Clique para começar!

fada lilás -  a fada que salvou a bela adormecida

Deixe o som ligado!

conhecendo a personagem

a história do ballet bela adormecida não é tão diferente da já conhecida por todos nós.

no ballet, a fada lilás é a responsável por salvar a vida e quebrar o feitiço de carabosse (esse é o nome da fada má no ballet).

no ballet, graças à fada lilás, aurora, ao invés de morrer ao espetar o dedo no fuso após completar 16 anos, vai dormir por 100 anos junto de todo o reino e só despertará ao receber um beijo de seu amor verdadeiro.

no ballet, a variação da fada lilás acontece no prólogo, antes do 1º ato do ballet, que é justamente na festa do batizado da princesa aurora.

Características da bailarina

A interpretação tem que ser ao mesmo tempo, leve, por ser uma fada, mas imponente - ela derrota a carabosse, então, tem que haver uma certa valentia, uma certa força!

a variação, apesar de não ser o personagem principal e não caber à primeira bailarina, é de alto nível técnico. Mas não é só isso - a bailarina tem que ser extremamente músical e primar pela limpeza!

curiosidades

o royal ballet de londres tem a sua própria versão dessa variação, totalmente diferente da origininal.

a variação com certeza marcou a história da diva ana botafogo. Ao prestar audição para o cargo de solista do theatro municipal do rio de janeiro, ela dançou esse solo e foi aprovada como primeira bailarina da companhia.

na rússia a flor lilás é símbolo da sabedoria, por isso, essa fada é associada à flor lilás e é conhecida como fada da sabedoria.

além disso, no 2º ato do ballet, ela entra vestida de atena, a deusa da sabedoria.

marie petipá, a filha de marius petipá foi a primeira fada lilás da história. há boatos questionando se ela realmente dançou ou só fez mímicas no papel. mas há fotos de marie no papel usando pontas, o que faz negar o boato.