Vamos começar!

porque a bailarina recebe flores quando dança?

a bailarina receber flores no palco é uma tradição e uma forma de demonstração da sua excelente performance.

tradicionalmente a bailarina ganha um grande buquê, agradece, retira uma flor, entrega ao partner e agradece a ele.

há uma série de histórias que buscam explicar onde começou essa tradição. aqui iremos relatar algumas delas.

após uma apresentação de marie sallé em 1734, o público ficou tão entusiasmado  após sua apresentação de "pigmaleon" que jogou ao palco moedas de ouros embrulhadas como bombons.

1

1

no séc. xix, os homens comumente davam às suas bailarinas favoritas diamantes e peles, esperando algo em troca. Nos anos 1890, Mathilde Kschessinska, foi famosa pela performance e pelos amantes.

1

2

na déc. de 1930 londres começou a aperfeiçoar os buquês. os bailarinos eram muito mal pagos, o royal ballet era uma companhia muito recente, e os fãs davam às bailarinas flores, comidas e presentes.

1

3

essa tradição pode ter começado pela proximidade do royal opera house com o mercado de flores no covent garden.

1

há quem diga ainda que após uma apresentação do quebra-nozes em londres, um dono de  teatro ficou tão sensibilizado que resolveu dar flores a todos os bailarinos.

1

4

não há data espercífica deste fato, mas a primeira apresentação deste ballet fora da rússia foi em londres em 1934 com alicia markova no papel principal.

1

em 1961, quando nureyev estreou sua primeira temporada em paris, dentre outros objetos foram atiradas 18 lingeries ao palco.

1

5

 na década de 1960 margot fonteyn arrancou uma flor de seu buquê e entregou ao seu partner nureyev. o casal transformou o final dos espetáculos de tal forma que o encerramento poderia durar horas.

1

6

em 2014, após a estreia da nova coreografia de david daw, funcionários do royal opera house subiram ao palco e deram flores para homens e mulheres.

1

regras e curiosidades das companhias

tradicionalmente só as mulheres recebiam flores, e os homens só nos papéis femininos.

1

enquanto no new york city ballet e no american ballet theatre as flores são dadas pelas companhias na estreia de determinados papéis, no royal, elas são dadas por fãs em quase todas as apresentações.

1

no royal, se uma solista recebe flores e a primeira bailarina não, isso não é mostrado no palco.

1

para evitar isso, foi criado um "fundo de flores" por um membro da plateia para que se compre flores de emergência para quem não recebeu ou quando há distribuição desigual entre os solistas.

1

uma regra é que os buquês devem ser feitos para que a bailarina consiga abraçá-los com só um braço enquanto agradece no palco.

1

no metropolitan opera house há uma equipe masculina que prepara as flores. os espinhos são retirados para que não machuque as bailarinas e não estrague os figurinos.

1

isso é importante, pois já houve uma bailarina do royal que se machucou ao ajeitar as flores após dançar romeu e julieta.

1

no royal há buquês temáticos de acordo com os ballets. em "manon" se amarra uma pulseira de diamantes no buquê...

1

no "alice no país das maravilhas", um arranjo com salsichas, flamingos, cartas de baralho e colheres de pau; para a fada açucarada, rosas com doces; para "la fille mal gardéee, amarra uma fita rosa.

1

a década de 1960 tornou-se a década do lançamento de flores. mas nem só flores novas eram lançadas: também poderia ser caixas de flores velhas ou estragadas junto com chumbo para melhorar a mira.

1

1

hoje o royal só permite o lançamento em galas ou despedidas de bailarinos.