dicionário de ballet de repertório

Clique para começar!

neste aqui, vou organizar os principais conceitos sobre os ballets de repertório como um dicionário para que você possa entender maisquando assistir ou estudar um ballet.

é todo ballet que conta uma história, com um enredo, uma trama e personagens. ele é dividido em atos e cenas (assim como um livro pode ser dividido em capítulos e parágrafos.

1

ballet de repertório

boa parte deles foi feito no século xix. o primeiro ballet de repertório da história é "la fille mal gardée", que, não por acaso, teve sua estreia no mesmo ano da revolução francesa (1789).

é a adaptação da história para um ballet. alguns ballets podem ter o libreto baseado em livros, outros de quadros, outros de peças de teatro, outros foram criados do zero....

2

libreto

"libretista" é quem cria o libreto do ballet. um grande libretista foi theóphile gautier.

é o responsável por criar as coreografias, as dnaças de um ballet. petipá foi o grande coreógrafo do séc xix, criando vários ballets do zero ou as suas versões de ballets já existentes.

3

coreógrafo

é quem compõe as músicas de um ballet. no início, um compositor era desprezado por criar músicas apenas de ballet. mas ainda assim tivemos grandes profissionais no ramo, como tchaikovisky.

4

compositor

alguns ballets tiveram músicas criadas do zero, e algumas músicas foram reaproveitadas em outros ballets.

em algumas versões de don quixote, corsário, e paquita por exemplo, podemos ver as mesmas músicas e até as mesmas coreografias.

é quem dança o papel principal feminino ou masculino daquela história. em alguns ballets veremos também outros personagens principais.

5

primeiro(a) bailarino(a)

algumas vezes o bailarino ou bailarina, mesmo sem fazer o papel principal dançam sozinhos. eles são solistas! é o exemplo das fadas da bela adormecida e do cupido de don quixote.

6

solista

em alguns ballets, temos o personagem principal e um antagonista, que, não é necessariamente um vilão, mas vai contra os seus desejos. é o caso de gamzatti e nikyia em la baydadere.

é o nome dado a qualquer solo dentro de um ballet de repertóio, que pode, inclusive estar dentro da estrutura de um grand pas de deux e ser dançado separadamente em festivais e competições.

7

variação

literalmente, "passo de dois". é o nome dado a uma dança de casal no ballet clássico. se não é clássico, ou duas pessoas do mesmo sexo, usa-se "duo".

8

pas de deux

nem sempre um pas de deux é dançado pelo casal principal. é o caso do pas de peasant de giselle e do pas de deux do pássaro azul da bela adormecida, por exemplo.

existe uma estrutura do grand pas deux:

entré -  entrada do casal; adágio - a dança dos dois juntos; variação masculina - solo do homem; variação feminina - solo da mulher; coda - a parte final.

ela geralmente é a parte mais emcionante e mais energizante do ballet.

na coda são feitos os giros ou saltos em volta do palco (manége) e os famosos 32 fouettés.

"pas" é passo e a palavra a seguir é o número de pessoas que vai dançar. então, além do pas de deux, há também os pas de trois (3 pessoas), quatre (4 pessoas) e assim por diante. na foto, o pas de quatre do lago dos cisnes.

9

pas de trois, pas de quatre

Significa que aquele trecho do ballet não está contando necessariamente a história do ballet, mas foi feito para divertir o público e mostrar a técnica e as habilidades dos bailarinos. é o caso do pas de trois de lago dos cisnes.

10

divertissement

você pode usar esse material de consulta sempre que tiver alguma dúvida em algum conceito do ballet de repertório!

e esses são os principais termos que você precisa saber!