Clique para começar!

quais as pessoas que precisa para um espetáculo acontecer?

para que um espetáculo saia perfeito, são necessárias algumas profissões específicas, cada uma com uma função.

 mas pode ser em alguns casos que uma mesma pessoa exerça várias ao mesmo tempo.

essas profissões que vão ser citadas levam em conta o caso das companhias profissionais. mas é claro que os espetáculos de escolas amadoras também são belos e nem sempre vão contar com toda essa equipe.

professor de ballet

1

vai ensinar, dentre outras coisas, a técnica e cada detalhe de cada movimento e também novos movimentos.

2

pianista

nem todo espetáculo vai ter músicos prórprios. mas o pianista é um dos músicos que tocam a música que escutamos no espetáculo.

3

bailarin0

uma coreografia pode ser um solo, duo, pas de deux, trio, grupo... o bailarino vai ser quem dança a coreografia, quem faz cada movimento de dança no palco.

4

coreógrafo

é quem cria a coreografia, a sequência dos movimentos, e vai indicar de quem ele vai precisar em cada momento da dança , como bailarinos, iluminação, figurinista, etc, que vão dar forma à sua criação.

5

diretor artístico

é quem vai decidir os rumos de uma companhia de ballet, como: as obras que serão dançadas, os estilos, os coreógrafos, os bailarinos. também dirige os ensaios e a programação.

6

ensaiador

aprende os movimentos para organizar os ensaios. é ele quem vai garantir a essência de cada detalhe da coreografia quando o coreógrafo não estiver. também ajuda o bailarino a perceber as dinâmicas da coreografia.

7

remontador

é quem ensina para os bailarinos uma obra criada por outra pessoa. ele mostra os movimentos e as intenções do bALLET, E MOSTRA PARA TODA A EQUIPE ENVOLVIDA TODOS OS DETALHES DO ESPETÁCULO.

8

compositor

É QUEM CRIA A MÚSICA PARA O ESPETÁCULO, EM SINTONIA COM O COREÓGRAFO E O DIRETOR. HOJE MUITOS ESPETÁCULOS SÃO FEITOS COM MÚSICAS JÁ EXISTENTES. TCHAIKOVISKY FOI UM GRANDE COMPOSITOR QUE FEZ MUITAS MÚSICAS INTEGRALMENTE PARA BALLETS.

9

figurinista

É QUEM FAZ OS FIGURINOS QUE OS BAILARINOS USARÃO NO ESPETÁCULO. É IMPORTANTE QUE O FIGURINISTA ENTENDA DA OBRA A SER PRODUZIDA E DOS MOVIMENTOS QUE SERÃO FEITOS. POIS A ROUPA NÃO PODE ATRAPALHAR A MOVIMENTAÇÃO E É ESSENCIAL PARA AJUDAR A CONTAR A HISTÓRIA.

10

iluminador

CRIA, COM A AJUDA DA ILUMINAÇÃO, OS AMBIENTES E EFEITOS NECESSÁRIOS QUE AJUDAM A COMPOR O QUE ESTÁ SENDO PASSADO NAQUELE ESPETÁCULO.

11

CENógrafo

É QUEM FAZ OS CENÁRIOS QUE SÃO O PANO DE FUNDO, QUE AJUDAM A AMBIENTAR UM LUGAR OU UMA ÉPOCA.

12

libretista

* mais 2 extras para ballets de repertório

É O RESPONSÁVEL POR ADAPTAR OU CRIAR A HISTÓRIA DE UM BALLET. THEÓPHILE GAUTIER FOI UM IMPORTANTE DO SÉC XIX, ESCREVENDO O DE GISELLE.

13

coreólogo

É QUEM FAZ O REGISTRO OU A NOTAÇÃO DA COREOGRAFIA GRAFICAMENTE. É ELE QUEM ESCREVE OS DESENHOS, AS MUDANÇAS DE LUGARES DAS COREOGRAFIAS. no theatro municipal do rio, temos como exemplo dessa profissão cristina cabral.