividido em atos e cenas (assim como um livro pode ser dividido em capítulos e parágrafos.
1
boa parte deles foi feito no século xix. o primeiro ballet de repertório da história é "la fille mal gardée", que, não por acaso, teve sua estreia no mesmo ano da revolução francesa (1789).
é a adaptação da história para um ballet. alguns ballets podem ter o libreto baseado em livros, outros de quadros, outros de peças de teatro, outros foram criados do zero....
2
"libretista" é quem cria o libreto do ballet. um grande libretista foi theóphile gautier.
é o responsável por criar as coreografias, as dnaças de um ballet. petipá foi o grande coreógrafo do séc xix, criando vários ballets do zero ou as suas versões de ballets já existentes.
3
é quem compõe as músicas de um ballet. no início, um compositor era desprezado por criar músicas apenas de ballet. mas ainda assim tivemos grandes profissionais no ramo, como tchaikovisky.
4
alguns ballets tiveram músicas criadas do zero, e algumas músicas foram reaproveitadas em outros ballets.
em algumas versões de don quixote, corsário, e paquita por exemplo, podemos ver as mesmas músicas e até as mesmas coreografias.
é quem dança o papel principal feminino ou masculino daquela história. em alguns ballets veremos também outros personagens principais.
5
algumas vezes o bailarino ou bailarina, mesmo sem fazer o papel principal dançam sozinhos. eles são solistas! é o exemplo das fadas da bela adormecida e do cupido de don quixote.
6
em alguns ballets, temos o personagem principal e um antagonista, que, não é necessariamente um vilão, mas vai contra os seus desejos. é o caso de gamzatti e nikyia em la baydadere.
é o nome dado a qualquer solo dentro de um ballet de repertóio, que pode, inclusive estar dentro da estrutura de um grand pas de deux e ser dançado separadamente em festivais e competições.
7
literalmente, "passo de dois". é o nome dado a uma dança de casal no ballet clássico. se não é clássico, ou duas pessoas do mesmo sexo, usa-se "duo".
8
nem sempre um pas de deux é dançado pelo casal principal. é o caso do pas de peasant de giselle e do pas de deux do pássaro azul da bela adormecida, por exemplo.
existe uma estrutura do grand pas deux:
entré - entrada do casal; adágio - a dança dos dois juntos; variação masculina - solo do homem; variação feminina - solo da mulher; coda - a parte final.
ela geralmente é a parte mais emcionante e mais energizante do ballet.
na coda são feitos os giros ou saltos em volta do palco (manége) e os famosos 32 fouettés.
"pas" é passo e a palavra a seguir é o número de pessoas que vai dançar. então, além do pas de deux, há também os pas de trois (3 pessoas), quatre (4 pessoas) e assim por diante. na foto, o pas de quatre do lago dos cisnes.
9
Significa que aquele trecho do ballet não está contando necessariamente a história do ballet, mas foi feito para divertir o público e mostrar a técnica e as habilidades dos bailarinos. é o caso do pas de trois de lago dos cisnes.
10
você pode usar esse material de consulta sempre que tiver alguma dúvida em algum conceito do ballet de repertório!
e esses são os principais termos que você precisa saber!