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já reparou que no ballet vários passos se chamam "battement"? isso tem um porquê. aqui vou explicar isso e os principais battements do ballet.
no ballet battement indica todo passo que a perna de trabalho sai de uma posição inicial, se afasta da perna de base e retorna à posição inicial. há vários tipos de battement.
logo,um degagé não é um battement, porque ele não retorna à posição inicial. geralmente é um movimento de preparação ou que liga um movimento a outro. pode ser no chão ou no ar.
há battements com a perna no chão, com a perna no ar, com a perna acima de 90 graus, com as pernas dobrando e por aí vai. eles podem ser feitos em todas as direções.
em outros métodos o nome pode ser "petit battement tendu". pode começar em 1a, 3a, ou 5a posição. a perna de trabalho desloca, estica ao máximo arrastando pelo chão sem dobrar os joelhos e retorna para a mesma posição.
em outros métodos o nome pode ser apenas "battement jeté". é o mesmo princípio do tendu, mas a perna de trabalho levanta alguns cm do chão quando estende ao máximo.
em alguns métodos podemos ter o "glissé" também.
exercício típico do método vaganova. muito bom para treino de fechar a 5a e para baterias. é feito em flex, onde a perna da frente fecha atrás em flex, depois volta para frente em flex, e faz um tendu esticado e fecha atrás. recomeça por trás.
mesma idéia do jeté, mas a perna vai ser lançada até o seu ponto máximo, que pode ser 90 graus ou mais, mantendo todo o corpo reto e as pernas totalmente esticadas.
existem outras variações como o grand battement pointé (que ao descer a perna faz um pointé e volta para cima e fecha). e também o en cloche, em que a perna vai para frente e para trás.
pode ser com o pé de base no chão, meia ponta ou ponta; o de trabalho pode ser no chão, no ar, acima de 90. em vaganova, a partir de 90, passa por developpé. nos outros métodos, não.
as duas pernas dobram e esticam. "fondu" é derretido, então, o movimento deve ser sustentado.
ótimo para treinar a agilidade das baterias. em vaganova é feito com o pé de trabalho sempre esticado; no royal, feito em flex.
a de base pode estar no chão, meia ponta ou ponta. começa num sur le cou-de-pied, e estica com agilidade até o máximo e retorna.
ideia similar ao frappé, mas a perna de trabalho não estica totalmente, só até o meio do caminho. em vaganova é feito abraçando e atrás seguidamente.
"battu" indica no ballet tudo que é batido, uma ideia de bateria. a perna de trabalho bate só na frente na altura no ossinho do tornozelo ou só atrás.
junto com o battement anterior é muito usado em combinações de frappé. é chamado de "serré" em alguns métodos.
qualquer passo em que a perna desenvolve e volta para a posição inicial. pode ser feito em qualquer altura e direção. pode ser feito lento, em adágios, ou com a intenção de grand battement.
dependendo do método pode ser que existam outras variações não citadas aqui.
e esses são os principais battements do ballet.