Oi gente linda que acompanha meus contéudos!

Um dia, uma seguidora do Instagram me perguntou qual era a diferença entre pirueta en dehors e pirueta en dedans porque ela sempre se confundia e sempre se embolava na aula. Decidi, então, transformar esse tipo de conteúdo em vídeo pro canal do YouTube.

Logo, como vocês já estão acostumados aqui, primeiro, teremos o vídeo que eu fiz pro canal, que está super explicativo, e abaixo dele, a descrição do que foi falado.

Embora, algumas pessoas possam achar que essa poderia ser uma dúvida boba ou idiota, lembre-se de que não existe isso de dúvida idiota! Ninguém nasce sabendo de tudo! Logo que começamos o ballet, entramos num mundo novo com um vocabulário totalmente novo, então, é perfeitamente compreensível esse tipo de confusão, ainda mais entre as bailarinas iniciantes.

Portanto, para que você nunca mais confunda en dehors e en dedans, é importante que você saiba o seguinte: en dehors é para fora, em relação à perna de base, e en dedans, é para dentro. Logo, praticamente qualquer pirueta pode ser en dehors ou en dedans (de quarta, de quinta no passé, no attitude, no arabesque e até mesmo o fouetté!).

E, no ballet, não só as piruetas podem ter essa variação, mas muitos outros passos também existem em en dehors e en dedans, como por exemplo o rond de jambe. E algumas vezes até mesmo o sentido de execução de uma sequência pode ser en dehors (começando de dentro para fora) ou en dedans (começando de fora para dentro). Mas esse não foi o assunto desse vídeo. Citei apenas para ilustrar.

Espero ter deixado clara essa diferença para vocês e que vocês NUNCA mais façam esse tipo de confusão em sala de aula!

Em breve, quando eu masterizar minha pirueta tripla, prometo que faço vídeo para o canal com dicas para melhorar!

Até o próximo post!!!