Vamos começar!

como os surdos dançam ballet

se o ballet é uma arte que é aliada à arte da música, talvez você possa pensar que os surdos não dançam ballet.

aqui será provado justamente o contrário: os surdos dançam ballet! você verá como e alguns exemplos de bailarinos, projetos e outras formas de incluí-los no ballet.

agora que você já sabe que surdos dançam, pode se perguntar: como é o aprendizado do ballet? Por outros dos sentidos!

língua dos sinais

1

1

é a língua com que eles se comunicam. se um professor consegue se comunicar com ela, facilita o aprendizado. pois nem sempre, para o surdo, será possível fazer leitura labial.

1

mas, lembre-se de que, ao contrário das nossas pantomimas dos ballets de repertório, as línguas de sinais não são universais.

1

isso quer dizer que as libras, são a língua do brasil. assim como a nossa língua falada não é universal, a língua de sinais também não.

1

então, se você souber libras, você consegue se comunicar com surdos brasileiros, mas não de outros países. para isso é preciso saber a língua de sinais daquele país.

leitura labial

1

2

ela é também uma das formas que os surdos usam para compreender o que estamos falando. por isso, é muito importante que o professor fale diretamente de frente para ele.

uso de vibração

1

3

dependendo do tipo de música é possível sentir a vibração no chão e assim os surdos conseguem compreender o ritmo da música.

toque

1

4

assim como nos alunos ouvintes, nos alunos surods também é possível corrigir pelo toque para que ele possa compreender melhor o movimento.

sentimento

1

5

assim como os ouvintes usamos nosso sentimentos para transmitir nossas emoções ao realizar os movimentos, o mesmo também fazem os surdos.

exemplos de bailarinos surdos

1

6

exemplos de projetos de ballet para surdos

1

7

outras formas de incluir os surdos no ballet

1

8

legendas em vídeos e redes sociais

1

quando legendamos um vídeo, ou postagem em redes sociais também promovemos a inclusão, fazendo com que todos tenham acesso ao conteúdo de dança que produzimos.

empatia

1

buscar entender o próximo, estudar libras e buscar que a vida tem outra persperctiva diferente da nossa, também vai ajudar a incluir mais gente no ballet.