Vamos começar!
o lago dos cisnes é um ballet romântico dançado em 4 atos. estreia mundial: 04 de março de 1877. coreografia: julius Reisinger música: PYTOR Ilyich Tchaikovsky personagens: Odette/Odile: Polina Karpakova Príncipe Siegfried: Victor Gillert Von Rothbart: Sergey Sokolov Benno: Sergey Nikitin Wolfgang: Wilhelm Wanner A princesa regente: Olga Nikolayeva
libretistas: Vladimir Begichev E Bolshoiily Geltser.
o ballet foi inspirado no conto de fadas Der geraubte Schleier (O Véu Roubado) do escritor alemão Johann Karl August Musäus. e nos trabalhos de Richard Wagner Der Ring, Lohengrin e Tannhäuser.
o primeiro ato do ballet começa com uma cena no castelo. o príncipe siegfried está chegando à maioridade. por isso, estão organizando uma festa para ele.
sua mãe quer que ele se case com uma princesa e se tornar um rei. mas não é isso que ele deseja.
o príncipe ganha de presente um arco e flecha e sai para caçar.
no segundo ato é quando ele encontra no caminho da sua caçada um lago repleto de cisnes e fica encantado!
os cisnes na verdade são donzelas que foram amaldiçoadas pelo bruxo von rothbart.
todas as cisnes tomam a forma humana apenas à noite.
o príncipe acaba conhecendo a odette e os dois se apaixonam perdidamente.
odette teme a vida do príncipe por causa do bruxo. mas ele jura que vai libertar a princesa. ele chama odette para o baile de seu aniversário.
no terceiro ato é onde ocorre o baile do príncipe com convidados de vários países.
é neste momento que odile entra em cena. ela é filha do rothbart e chega no baile justamente para enganar o príncipe.
ela dança com o príncipe e faz ele acreditar que ela é a odette.
enganado, o príncipe jura seu amor à odile.
odette aparece no baile e o príncipe se dá conta de que foi enganado. ela não pode mais ser livre, já que ele jurou amor para outra. e o príncipe foge atrás dela.
no quarto ato, odette volta para o lago e as outras cisnes a consolam.
o príncipe conta para ela tudo o que aconteceu, e ela decide perdoá-lo.
há 2 possíveis finais: rothbart é vencido pelo ppríncipe. ou odette decide que só a morte pode libertar do seu feitiço. os 2 se atiram no lago e finalmente ficam juntos.
quando o ballet estreou em 1877 foi um fracasso e só se tornou o sucesso de hoje após a versão de petipá e ivanov de 1895.
Quando o ballet ia estrear, Anna Sobeschanskaya foi apontada para o papel principal, mas ela só o dançou depois. para a sua estreia, ela pediu a petipá para criar o pas de deux do 3º ato.
na recriação de petipá de 1895, pierina legnani foi a primeira que interpretou o papel-duplo de odette-odile, pois antes 2 bailarinas se revezavam no papel.
outra curiosidade é que inicialmente o figurino usado por pierina para odile não era preto e sim azul royal.
outro feito de pierina é que foi por causa dela que os 32 fouettés passaram a ser parte fundamental do ballet para odile enfeitiçar o príncipe. ela já havia feito antes no ballet cinderella.
odile passou a ser o "cisne negro" na produção "the Magic swan" de 1941 de alexandra fedorova-fokine dançada por tamara toumanova. ela não foi a primeira a dançar de tutu preto, mas foi a sua performance que o tornou uma tradição no lago dos cisnes.
nem todas as bailarinas faziam os 32 fouettés na coda do 3º ato. um exemplo ooi Maya Plisetskaya, que usou manége para enfeitiçar o príncipe. numa turnê nos eua, a imprensa a menosprezou dizendo que a bailarina não conseguia executar. na sua próxima perforamnce ela se vingou fazendo impecáveis fouettés.
em 1959 tivemos aqui no tmrj o primeiro lago dos cisnes da américa latina. ele foi dançado por bertha rosanova e aldo lotufo nos papéis principais e montado por eugenia feodorova.