mulheres que fizeram história no ballet clássico

Clique para começar!

março é o mês que se comemora o dia das mulheres. por isso, separei algumas mulheres que marcaram a história do ballet clássico.

foi a primeira mulher a dançar publicamente. em 1681 ela dançou com outras mulheres o ballet "Le Triomphe de l’amour". antes disso, os papéis femininos eram interpretados por homens e não era bem visto uma mulher dançar em público.

1

1

Mademoiselle de La Fontaine

foi a primeira mulher a executar os "pas battu", como os cabrioles, por exemplo. esses passos eram "de homem" e para isso ela cortou o comprimento das suas saias.

4

4

marie la camargo

ela chocou o público ao aparecer apenas de túnica para dançar“Pygmalion”  em 1734. na época, mulheres dançavam apenas de roupas muito volumosas e ela fez isso para dar mais veracidade para o seu personagem.

5

5

marie sallé

aluna de noverre, ela é a bailarina intitulada por inventar a pirueta.

6

6

anne heinel

também conhecida como madame theodore, ela foi quem criou e dançou o papel de lise, de la fille mal gardée, o primeiro ballet de repertório da história.

7

7

Marie-Madeleine Crespé

muitos creditam este feito a marie taglioni, mas foram essas 2 as primeiras bailarinas a subirem nas pontas entre 1813 e 1815.

8

8

GENEVIEVE GOSSELIN E EUDOKIA ISTOMINA

9

9

Marie taglioni

ícone da sua época e símbolo do era romântica, popularizou a dança com sapatos de ponta.

pierina legnani

famosa por ter sido a primeira a executar os 32 fouettés no palco. foi também a primeira a receber o título de primma ballerina assoluta e primeira a fazer o papel-duplo de odette-odile.

10

10

anna pavlova

um ícone de sua geração, foi a primeira bailarina a viajar pelo mundo. ela levou a dança para vários países. estima-se que ela dançou a morte do cisne 4mil vezes! ela tinha u cisne de estimação e até hoje existe uma sobremesa com seu nome.

11

11