a história do theatro municipal do rio de janeiro

Clique para começar!

o theatro municipal do rio de janeiro é uma das principais companhias profissionais clássicas do brasil.

mas você sabe como a história dele começou?

o tmrj não foi o primeiro teatro a ser construído no brasil.

o primeiro deles foi a casa da ópera, em ouro preto, que foi inaugurado em 6 de junho de 1770 e ainda está em funcionamento.

no rio de janeiro, o primeiro teatro construído foi o que hoje conhecemos com o nome de joão caetano.

a família real já havia chegado por aqui e precisávamos de um teatro que estivesse à altura das cortes européias.

a família lacombe vem da espanha para o brasil, também fugidos das guerras napoleônicas.

luis lacombe abre a nossa primeira escola de dança na rua do ouvidor e é nosso primeiro professor de dança e etiqueta. ele é quem vai ensinar as danças da corte à população brasileira.

lacombe vai fazer os nossos primeiros espetáculos de dança e vai ser nomeado mestre de danças da casa real.

muito antes da construção do tmrj, o teatro joão caetano vai ser o palco das principais apresentações artísticas do rio de janeiro.

no final da década de 1850 na rua uruguaiana é fundado o "alcazar lírico" nos moldes dos cabarés franceses. ali nascia nossos musicais.

acontece que nem todos gostavam daquele lugar. lá tivemos nas nossas primeiras professoras de ballet. mas, as mulheres que dançavam lá tinham uma má reputação.

então, joão caetano, quem dá nome ao nosso primeiro teatro, começa a encabeçar a ideia de que deveríamos ter um teatro nacional que abrigasse uma companhia de ballet para os bailarinos brasileiros.

mas somente mais tarde com o dramaturgo arthur azevedo é que o projeto ganhou forma e consistência.

quando pereira passos assume a prefeitura do estado do rio de janeiro, ele inicia um processo de modernização, que incluía o "bota-abaixo" e a "avenidação".

a ideia era transformar o aspecto do centro rio numa espécie de "bélle èpoque" tardia. não atoa há semelhanças entre o rio e paris, especialmente entre o tmrj e a ópera de paris.

e nesse processo de modernização, ficou decidido que o rio precisava de um teatro para a realização de grandes espetáculos. para isso, o prefeito abriu uma "concorrência pública" para o projeto.

mas, na concorrência houve polêmica. ao final, foram vencedores empatados os projetos "áquila"e o "isadora". o prefeito decidiu, então, unir os dois num único.

acontece que o projeto "áquila" era de um "autor secreto" - o engenheiro era o filho do prefeito!

ao final, juntou-se os dois projetos mesmo assim! ambos tinham em comum a inspiração na tipologia da ópera de paris.

o prédio do tmrj começou a ser erguido em 1905. a obra foi relativamente rápida, inaugurando em 1909 pelo presidente nilo peçanha e pelo prefeito souza aguiar.

inicialmente o theatro foi inaugurado com a capacidade para 1739 espectadores. com o decorrer dos anos foi submetido a reformas e hoje comporta 2252 lugares.

com a construção do tmrj não tivemos logo o nosso ballet. no início se apresentavam lá artistas estrangeiros. e apenas na década de 1930 que passou a ter seus próprios artistas.

sobre ballet não tivemos nenhuma apresentação nos primeiros anos do tmrj. a primeira foi realizada em 1913. Tamara Karsavina e nijinsky fizeram os papéis principais no espectro da rosa.

em 1921 a bailarina maria olenewa vem ao brasil junto com a companhia de leonide massine. e, 1927, animada com as aulas particulares de ballet que já estava dando na cidade do rio, funda a nossa primeira escola de ballet, que hoje recebe seu nome.

a ideia da escola era justamente formar o nosso primeiro corpo de baile com bailarinos brasileiros. inicialmente, alunos da escola e membros do corpo de bail edançavam juntos nas apresentações.

mas, depois, em 1936 foi criado o corpo de baile do tmrj, sendo separado da escola e criada a nossa primeira companhia de ballet profissional.

desde então, a companhia apresenta um vasto repertório e prestígio internacional, apesar dos percalços que a acompanham.