passo a passo para conquistar a pirueta perfeita no ballet

Clique para começar!

a pirueta é um dos passos mais complexos do ballet epor isso muitos bailarinos têm dificuldades.

se você tem dificuldades em girar, você não está sozinho! eu também tive que dar duro apra conquistar as minhas piruetas.

aqui separei um passo a passo para você verificar qual a sua dificuldade e finalmente começar a acertar o seu giro.

a pirueta envolve basicamente que 3 movimentos estejam coordenados: o relevé passé, a cabeça e os braços.

se um deles estiver descoordenado, a pirueta já era! vamos aos detalhes.

como você vai girar se você ainda não consegue sustentar a pose?

1

1

antes de ir para a pirueta, treine seu balance

se estiver na ponta, faça como um "saltito", isso vai te dar a agilidade para as piruetas consecutivas. lembre-se que o passé da pirueta deve ser ágil, se não perde a energia.

2

2

treine relevés passés

a preparação já diz se a sua pirueta vai acontecer ou não. faça uma boa quarta, ou quinta, plié fundo e rápido como uma mola e peso na perna de base já é um bom começo.

3

3

preparação

ao mesmo tempo que a perna de base sobe na meia ponta ou ponta, a de trabalho tem que ir para o passé. se a de base subir antes, seu giro perde a mecânica e não acontece.

4

4

as duas pernas devem trabalhar juntas

ao mesmo tempo que a perna de base sobe no relevé e a de trabalho vai para o passé, os braços devem chegar na primeira ou terceira. após chegar na posição eles devem se manter firmes.

5

5

movimento dos braços

a cabeça dá a direção e a velocidade e nos ajuda a não ficar tão tonta durante os giros. ela deve sair por último e chegar primeiro em relação ao corpo e você deve marcar um ponto na direção do seu olhar.

6

6

movimento de cabeça

não adianta dicas se não treinar. repita de novo, de novo e de novo até você conseguir. a gente só acerta errando muito antes. essa sou eu treinando na coxia antes de dançar.

7

7

treine até conseguir

isso me deu confiança para finalmente conseguir girar pirueta dupla no palco. vídeo do meu solo de 2019.

falo por experiência própria! eu só melhorei depois que treinei e comecei a acreditar mais que eu pdoia! olha aqui eu girando em maio de 2017.

8

8

acredite, você pode!

e olha eu girando em agosto de 2022! aí eu já tinha conseguido aprender a girar. o processo foi difícil, mas eu conquistei minhas piruetas!