conheça as primeiras bailarinas absolutas

Clique para começar!

primeira bailarina é o cargo mais alto que uma bailarina pode alcançar dentro de um companhia profissional.

e primeira bailarina absoluta? você sabe o que isso significa?

primeira bailarina absoluta ou "prima ballerina assoluta" é um título que é concedido a bailarinas verdadeiramente extraordinárias.

ninguém é promovido a ele e muitas primeiras bailarinas nem vão conquistá-lo, porque é título, e não cargo!

aqui nesse material separei uma lista de todas as bailarinas que foram agraciadas com essa honraria para que todo mundo as conheça!

uma das principais bailarinas do século xix. foi a primeira a fazer os 32 fouettes no palco no ballet "cinderella". pouco depois disso, petipá lhe deu esse título.

pierina legnani

1

a principal rival de pierina. a concesão de seu título foi polêmica. ela o conseguiu indo à corte imperial russa. petipá não quis dá-lo e ela desejou a conquista da rival.

Matilda Kschessinskaya

2

alicia makova

3

grande bailarina do século xx. dançou nos ballets russes de diaghilev. fundou o english national ballet. não há registros oficiais do título, mas ela é citada como tal em várias fontes.

galina ulanova

4

um dos principais nomes do ballet do século xx. se formou com vaganova e foi tranferida para o bolshoi. um pouco depois da transferência o governo soviético lhe conceceu o título.

yvette chauviré

5

a única bailarina francesa a recer a honraria. dançou na ópera de paris e na companhia de serge lifar. foi disputada por coreógrafos e agraciada pelo governo francês.

alicia alonso

6

grande estrela do século xx. fundou o ballet nacional de cuba e continuou a dançar mesmo após perder parcialmente a visão. foi a primeira latino-americana a conquistar  esse título. 

a única bailarina brasileira a receber o título. ele foi concedido após sua performance no papel odette-odile no lago dos cisnes, que foi a primeira versão completa da américa latina.

7

bertha rosanova

8

maya plisetskaya

uma das grandes bailarinas do teatro bolshoi do século xx. suas conquistas foram usadas como sinônimo da vitória do governo soviético, que lheu deu o título após ulanova se aposentar.

9

natalia makarova

estrela russa do século xx. dançou no kirov, mas na década de 70 deserdou para o abt, tendo  em algumas ocasiões mikhail brayshnikov como partner, e conquistou seu título.

10

eva eudokimova

se formou no ballet ópera de berlim. foi partner de nureyev por muitos anos. após uma performance no kirov ballet, natalia dundiskaya lhe deu o título. 

11

margot fonteyn

fez toda a sua carreira no royal ballet e uma das maiores bailarinas do mundo até hoje. foi partner de nureyev, mesmo ele sendo quase 20 anos mais novo. a companhia londrinha que lhe concedeu a honraria.

12

anneli alhanko

foi a primeira bailarina do royal swedish ballet.

além do título de primeira bailarina assoluta, foi também a primeira a receber o título de dançarina da corte.

13

phyllis spira

única sulafricana a receber a honraria. começou sua carreira no royal ballet e dançou por quase 30 anos na cidade do cabo. o presidente da áfrica do sul lhe deu o título.

14

alessandra ferri

a útlima bailarina que recebeu o título. dançou no royal ballet, no abt e no la scala. também conquistou a ordem do mérito da república italiana, a maior honraria que um italiano pode receber.

você pode estar sentindo falta de nomes como anna pavlova, ana botafogo, natalia osipova, svetlana zakharova ou marianela nuñez.

mas, até o momento, nenhuma delas recebeu esse título, embora tenham sido bailarinas incríveis e mereçam muito!