como começou a história do ballet no brasil?

Clique para começar!

o theatro municipal do rio de janeiro é uma das principais companhias profissionais clássicas do brasil.

por isso, você pode pensar que a história do nosso ballet começou com ele, mas não é bem assim.

a verdade é que os primeiros teatros brasileiros foram fundados em minas gerais.

o primeiro deles, a casa da ópera, em ouro preto, foi inaugurado em 6 de junho de 1770 e ainda está em funcionamento.

a casa da ópera Foi o primeiro teatro onde mulheres se apresentaram em um palco no país e é indicado por muitos como o primeiro teatro da américa latina.

em 1808, fugidos das guerras napoleônicas, chegam ao brasil os membros da família real.

inclusive, dom joão vi é conhecido por ser um grande incentivador das artes e da cultura aqui no brasil, sendo na época da vinda da família real que as danças das cortes se popularizaram por aqui.

é claro, já havia aqui outras danças, como as indígenas, por exemplo, mas o embrião da dança clássica só começaria aqui mais tarde.

a família real não foi a única a fugir das guerras napolêonicas para o brasil.

a familía lacombe veio da espanha para cá e isso foi muito importante para o desenvolvimento da dança clássica por aqui.

na rua do ouvidor é fundada em 1811 a primeira escola de dança e vamos ter Joseph louis antoine lacombe como o nosso primeiro professor de dança e etiqueta.

ele foi o primeiro a anunciar publicamente num jornal que daria aulas de danças.

é dessa época o nosso primeiro espetáculo de dança. Lacombe coreografou "I Due Rivali" e também "O Triunfo do Brasil ou Elogio” para a festa de consagração de d. joão como rei de portugal e algarves.

também é nesse período que foi fundado o primeiro teatro do rio de janeiro (o joão Caetano) e nele vão ser apresentados os nossos primeiros espetáculos de dança.

outra figura importantíssima para o desenvolvimento do nosso ballet clássico foi dom pedro ii.

inclusive, ele é uma das figuras que podemos ver no pano de boca do theatro municipal do rio de janeiro, e isso não é atoa!

é, por exemplo, no reinado de d. pedro ii que vamos assistir pela primeira vez os ballets la sylphide e giselle. bailarinos internacionais vem dançar aqui junto da companhia lírica italiana.

giselle vai ser dançado aqui pela primeira vez poucos anos depois da sua estreia mundial na ópera de paris.

nesse período a bailarina italiana maria baderna vem para cá para dançar no teatro joão caetano. seus fãs eram os "baderneiros", e, devido a bagunça que faziam, esse termo foi incorporado à nossa língua. há quem diga que ela foi a nossa primeira bailarina "assoluta".

no final dos anos 1850 o "jornal do commercio" acusou o ballet clássico de ser uma escola de prostituição para jovens e desencadear a decadência moral das famílias do império.

também nessa época foi fundado o "alcazar lírico", um teatro que funcionava na uruguaiana, cujos moldes eram os cabarés de paris. a plateia interagia com os artistas e nasciam os nossos musicais.

o alcazar era polêmico. nem todos gostavam dele e as mulheres que lá dançavam tinham má reputação. Mas foi nesse local que tivemos as nossas primeiras professoras de ballet clássico.

é nesse contexto que começa a surgir a ideia de que nós devíamos ter um teatro que abrigasse uma companhia de ballet com nossos bailarinos.

 joão cateano vai ser um dos idealizadores dessa ideia, mas de fato vai ser arthur azevedo quem vai dar consistência a esse projeto. e somente agora começava a nascer a ideia do theatro municipal. mas isso é história para outro material.