Gírias do Ballet

Gírias do Ballet

O Ballet é um universo próprio com uma linguagem própria. Dentro dessa linguagem própria não estão só os passos do ballet, que como já vimos aqui inúmeras vezes, são em francês. Dentro dessa linguagem estão também as gírias do ballet, que em outros contextos, podem não fazer sentido ou ainda ter um sentido totalmente diferentes. Aqui vou citar e explicar brevemente algumas dessas gírias. Vamos a elas.

1. Bater ou marcar cabeça

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Indica o movimento que fazemos com a cabeça durante os giros no ballet, marcando o ponto na direção do olhar e dando a velocidade e a direção do nosso giro. É o que nos ajuda a manter o eixo durante o giro e a não ficar tão tonta quando ele termina. Segue aquela regra da cabeça ser a última que sai e a primeira que chega. Se o seu professor te falar que você não está “batendo a cabeça” significa que você não está fazendo esse movimento e que possivelmente está com dificuldade de girar por causa disso.

2. Fechar a costela

Quer dizer que você não deve só encolher a barriga e deixar os ossos da costela visíveis. Pense em colocar o corpo levemente à frente e se posicionar como se estivesse usando uma calça jeans apertada. No vídeo acima eu explico isso brevemente. Ele é um vídeo super antigo do canal, mas que é ainda super válido. Essa correção você faz acertando a sua postura e com certeza vai te ajudar a girar mais e a melhorar o seu balance, o seu equilíbrio de uma forma geral.
 

3. Colar o umbigo nas costas

postura

Nem todo aluno entende perfeitamente essa correção, mas quer dizer que você está “solta” na região do abdomen. É uma expressão para uma correção similar à anterior. Pense na intenção de se “puxar para cima”, sempre trabalhar crescendo e prendendo o abdomen.

4. Encaixar o quadril ou “popô de tanajura”

Fora do ballet poderia soar muito estranho a depender de como é usado, mas, no ballet, essas expressões não querem depreciar quem tem mais glúteo. Se o seu professor te faz essa correção, apenas querem dizer que você deve se colocar numa posição da pelve neutra, você corrigir como você posiciona o seu quadril, porque com certeza vai influenciar na execução de qualquer passo do ballet e pode te dar mais dificuldade em realizá-los. Parece algo bobo, mas não é uma correção que todo aluno assimila de primeira, pois não é só “apertar o bumbum”, mas também de posicionar a pelve corretamente. Mesmo que tem pouco glúteo também pode ter essa dificuldade de entender o que é para ser feito.

5. Encaixar ou ativar a escápula

Mais uma correção de postura. No ballet trabalhamos com os ombros para trás e para baixo e, ao menos em tese, também é assim que deveríamos nos posicionar no dia-a-dia. Só de fazer isso você já vai posicionar a sua escápula da forma correta, sem deixar seus ossinhos aparentes. Isso também vai influenciar em toda a sua dança.

6. Mão de Hambúrguer ou de Playmobil

mao de hamburguer

Essa gíria é um clássico. Quer dizer que o seu dedão está muito afastado dos outros dedos enquanto dança da mesma forma quando pegamos um hambúrguer ou as dos bonecos Playmobil. Quem nasceu nas décadas de 1980/1990 vai entender! Deixa o hambúrguer ou o boneco fora da sala de ballet!

7. Desliga a antena

Alguns professores usam essa correção para indicar que o aluno está com os indicadores muito para cima, especialmente quando fazemos 3a ou 5a posição de braços. Apenas alongue os dedos sem endurecer e os posicione de forma natural. As mãos e braços no ballet devem ter uma forma, mas devem ser leves e não rígidos.

8. Asa de Galinha

Significa que você está desalinhando o seus braços na 2a posição, deixando o cotovelo para baixo, assim como a asa de uma galinha. Lembre-se que mãos, punhos, cotovelos e ombros devem seguir uma única linha.

9. Pé de foice, de faca, de banana, ou de periquito

Todos sinônimos e querem dizer que você não está esticando totalmente o seu pé, que você está apenas esticando os dedos, sem alongar o seu tornozelo. Não é um adjetivo meramente para algo seu que você não pode mudar, mas uma correção que você pode implementar.

10. Ter pezão

pezao
No ballet, esse é um adjetivo para uma característica física, mas não é necessariamente uma pessoa que tem um pé grande, mas uma pessoa que tem um bom pé para o ballet, que estica bastante te tem o osso do colo de pé bastante desenvolvido. Você até pode fazer exercícios para ter mais alongamento dos tornozelos e fortalecer seus pés. Mas para desenvolver o osso do colo de pé, apenas genética mesmo. Tanto é que quantas pessoas que vemos por aí que nem fazem ballet e têm aquele pezão que muitos de nós gostaríamos de ter?
 
É claro que apenas isso não é algo que vai determinar se uma bailarina é boa ou não, mas se isso é algo que te incomoda, o que você pode fazer é comprar um “peito de pé falso” que é de silicone e que colocamos por debaixo da meia calça ou da malha. Mas lembro que ele não vai te dar mais força; os efeitos são apenas estéticos mesmo.
 

11. Ter o quadril fechado

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Significa que essa pessoa tem uma dificuldade natural com o movimento do en dehors. Com trabalho correto e exercícios é possível melhorar, mas chegar no en dehors perfeito de 180 graus vai ser mais difícil para essa pessoa.

12. Ser encurtada ou travada

Significa que essa pessoa tem dificuldade com alongamento. Mas nada que treinos não resolvam. No canal está cheio de vídeos para isso.

13. Ser rasgada ou elástica

É o oposto do anterior. É aquela pessoa que tem facilidade com alongamento ou que se tornou mais alongada depois de ter treinado bastante.

14. Ser 7 e 8

Sabe aquela pessoa que o professor mal ensinou e ela já pega a coreografia super rápido? Essa é uma pessoa 7 e 8. Eu muitas vezes sou o oposto disso, principalmente nos pequenos saltos. Neles na maior parte das vezes na primeira vez que o professor passa eu fico igual àquele meme da Nazaré!

 

E essas foram as gírias que eu separei.

Não falei alguma ou você não conhecia alguma?

Fala para mim que eu vou adorar saber!

Até o próximo post!

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