Vamos começar!

um toy story dos ballets de repertório

fairy doll

fairy doll

fairy doll é um ballet em 1 ato e 2 cenas. estreia mundial: 04 de outubro de 1888 na ópera  da corte de viena. coreografia: Josef Hassreiter. música: joseph bayer. elenco: Sir James Plumpstershire : Julius Price Lady Plumpstershire: Jeanette Telle dono da loja de brinquedos: Louis Frappart mestre de marionetes: Josef Hassreiter  fada boneca: Camila Pagliero

ficha técnica

libreto

libretistas: Joseph Hasreiter e Franz Howl.

o ballet foi baseado no libreto de 1815 de E. T. A. Hoffmann: der sandamnn, o mesmo que na década anterior inspirou o ballet coppélia.

enredo

podemos encontrar duas diferentes versões desse ballet.

a primeira versão  é de um único ato e se passa numa loja  mágica de bonecas, onde elas ganham vida ao anoitecer. essa história te parece familiar, não é?

quando chega a noite, a fairy doll, a boneca fada, lança uma magia e todos os brinquedos dançam felizes.

um dia um menino fica preso na loja e vê toda a magia acontecer.

há várias bonecas diferentes, dentre elas a boneca bebê, ela fala papá e mamá enquando dança.

há também bonecas de várias nacionalidades, como a francesa, a russa, a espanhola, a chinesa e a japonesa.

o menino fica encantado pela fairy doll...

mas na manhã seguinte, o dono da loja abre a porta, o menino sai e as bonecas voltam a ser bonecas. e assim finaliza essa versão.

a segunda versão também se inicia na loja de brinquedos que os bonecos ganham vida.

um carteiro entra na loja e acidentalmente esbarra em uma boneca, que começa a se mexer.

logo em seguida entra uma menina com uma boneca quebrada e pede para o mestre consertar.

várias pessoas chegam à loja para comprar brinquedos, como um fazendeiro, que compra uma boneca austríaca e um harlequin.

e uma família rica inglesa que compra a fairy doll.

como despedida, os demais bonecos fazem uma festa para a fairy doll.

nesta versão também há várias bonecas de vários tipos e nacionalidades. mas há também o famoso pas de trois da fairy doll com 2 harlequins.

curiosidades

a primeira apresentação do ballet na verdade foi em 9 abril de 1888 e se deu por um evento de caridade patrocinado pela princesa Pauline Metternich no palácio do príncipe Johannes Liechtenstein. somente os aristocratas dançaram. a própria princesa foi a dona da loja.

nesta versão inicial, o ballet se chamava "Im Puppenladen" (loja de brinquedos) e não tinha a personagem principal "boneca fada".

quando de fato estreeou no dia 04 outubro do mesmo ano, o nome foi substituído por "die puppenfee" (a boneca fada). quem o dançou foi camilla pagliero.

além de coreógrafo do ballet, Josef Hassreiter também organizava os eventos de caridade da princesa pauline e foi professor de ballet da aristrocacia. em 1891, após o sucesso do ballet, ele foi promovido a mestre de ballet da corte de viena.

"die puppenfee" foi um dos ballets mais executados nos países de língua alemã. Somente durante a vida de Hassreiter, este trabalho teve mais de 600 apresentações em Viena e foi apresentado em mais de 500 palcos ao redor do mundo.

o pas de trois hoje muito conhecido e dançado nos festivais, somente foi acrescentado ao ballet na versão dos irmãos Legat, Nikolai e Sergei, encenada no Mariinsky em 1903.

nesta versão anna pavlova dançou o papel da boneca espanhola. mais tarde, em 1914, ela interpretou a fairy doll, que depois se tornaria um dos seus mais importantes papéis. supõe-se que ela quem dançou aqui a primeira vez esse ballet, com o programa de 1918, sob o nome "boneca encantada".

um outro ballet foi inspirado em fairy doll. em 1919 leonide massine criou o la boutique fantasque com um história bem semelhante.