Vamos começar!

um ballet de estrelas

pas de quatre

pas de quatre

"pas de quatre" no ballet é qualquer coreografia que envolva 4 bailarinos. mas, aqui vamos falar de um ballet específico que tem esse nome.

significado do termo

pas de quatre é um divertissement feito por sugestão de benjamin lumley, então diretor do teatro de sua magestade. estreia mundial: 12 de julho de 1845 no teatro de sua magestade, em londres. coreografia: jules perrot. música: cesare pugni. elenco: marie taglioni fanny cerrito lucile grahn carlotta grisi

ficha técnica

contexto

o ballet não conta uma história. a ideia dele era mostrar as habilidades das principais estrelas da época. teria a entrada, cada uma teria seu solo, e depois, todas dançariam juntas.

jules perrot, então, criou coreografias para cada bailarina exibir o que tinha de melhor.

fato é que o pas de quatre foi um verdadeiro sucesso de público e crítica. juntar as 4 grandes estrelas da época foi a receita de ouro!

curiosidades

o "passo de quatro" era para ter um outro elenco. fanny elssler também foi convidada para dançar, mas recusou e lucile grahn entrou em seu lugar.

outra bailarina?

houve uma confusão quanto à ordem das coreografias que seriam apresentadas. ficou decidido que marie taglioni encerraria o espetáculo, já que era a mais famosa. entre as outras, ficou decidido que seria da mais nova para a mais velha.

uma outra polêmica é que fanny cerrito foi a única que dançou sem a coroa de flores, pois queria se diferenciar das outras, recusando0-se usar a mesma guirlanda.

sob essa configuração, o ballet foi apresentado 4 vezes. na terceira delas, estavam presentes a rainha vitória e o príncipe albert.

Quase cem anos depois, em 1941, uma nova versão foi encenada pelo coreógrafo Anton Dolin . As dançarinas que ele usou foram: Nathalie Krassovska como Lucile Grahn, Mia Slavenska como Carlotta Grisi, Alexandra Danilova como Fanny Cerrito e Alicia Markova como Marie Taglioni. Desde então, muitas companhias de balé realizaram a peça.

Também vimos com as nossas bailarinas Tamara Capeller, Beatriz Consuelo, ao centro Tatiana Leskova e Bertha Rosanova em 1953.

aqui no brasil, o pas de quatre foi visto pela primeira vez em 04 de junho de 1951, com a configuração: Taglioni: Mary Ellen Novlan, Grisi: Lilian Lanese, Grahn: Paula Lloyd e Cerrito: Ann Koesun.

em 2018, também pudemos assistir esse ballet no espetáculo "primavera da dança". Esse registro é da carol do meia ponta.