a real história da sapatilha de ponta

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a sapatilha de ponta é um dos símbolos do ballet clássico e você pode achar que o seu uso no ballet sempre existiu.

o ballet tem cerca de 500 anos de existência e as pontas, 200. antes delas, se dançava ballet com sapatos com pequenos saltinhos.

além disso, muitos dizem que marie taglioni foi a primeira bailarina a subir nas pontas. pensar isso é comum, já que ela popularizou o seu uso, mas ela não foi de fato quem dançou nas pontas primeiro.

algumas bailarinas são apontadas por terem sido as pioneiras nessa inovação. entre elas, anna pavlova, marie taglioni, Genevieve Gosselin, Amalia Brugnoli, e Fanny Bias.

é fato que ao taglioni subir nos palcos nas pontas pela primeira vez em la sylphide tornou essa sapatilha como símbolo da leveza feminina no ballet.

mas antes dela, outras bailarinas já tinham feito isso. e é o que vai ser explicado a seguir.

em 1820, carlo blasis, professor de ballet na ópera de paris, escreveu o seu "tratado elementar teórico e prático sobre a dança”.

nele, blasis analisa os aspectos técnicos da dança e prevê que essa arte evoluirá tanto que iremos dançar nas pontas dos pés.

mas em seu livro, blasis não especifica se serão homens, mulheres ou ambos que usarão sapatilhas de ponta!

um pouco antes,  em 1795, charles didelot inventou o que seria a antecessora da sapatilha de ponta, a "máquina voadora".

a máquina voadora era um sistema de roldanas e cordas e a ideia era dar a sensação de que a bailarina estivesse flutuando no ar.

duas alunas de didelot foram, então as primeiras a dançarem nas pontas. genevieve gosselin, em 1815, foi escalada para dançar o papel de flore, no ballet "flore et zephire" e foi a primeira aparição de uma bailarina na ponta.

mas, pela estrutura simples das primeiras pontas dá para imaginar que só se subia em cima delas por breves momentos.

na mesma época a bailarina evdokia istomina também vai colocar os sapatos de ponta. ela também foi aluna de didelot e dançou inúmeros papéis principais de seus ballets.

alguns anos depois é que taglioni vai popularizar a ponta na sua performance de la sylphide.

fanny bias também é apontada como uma das pioneiras a subir nas pontas. ela já foi vista em uma litogravura de 1821 dançando nas pontas também o papel de flore et zephire de didelot.

uma outra bailarina apontada por esse feito é amalia brugnoli. em 1822, na sua performance de "La Fée et le Chevalier” ao lado de Armand Vestris, ela também dançou nas pontas.

por vezes também inumeram anna pavlova como uma das primeiras a subir nas pontas. mas a verdade é que ela tinha pés arqueados, cônicos e flexíveis. por isso, ela tinha que adaptar suas pontas para conseguir subir.

na época, houve quem a acusasse de trapacear por reforçar suas sapatilhas, mas hoje é uma prática muito comum entre bailarinas.

durante algum tempo a ponta só vai ser utilizada nos ballets por personagens etéros para dar a leveza que eles precisam. o primeiro ballet que todo o corpo de baile vai usar pontas vai ser giselle.

ao contrário de la sylphide, que já tinha sido dançado nas pontas anteriormente, mas, nas primeiras versões, apenas a primeira bailarina dançava de ponta.

mas, com o tempo, a ponta tomou conta do coração de todos e se tornou ítem obrigatório de todos os ballets como vemos hoje com muiiiito mais momentos e movimentos nas pontas.