Vamos começar!

professores que marcaram a história do ballet clássico

15 de outubro é o dia do mestre, e, como uma homenagem, serão comentados alguns do mais importantes professores que marcaram a história do ballet clássico.

1

domenico di piacenza

é o primeiro professor de ballet que se tem notícia. escreveu o primeiro tratado de dança  - a arte de dançar e dirigir danças, por volta do ano 1445. ele está preservado na biblioteca nacional de paris.

2

thoinot arbeau

publicou o "orchesographie" em 1588, descrevendo alguns movimentos de dança. é a origem teórica do en dehors.

3

Baldassare de Belgiojoso

foi para a frança a convite de catarina de medicis e adotou o nome balthazar beaujoyeulx. foi o responsável por coreografar o "Ballet aux embaixadores polonais", um dos primeiros ballets, e o "Ballet comique de la reine".

4

pierre beauchamps

foi o principal professor de ballet de paris do séc. xvi, sendo o professor de luis xiv. também foi o responsável por codificar as 5 posições básicas dos pés, foi o primeiro professor e diretor da ópera de paris e idealizou o método frncês. coreografou "Le Triomphe de l'Amour", o primeiro ballet em que mulheres dançaram publicamente no palco.

5

louis dupré

o primeiro intitulado "deus da dança" e também de "le grand dupré" por suas habilidades, entre elas os entrechats, tours en l'air e múltiplas piruetas. foi professor de noverre e diretor da ópera de paris e chegou a dançar ao lado de françoise prevost e dançou até os 60 anos.

6

gaetano vestris

sucessor de dupré na ópera de paris. sua família dominou o ballet francês por quase um século. atuou como mestre de dança para luis xvi. foi aluno de noverre e o primeiro bailarino a descartar a máscara para dançar, sendo mais um "deus da dança". foi também o professor mais distinto e procurado de sua época.

7

jean-georges noverre

aluno de dupré, sucedeu véstris na ópera de paris. revolucionou toda a dança em seu tempo, escrevendo o "letters sur la danse", e criando as bases para os ballets de repertório com os seus conceitos de dança e espetáculo com o "ballet d'action".

8

gasparo angiolini

apontado como um rival de noverre na criação do ballet pantomima. em resposta ao "letters sur la danse", publicou o seu "lettere". foi professor no ballet da ópera da corte de viena e é creditado por ter levado o ballet pantomina à rússia.

9

jean dauberval

aluno de noverre, criou em bordeaux o primeiro ballet de repertório da história que dançamos até hoje: la fille mal gardée.

10

jean-baptiste landé

primeiro professor de ballet da rússia e fundou a escola do ballet imperial, hoje teatro mariinksy. foi professor da catarina, a grande.

11

charles le pic

chamado de "apolo da dança", dirigiu o ballet imperial. foi aluno e disseminou as ideias de noverre na rússia e graças a ele o "letters sur la danse" foi publicado por lá.

12

carlo blasis

escreveu o "Tratado elementar teórico e prático sobre a dança" e o "código de terpsícore". elaborou um alfabeto da dança, falando inclusive sobre pas de deux e a dança nas pontas. cecchetti se inspirou nele para criar o método italiano.

13

charles didelot

apontado como  "pai do ballet russo" e por ser o criador da sapatilha de ponta, colocando em prática as ideias de blasis. foram duas alunas suas as primeiras a subirem nas pontas.

14

filippo taglioni

mestre na ópera de paris, criou o ballet la sylphide para a sua filha, marie taglioni e a ensaiou. foi esse seu ballet o primeiro ballet de repertório a ser dançado nas pontas.

15

august bournonville

aluno de noverre e vestris. criou o método de ballet dinamarquês e a sua própria versão do ballet la sylphide, que se tornou a mais famosa.

16

jean coralli

um de seus grandes méritos é que foi criador das coreografias do corpo de baile do ballet giselle.

17

jules perrot

criou inúmeros ballets da era romântica, dentre eles os solos do ballet giselle, que revelou o talento de carlotta grisi, com quem foi casado. 'd o pfofessor retratado na "aula de dança" de degas.

18

arthur saint-léon

mestre de ballet na ópera de paris, ficou muito reconhecido por seu ballet coppélia. escreveu o "La Sténochoréographie, ou Art d'écrire promptement la danse",  primeira notação coreográfica que documentou os pés e também os movimentos dos braços, tronco e cabeça.

19

louis merante

dirigiu a ópera de paris no seu pior momento no século xix. famoso por ter coreografado o ballet sylvia e frequentemente retratado por degas em seus quadros, junto com perrot e saint-león ajudou a definir a tradição do ballet francês. o personagem do professor no filme "a bailarina" é inspirado nele.

20

Marius petipá

rival de saint-léon, é um dos mais geniais mestres e coreógrafos de todos os tempos.  solidificou as bases do ballet  russo. criou vários ballets de  repertório, como o lago dos cisnes, que são os mais populares até hoje, além de ter feito suas próprias  versões de tantos outros.

21

lev ivanov

apontado como o assistente de marius petipá, criou os atos brancos (II e iv) do lago dos cisnes e boa parte de quebra nozes quando petipá começou a adoecer.

22

enrico cecchetti

fundador do método cecchetti (italiano). também criou os papéis carabosse e pássaro azul de bela adormecida. também reconhecido pela sua porte técnica de pontas e por ser um dos poucos a ter um plano de aula definido da sua época.

23

agrippina vaganova

foi aluna de petipá. não se revelou tanto como bailarina, mas foi uma das mais geniais professoras. criou o método russo mundialmente usado até hoje, mesclando características do russo já existente, cecchetti e francês.

24

maria olenewa

de origem russa, chegou ao brasil em excursão com a companhia de anna pavlova e leonide massine. por aqui ficou e fundou a primeira escola de ballet do país e profissionalizou o nosso ballet.

25

maria olenewa

dançou nos ballets russes de diaghilev, foi professora de aliacia markova e foi uma das fundadoras da atual companhia royal ballet e do método royal de ballet.

26

george balanchine

um dos mestres e coreógrafos mais influentes do séc. xx. criou o método americano de ballet e foi um dos fundadores do new york city ballet.

27

fernando alonso

criou o método cubano de ballet, adaptando o método vaganova às suas vivências no abt e os seus conhecimentos sobre o corpo e a cultura cubana.