Clique para começar!

como cuidar dos seus pés de bailarina

nossos pés são nosso intrumento de trabalho! por isso, eles merecem um cuidado especial e eu vou dar várias dicas para você cuidar melhor dele.

1

sapatilha de ponta

muito amadas e também muito odiada por muitas bailarinas, a ponta pode ser a origem de dores e machucados nos pés.

ela é mesmo a ponta certa para você? Está mole ou dura demais? está no número certo? você está bem alinhada ao subir?

2

proteções dos pés

você está protegendo bem seus pés dentro da ponta? existem uma infinidade de opções: ponteiras de vários tipos, dedeiras, protetor de joanete... mas lembre-se: as proteções não podem apertar o pé dentro da ponta! isso pode influenciar também na numeração da sua sapatilha.

3

unhas

nunca deixe as suas unhas grandes demais, mas também não corte até o sabugo.  pode atrapalhar e machucar demais na ponta.

4

manicure:  ir ou não ir?

somente se você já estiver acostumada e se já tiver uma profissional de confiança.

se não, prefira fazer seus pés quando estiver de férias do ballet.

5

água quente

depois de uma aula de ponta um escalda pés pode ser o melhor remédio para  relaxá-los! ele vai aumentar a circulação sanguínea no local.

6

gelo

em caso de machucados e lesões colocar gelo no local é a melhor coisa! ele contrai nossos vasos e vai diminuir o inchaço. mas não coloque se você for fazer aula logo em seguida, porque seu corpo vai precisar esquentar de novo. atenção ao tempo de permanência e ao contato direto com a pele! gelo também queima!

7

massagem e hidratação

também é uma boa opção para relaxar os pés após a aula. escolha um creme não muito oleoso e capricha na massagem! seus pés vão agradecer!

8

unhas  roxas

é uma possível conseQuência da ponta errada ou de ficar muito tempo usando a sapatilha.

caso isso aconteça com você não tente arrancar ou furar a unha sozinha! procure um dermatologista para te orientar!

9

minha unha  caiu! e agora?

se estiver quase caindo, não arranque! elas são nossa proteção e pode ser que a nova unha nasça por baixo. mas caso caia sozinha e você precise dançar de ponta, consulte seu médico sobre anestésicos locais.

10

bolhas e  calos

nunca estoure suas bolhas e arranque seus calos! eles são proteções dos nossos pés. para os calos, proteja-os mais e para as bolhas abertas, fazer curativos com cicatrizantes pode ajudar a curar mais rápido.

11

machucados e lesões

nunca os ignore e continue a dançar como se nada estivesse acontecendo! consulte seu médico imediatamente para que ele te oriente.

12

sapatos

você não vai querer se machucar usando sapato e depois machucar mais ainda com a sapatilha do ballet, não é?

para o dia-a-dia procure sempre os mais confortáveis possíveis!