o que você precisa saber sobre ballet de repertório

Clique para começar!

você não entende totalmente um ballet quando assiste? aqui separei alguns conceitos que vão facilitar o seu entendimento!

o que é ballet de repertório?

de forma resumida, é todo ballet que conta uma história, com início, meio e fim. o primeiro deles foi criado no final do século xviii e é dançado até hoje!

os ballets de repertório são divididos como uma peça de teatro, com atos e cenas. é como se os "atos" fossem os capítulos de um livro e as cenas podem ser como se fossem os "parágrafos".

e quem criou isso tudo?

ele criou o conceito de "ballet d'action", o embrião do ballet de repertório.

jean-georges noverre é tido como o "shakespeare" do ballet e o "pai do ballet de repertório".

o ballet antes servia como um mero entretenimento para a corte e muitas vezes era atrelado a outras artes como a ópera e o teatro. não se via espetáculos só de ballet.

noverre aboliu as máscaras e as roupas pesadas; acabou com as falas; incluiu a pantomima; isso tudo para que o bailarino pudesse dançar livremente e interpretar apenas com danças, gestos e expressões faciais.

o bailarino não é uma máquina reprodutora de passos! essa é uma grande lição de noverre!!

além disso, noverre criou a noção de espetáculo com início meio e fim, em que todas as cenas deveriam ter uma ação e todos os personagens deveriam estar interligados ao enredo da história!

você pode ter acesso a esses conceitos no livro "cartas sobre a dança" traduzido para o português por marianna monteiro do livro original de noverre "letters sur la danse".

foi um aluno de noverre que criou o primeiro ballet de repertório da história. jean dauberval usou os conceitos de noverre para criar "la fille mal gardee" nas vésperas de eclodir a revolução francesa, sendo um ballet que dançamos até hoje.

em 2011 tivemos o mais recente ballet de repertório até então. o royal ballet fez a versão de alice no país das maravilhas. essa história já conhecida por todos virou também ballet de repertório.

noverre revolucionou o que se sabia sobre espetáculo, não só de ballet, como de outras danças no geral. e é por isso que no dia de seu aniversário, 29 de abril, comemoramos o dia internacional da dança!

pois, até hoje, muito do que ele definiu como "ballet d'action" podemos ver nos ballets de repertório.

como por exemplo, o uso de pantomimas, que são gestos específicos que ajudam a contar a história sem o uso de falas.

repare como albrecht implora à rainha myrtha pela sua vida no segundo ato de giselle.

mas, após noverre outros elementos foram incorporados ao ballet de repertório, como por exemplo os divertissements, que são as partes do ballet que não contam história, mas divertem o público. se fosse por noverre, isso seria apenas "encheção de linguiça" e ele aboliria totalmente.

o pas de trois de lago dos cisnes é um exemplo de divertissement.

outra inovação após noverre que veio com marius petipá foi a estrutura de grand pas de deux que temos hoje.

no ballet, "pas de deux" é passo de dois, que é quando há uma dança de casal.

esse grand pas de deux vai ser composto por: entré - quando o casal entra; adágio - a dança dos dois juntos; variação masculina - solo do homem; variação feminina - solo da mulher; coda - a parte final, onde acontece os giros ou saltos em volta do palco (manége) e os famosos 32 fouettés.

agora você já sabe porque quando vamos assistir um grand pas de deux completo, ele é tão longo!

inclusive petipá trouxe suas próprias mudanças de ballets já existentes, criando a sua própria versão deles e por vezes ficando mais famosas que as originais.

já citei alguns exemplos. mas don quixote, quebra-nozes, bela adormecida, coppélia, paquita são outros exemplos de ballets de repertório. existem muiiiitos outros!

você pode usar esse material de guia sempre que tiver alguma dúvida em algum conceito do ballet de repertório!