Clique para começar!
como cuidar dos seus pés de bailarina
nossos pés são nosso intrumento de trabalho! por isso, eles merecem um cuidado especial e eu vou dar várias dicas para você cuidar melhor dele.
1
sapatilha de ponta
muito amadas e também muito odiada por muitas bailarinas, a ponta pode ser a origem de dores e machucados nos pés.
ela é mesmo a ponta certa para você? Está mole ou dura demais? está no número certo? você está bem alinhada ao subir?
2
proteções dos pés
você está protegendo bem seus pés dentro da ponta? existem uma infinidade de opções: ponteiras de vários tipos, dedeiras, protetor de joanete... mas lembre-se: as proteções não podem apertar o pé dentro da ponta! isso pode influenciar também na numeração da sua sapatilha.
3
unhas
nunca deixe as suas unhas grandes demais, mas também não corte até o sabugo. pode atrapalhar e machucar demais na ponta.
4
manicure: ir ou não ir?
somente se você já estiver acostumada e se já tiver uma profissional de confiança.
se não, prefira fazer seus pés quando estiver de férias do ballet.
5
água quente
depois de uma aula de ponta um escalda pés pode ser o melhor remédio para relaxá-los! ele vai aumentar a circulação sanguínea no local.
6
gelo
em caso de machucados e lesões colocar gelo no local é a melhor coisa! ele contrai nossos vasos e vai diminuir o inchaço. mas não coloque se você for fazer aula logo em seguida, porque seu corpo vai precisar esquentar de novo. atenção ao tempo de permanência e ao contato direto com a pele! gelo também queima!
7
massagem e hidratação
também é uma boa opção para relaxar os pés após a aula. escolha um creme não muito oleoso e capricha na massagem! seus pés vão agradecer!
8
unhas roxas
é uma possível conseQuência da ponta errada ou de ficar muito tempo usando a sapatilha.
caso isso aconteça com você não tente arrancar ou furar a unha sozinha! procure um dermatologista para te orientar!
9
minha unha caiu! e agora?
se estiver quase caindo, não arranque! elas são nossa proteção e pode ser que a nova unha nasça por baixo. mas caso caia sozinha e você precise dançar de ponta, consulte seu médico sobre anestésicos locais.
10
bolhas e calos
nunca estoure suas bolhas e arranque seus calos! eles são proteções dos nossos pés. para os calos, proteja-os mais e para as bolhas abertas, fazer curativos com cicatrizantes pode ajudar a curar mais rápido.
11
machucados e lesões
nunca os ignore e continue a dançar como se nada estivesse acontecendo! consulte seu médico imediatamente para que ele te oriente.
12
sapatos
você não vai querer se machucar usando sapato e depois machucar mais ainda com a sapatilha do ballet, não é?
para o dia-a-dia procure sempre os mais confortáveis possíveis!