Vamos começar!

um ballet russo

o cavalinho corcunda

o cavalinho corcunda

o pequeno cavalinho corcunda é um Grand Ballet em quatro atos e oito cenas com apoteose. estreia mundial: 15 de dezembro de 1864 na Teatro Bolshoi. coreografia: Arthur Saint-Léon. música: Cesare Pugni. elenco: Ivanushka: Nikolai Troitsky A Donzela do Czar: Marfa Muravieva A Rainha das Nereidas: Maria Sokolova

ficha técnica

libreto

libretista: Arthur Saint-Léon, após Pyotr Ershov

o ballet foi baseado em um poema-conto de fadas russo para refletir uma consciência nacional, que estava sendo criada.

enredo

ivan mora numa fazenda na rúsica com seu pai e 2 irmãos mais velhos, que nunca o deixam pARTICIPAR DE nada porque o consideram bobo. mesmo assim ivan continua SENDO alegre E GENTIL COM ELES.

numa noite o pai manda os 2 irmãos vigiarem a plantação, porque alguém está roubando milho. ao invés disso, eles bebem e pegam no sono.

quando ivan está colocando uma coberta nos irmãos, vê surgindo no céu um pequeno cavalo encantado.

ivan tenta capturar o animal, agarrando-o pela calda. o cavalinho pede para que o solte. ivan concorda e ganha dele 3 cavalinhos de presente. dois grandes e dourados e um pequeno e corcunda.

ele explica que ivan pode até vender os grandes se quiser, mas tem que ficar sempre com o corcunda, pois ele será o seu amigo para sempre.

neste momento um brilhante pássaro de fogo voa e deixa cair uma única pena. o cavalo  corcunda alerta ivan para não pegá-la, pois traz má sorte.

ivan não dá ouvidos. e quando está tentando pegar a pena, seus irmãos acordam e  roubam os 2 cavalos dourados.

os 2 levam os cavalos para vender no mercado em frente ao palácio do czar e ivan os encontra.

o czar está com dificuldades de controlar os animais e ivan os doma facilmente. o czar fica impressionado e transforma ivan no chefe dos estábulos reais.

o assistente do czar, o camareiro, fica com muita inveja e tenta se livrar de ivan. ele encontra a pena de ivan e mostra ao czar, imaginando que ficaria numa situação ruim.

só que não acontece como o camareiro estava pensando. o czar encosta a pena numa pintura de pássaros, que ganham vida e saem voando.

depois, no quadro de uma donzela rainha, que também ganha vida e desaparece rapidamente. o camareiro convence o czar que só ivan vai conseguir encontrar a donzela.

com a ajuda do cavalinho corcunda, ivan encontra a donzela, dançam juntos e se apaixonam.

quando o czar vê a moça do quadro, ele a pede em casamento. mas como é um casar, a donzela não pode dizer não.

mas ela joga o anel no fundo do oceano e diz que só pode se casar quando o anel for encontrado.

o czar manda ivan buscar o anel. no fundo do mar, protegido pelo cavalinho, peixes e criaturas mágicas o ajudam. a princesa fica feliz em ver ivan, mas triste em ver o anel, já que ela não quer se casar com o czar.

a princesa diz então que só se casará com o czar depois que ele se rejuvenescer se jogando num pote de leite fervendo. o czar aceita, mas quer que ivan tente primeiro.

o cavaliho protege ivan de novo, que pula no pote e se transforma num lindo príncipe. o czar pula também, mas com ele a mágica do cavalinho não funciona e ele nunca mais sai do pote de leite.

assim, ivan e seu princesa se casam e vivem felizes para sempre.

curiosidades

apesar de parecer inocente, o poema-conto de fadas que baseia o ballet foi proibido na rússia durante 20 anos no século xix por fazer o czar parecer um tolo.

o papel de ivan era para ser originalmente de Timofei Stulkolkin (na foto ele como drosselmeyer de quebra-nozes), mas ele quebrou a perna e Nikolai Troitsky o fez.

o ballet foi um enorme sucesso e colocou arthur saint-léon de volta ao posto de grande coreógrafo junto com petipá. mas mesmo após o contrato de saint-léon não ter sido renovado com os teatros imperiais, petipá  manteve o ballet no repertório da companhia.

depois de ficar 10 anos fora dos palcos, petipá reviveu o ballet para pierina legnani sob o título "a donzela do czar". uma das mudanças foi a coreografia da donzela, já que pierina tinha um forte trabalho de pontas.

para a nova versão de petipá Alexander Shiryaev encarou o papel de ivan. no entanto, petipá o deixou sozinho para criar a sua própria parte.

em 1902, Emile Loubet, presidente da frança, visitou a rússia, à pedido da familia imperial. para a sua homenagem foi feita uma apresentação do 2º ato da versão de gorksy no Teatro Chinês de Tsarskoe Selo.