Vamos começar!

mitos do método vaganova

justamente por ter sido criado na rússia, alguns mitos sobre o método vaganova são espalhados por aí.

você vai ver como todos esses mitos não são verdades e como este método é tão eficaz e forma excelentes bailarinos até hoje como osipova e zakharova.

1

não existia ballet russo antes de vaganova

mitos

mitos

a verdade é que antes de vaganova, os czares investiram para desenvolver o ballet na rússia e antes dela, lá pisaram mestres como petipá e didelot.

o que não havia era um método russo que de fato estruturasse uma aula de ballet. cada professor dava os passos na sua ordem de sua preferência. vaganova se inspirou em cecchetti e fez seu método se baseando em aulas muito bem planejadas.

2

o método foi pensado de forma anatômica e harmônica e com progressões, de forma a ser possível para todos executar o movimento.

quem não tem biotipo russo não pode dançar no método vaganova.

inclusive ela mesma não tinha o biotipo ideal e há relatos de que ela preferia trabalhar com "alunos que todos ignoravam" do que aqueles que eram "feitos para a dança", mas que eram tomados pela preguiça.

3

no geral vaganova não delimita sequências específicas de aula e é dever do professor observar a individualidade do aluno e observar a sua realidade.

o método vaganova não serve para a realidade brasileira.

se assim o fosse não teríamos em nosso país professores que aplicam o método adaptando-o à sua realidade, e não alterando-o. é possível, por exemplo, estender os anos de duração, mas aplicar as mesmas progressões e dos conteúdos.

4

vaganova permite que o professor trabalhe os elementos do programa da forma que ele achar que é melhor para a turma e nível, pois não há sequências pré-definidas.

o método vaganova dá pouca liberdade ao professor.

inclusive era uma prática que ela estimulava pedir ao aluno que criasse adágios e allegros. a liberdade de criatividade era estimulada de ambos os laoos: aluno e professor.

5

pelo contrário! vaganova preza pela individualidade do aluno, por entender as razões do movimento e que o professor não deve esperar uma sala padrão.

o método vaganova não considera as dificuldades do aluno.

outra prática comum era que vaganova frequentemente pedia às suas alunas que explicassem o movimento para ver se de fato elas tinham entendido.

6

no próprio livro de vaganova, há trechos falando que ela mesma não o reconhecia como imutável.

o método vaganova é engessado e não se atualiza.

são exemplos de atualizações no método: o livro vaganova today, o fato de que antes ele não permitia pernas tão altas e que o chainé mesmo na ponta era feito na meia ponta, e acréscimos de outras disciplinas no programa de ensino.

vaganova incorporava tudo o que estava ao seu redor e constantemente reformulava seu método para que estivesse de acordo com o que era o mais atual, melhor e mais bonito.

assim o fazem até hoje os seus colaboradores.

7

vagamova prima pela simplicidade de execução e nomeclatura. além disso, no método não é bem visto afetações excessivas.

o método é muito complicado.

poderiam ser citados outros mitos. aqui foram só alguns exemplos para mostrar que ele pode ser usado por todos pelo mundo inteiro, como de fato é.