Olá bailarinas e bailarinos que me leem!!!

Como eu já disse anteriormente, sempre que quiserem que eu fale de algum tema específico ou alguma dúvida de ballet que vcs tenham, vcs podem me sugerir à vontade!!! Então, o post de hoje foi inspirado na sugestão de uma seguidora que me deu no perfil do instagram (@tutudaju).

O grande desejo de toda bailarina quando começa o ballet clássico é usar as belíssimas sapatilhas de ponta. Afinal as sapatilhas de ponta são o que diferencia o ballet das demais danças e é o grande símbolo do ballet.

Então, começa a surgir perguntas como: quanto tempo vou demorar para começar a usá-las? Será que ainda falta muito?

Para responder essa pergunta vou separar em pequenos grupos: crianças, ballet adulto e também sobre homens na ponta.

Sapatilha de Ponta em Crianças

As crianças normalmente começam a usar as sapatilhas de ponta por volta dos 10 anos em média. Isso porque devem esperar ter a consciência corporal de cada exercício do ballet, ter os músculos e ossos desenvolvidos e bem estruturados o suficiente.

Isso obviamente deve ser avaliado pelo professor. Ele é que vai saber se aquela bailarina já está preparada para toda a exigência física que as pontas exigem. Caso isso não ocorra podem acontecer gravíssimos problemas como tendinites, artroses, lesões e etc!!!

O recomendável para crianças é que se tenha em média 4 anos de ballet para começar a usar a sapatilha de ponta, mas esse tempo pode variar para mais ou para menos, de acordo, entre outros fatores, com o desempenho técnico da bailarina (eu, por exemplo, entrei no ballet aos 6 anos de idade, mas só comecei a usar a ponta aos 11).

Para quem quiser mais dicas sobre a primeira aula de ponta, deixo o vídeo abaixo da Carol Lima, que além de professora de ballet clássico da Petite Danse, é também fisioterapeuta! Ela também dá dicas no instagram dela: @what.s.your.point

Sapatilha de ponta no Ballet Adulto

Antes de tudo, saibam que é possível SIM começar o ballet depois de criança e é possível SIM colocar as pontas no ballet adulto!!!

Hoje em dia não existe mais essa ideia que ballet é somente para crianças ou profissionais!!! O ballet não tem qualquer limitação quanto a idade se desejar praticá-lo como atividade física ou hobby. Além de ser uma arte maravilhosa, pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, para a saúde e para a mente!!!

“Ah, Ju! Mas já to muito velha para entrar no ballet!!!” Ah é??? Então assistam esses 2 vídeos, que vc pode mudar de ideia!!!

Histórias maravilhosas, não é??? Porque não escolher fazer ballet???

Quanto ao tempo que demora para entrar nas pontas, assim como nas crianças disse uma média, para os adultos, não vou dizer para vcs que há um tempo certo e determinado que eu vá garantir que com certeza vcs vão entrar na ponta!!!

Em média, acredito que com 2 anos de aula, dá para começar as pontas, pois já adultos já tempos a consciência do próprio corpo e músculos e ossos mais desenvolvidos do que quando crianças, mas ainda assim, tem que criar a força necessária e a consciência de como cada passo deve ser feito corretamente. De nada adianta subir na ponta se vc não consegue fazer bons relevés na meia ponta, por exemplo.

Também no caso do ballet adulto, o professor é que vai avaliar o momento adequado da bailarina poder começar a usar as tão desejadas sapatilhas. Esse tempo também vai poder variar para mais ou para menos, a depender também, dentre outras coisas, do desempenho técnico da bailarina.

Homens na Sapatilha de Ponta

A sapatilha de ponta tradicionalmente foi pensada para as mulheres no ballet, para dar a impressão de leveza, de que a bailarina estivesse flutuando. Sendo o primeiro ballet de repertório dançado na ponta o “La Sylphide”.

