Olá pessoal!

Essa semana vocês responderam uma pergunta minha pelo Insta (@tutudaju) e com base no que vocês me responderam fiz esse vídeo super legal!!!

1º) Arabesque x Attitude

No arabesque, a perna de trás está esticada e a do attitude, dobrada.

2º) Developpé x Enveloppé

No developpé, que significa “desenvolver”, a perna sai dobrada e estica; no enveloppé, ela sai esticada e dobra.

3º) Retiré x Passé

Eu já vi dizerem que não há diferença. Mas para quem diferencia, passé, significa “passar”, então, você vai passar a perna de frente para trás ou de trás para frente. Já retiré significa “recolher”, então é só recolher a perna; não haverá essa passagem de um lugar para o outro.

4º) Glissé x Jeté

Essa diferenciação é bem sutil. São dois passos comumente dados na barra, sendo que o glissé é mais lento, mais sustentado e o jeté tem um acento, que pode ser tanto dentro quanto fora.

5º) Tendu x Dégagé

Mais uma diferença sutil. O tendu é sempre algo que fecha. O dégagé só vai e vai ser comumente usado como preparação para alguns outros passos.

6º) Dégagé x Coupé

Também podem ser usados como preparação, sendo que no dégagé a perna é esticada e no coupé, dobrada.

7º) Coupé x Sur le cou-de-pied

No coupé, o pé encosta no tornolezo, tanto atrás quanto na frente. Já no sur le cou-de-pied, o pé abraça o tornozelo.

8º) Assemblé x Sissonne

São dois saltos bem parecidos em que há um deslocamento. O assemblé é um salto de um apoio para dois. Ele sai arrastando a perna de trabalho, e as duas podem juntar em quinta no ar ou no chão. Já o sissonne é um salto de dois apoios para um. Só junta no chão mesmo.

9º) Assemblé x Cabriole x Brisé

Temos aqui 3 saltos parecidos. O assemblé arrasta e junta em quinta, no chão ou no ar; o cabriole, a perna sai de quinta para um jeté, a do fondue bate nela e a do jeté permanece no ar; já o brisé, a perna sai de um jeté, a de baixo bate e cruza e cai em quinta no chão.

10º) Balloné x Balloté

São dois passos que até o nome é parecido e que pode ser saltados ou não. A grande diferença entre eles vai ser o acento. No balloné o tempo vai ser embaixo no fondue e no balloté, em cima com a perna esticada.

11º) Entrechat Trois x Entrechat Cinq

O nome “entrechat” indica pequenos saltos que são batidos, que cruzam a perna. “Trois” e “cinq”, são números, 3 e 5, respectivamente, que seria o número de vezes que a perna cruza.

O entrechat trois seria um royal (aquele changement, que cruza a perna da frente antes e troca de posição), só que na hora da descida, a mesma perna vai cair no coupé (se for com a perna da frente, ela vai cair num coupé atrás; se for com a perna de trás, ela vai cair num coupé na frente).

O entrechat cinq seria um entrechat quatre (troca 4 vezes) em que a perna vai cair num coupé (se for com a perna na frente, a que termina atrás cai no coupé, se for com a de trás, a que termina na frente cai no coupé).

12º) Piqué x Enveloppé

Temos aqui dois giros que avançam. No piqué, o giro é en dedans (para dentro da perna de base) e a perna que pisa vai ser oposta à perna que recolhe. No enveloppé, o giro é en dehors (para fora da perna de base) e a perna que pisa vai ser a mesma da perna que vai recolher.

13º) Grand Jeté x Saut de chat / Sodange / Grand Jeté por Developpé

Aqui é uma diferença entre dois grandes saltos com a mesma mecânica. Mas no grand jeté a perna sai esticada e no saut de chat, desenvolvendo.

 

E esses foram os passos parecidos que eu escolhi para diferenciar! Espero que a partir deste post ninguém aqui nunca mais confunda!

Até o próximo post!!!