Atualmente essa tradição de somente as mulheres usarem as pontas continua. Na maioria das coreografias de ballet clássico em geral, só as mulheres usam ponta equanto os homens dançam apenas na meia ponta. Normalmente eles dão o suporte para elas, enquanto elas é que se sobressaem na coreografia utilizando as pontas.

Entretanto, não há qualquer impedimento para que homens usem a ponta também com a finalidade de trabalhar ainda mais as forças dos pés. Se o bailarino desejar, pode sim usar!!! Só tem que ter um pouco mais de cuidado e ser bem trabalhado, pois embora os bailarinos sejam fortes, eles são mais pesados e tem o centro do corpo um pouco diferente para o equilíbrio nas pontas.

A título de curiosidade existem ballets de repertório que homens usam a sapatilha de ponta, como Cinderela e Sonho de uma noite de verão.

E também existe a companhia Les Ballets Trockadero de Monte Carlo, na qual somente homens dançam usando pontas, fazendo sátiras dos clássicos ballets de repertório.

Para todos os casos

Não tentem queimar etapas só para “ficarem bonitos” na sapatilha de ponta nova!!! Não tentem comprar a sapatilha de ponta sozinhos, especialmente a primeira, sem a orientação do seu professor!!! Muito menos fazer exercícios na ponta sozinhos!!! NÃO FAÇAM!!! Isso pode causar seríssimos problemas para vcs, pondendo ser machucados ou lesões mais sérias!!!

Cada pessoa tem um tipo de pé, um tipo de força e isso vai influenciar no modelo de sapatilha que vc irá usar!!! O modelo que a sua amiga usa, pode não ser bom para vc!!! Existem bailarinas com mais colo de pé, com pé mais largo, com mais força que outras, etc! E isso vai influenciar no tipo ideal de sapatilha de ponta para vc!

Existem pessoas que têm facilidades naturais, como aquelas que já nascem com aquele peito de pé, aquela perna em X ou uma magreza natural. Mas existem também as pessoas que se esforçam e são bastante dedicadas que também podem atingir bons resultados se insistirem e trabalharem bem o corpo no ballet!

O seu professor é que vai observar seu desempenho nas aulas, se vc está bem preparado(a) para as pontas e qual seria a melhor para vc! Ouça-o!!! O ballet e a própria sapatilha de ponta requerem um trabalho de bastante paciência e dedicação!!! Não cedam à ansiedade, respeitem o seu corpo e as orientações do seu professor!!!

As aulas iniciais de ponta, podem ser aparentemente meio chatas, porque trabalham muito a força dos pés e a consciência de subida e descida das pontas, com muitos rolamentos e relevés! Pode parecer meio entediante para quem ja está ansioso por piruetas e arabesques, mas é um trabalho importantíssimo que não deve ser ignorado!!!

Por isso não desanimem e não achem que a primeira vez que calçarem uma sapatilha de ponta para fazer a sua primeira aula será maravilhoso! Pq sapatilha de ponta dói! E MUITO! Afinal, não é natural colocar todo o peso do corpo apenas no dedão do pé, não é?

Mas calma, que não precisa ser esse martírio todo!!! Aos poucos a gente vai se acostumando com a dor, vai ficando mais forte, e vai ficando mais fácil(ou um pouco menos difícil se preferirem)!!! No início pode parecer impossível, mas no final todo o esforço vai sim valer muiiito a pena e vcs vão ver o quão gratificante é!!! E quem sabe passam a atingir os famosos 32 fouttes???

OBS: Alguém aí nunca fez ballet e deseja começar a fazer aulas??? Que tal dar uma olhada a mais aqui pelo blog??? Estou começando a listar as escolas de ballet por aqui!!! É só clicar em “onde fazer ballet”(http://tutudaju.com/onde-fazer-aulas-de-ballet/)! Pode ser que encontre uma escola de dança perto de você!!! Que tal começar agora???

Espero que tenham gostado do post!!!

Sintam-se livres para comentar e dar novas sugestões!!!

Até a próxima!!!