Tutu da Ju https://tutudaju.com Meu blog de ballet Thu, 04 Jun 2020 18:59:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.4.2 Testando um novo acessório – Piruetas anel com anel de pilates https://tutudaju.com/testando-um-novo-acessorio-piruetas-anel-com-anel-de-pilates/ https://tutudaju.com/testando-um-novo-acessorio-piruetas-anel-com-anel-de-pilates/#respond Thu, 04 Jun 2020 18:59:35 +0000 https://tutudaju.com/?p=1479 Olá pessoal! Para quem me acompanha aqui, sabe que eu venho insistindo em melhorar minhas piruetas. Então aproveitei esse tempo que estamos em casa para treinar ainda mais e comprei um novo acessório: um anel de pilates para poder me ajudar nisso! A primeira vez que vi esse acessório foi no vídeo da Claudia Dean […]

O post Testando um novo acessório – Piruetas anel com anel de pilates apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
Olá pessoal!

Para quem me acompanha aqui, sabe que eu venho insistindo em melhorar minhas piruetas. Então aproveitei esse tempo que estamos em casa para treinar ainda mais e comprei um novo acessório: um anel de pilates para poder me ajudar nisso!

A primeira vez que vi esse acessório foi no vídeo da Claudia Dean Coaching que ela explica como fazer tripla pirueta. Assisti esse vídeo há uns 3 anos e desde então queria testar esse acessório para ver se funcionava para mim mesmo. Clica aqui para ver o vídeo dela!

Para quem também não leu, já fiz um post no blog falando de alguns acessórios de ballet, em que eu citei esse anel. Vou deixar aqui para quem quiser ler!

Abaixo está meu vídeo do canal mostrando o meu treino com o anel e logo depois vou deixar a descrição explicando.

https://www.youtube.com/watch?v=V_925IT3lpo&feature=youtu.be

Neste vídeo testei fazer piruetas com o anel de pilates. Eu o vi pela primeira vez no vídeo da Claudia Dean Coaching acima, bailarina australiana que já foi do Royal Ballet, quem eu admiro demais e acompanho há muito tempo.

A ideia é trabalhar o encaixe das escápulas e fazer a força certa na hora da pirueta, não dando impulso excessivo com os braços. Eu estava abrindo demais o braço da frente e já tinha sido corrigida nisso pela minha professora de ballet e ecomprei esse acessório para isso!

Acredito que ele vai me ajudar a melhorar esse vício e girar melhor! Nesse vídeo contei também com a participação da minha Florinha, que tem sido a minha fiel escudeira nessa quarentena e me acompanhado em todas as minhas aulas de ballet!

Fiz um treino de piruetas, explicando como o anel deve ser usado e expliquei também a metodologia da Claudia Dean para piruetas e relevés passés. Um treino parecido com o meu último vídeo de piruetas. Comecei o treino com relevés passés, pirueta simples, depois pirueta dupla usando o anel, e depois fiz a mesma coisa sem ele, mas mantendo o mesmo trabalho, mantendo o controle dos braços. Espero que gostem! Ainda venho aqui para mostrar minha tripla pirueta hein!!!

 

Espero que tenham gostado!

Até o próximo post!

O post Testando um novo acessório – Piruetas anel com anel de pilates apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
https://tutudaju.com/testando-um-novo-acessorio-piruetas-anel-com-anel-de-pilates/feed/ 0
Reformando a barra móvel https://tutudaju.com/reformando-a-barra-movel/ https://tutudaju.com/reformando-a-barra-movel/#respond Wed, 13 May 2020 18:22:24 +0000 https://tutudaju.com/?p=1454 Oi gente! Com essa época que estamos vivendo de todos em casa, dançando ballet inclusive, muitas pessoas fizeram a minha barra de ballet e eu fico MUITO feliz! Mas vi também que muitos de vocês tinham algumas dúvidas sobre como deixá-la mais estável! Afinal, é PVC, um material super leve, não é? Eu fiz a […]

O post Reformando a barra móvel apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
Oi gente!

Com essa época que estamos vivendo de todos em casa, dançando ballet inclusive, muitas pessoas fizeram a minha barra de ballet e eu fico MUITO feliz! Mas vi também que muitos de vocês tinham algumas dúvidas sobre como deixá-la mais estável! Afinal, é PVC, um material super leve, não é?

Eu fiz a minha já tem dois anos, e agora com as aulas online, tenho usado mais do que nunca! Com o tempo ela sujou e descascou um pouquinho, pois antes eu já usava demais nos vídeos do meu canal!

Por isso gravei um novo vídeo para o canal, reformando a minha barra móvel de PVC e respondendo as principais dúvidas que vocês me mandaram! Espero que gostem e que ajude quem está fazendo ballet de casa!

 

 

Comecei esfregando a barra com uma mistura de detergente de cozinha e água com um pano e uma escovinha.

Depois repintei da mesma cor de tinta spray lilás.

Ela ficou novinha! Agora é só esperar secar para poder voltar a fazer minhas aulas de ballet com ela!

Ao final, respondi as principais dúvidas de vocês sobre como deixar a barra móvel de PVC mais estável:

1) Preencher com areia, cimento e água para deixar mais firme. Se não preencher, vai ficar mais mole e mais difícil de se apoiar!

2) Martelar as articulações para não soltar, mas cuidado com a força!

3) A barra dupla é mais estável que a barra simples.

4) Cano usado: 50mm de água fria. Se for usado um mais fino, pode ficar mais instável.

5) Atenção às medidas! Se fizer a barra mais cumprida, pode ser que ela fique mais mole!

 

Espero que esse vídeo tenha ajudado vocês!

Se tiverem mais dúvidas é só deixar nos comentários!

Quem fizer a barra móvel, me marca no Instagram, que eu vou adorar ver!!!

Até o próximo post!

O post Reformando a barra móvel apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
https://tutudaju.com/reformando-a-barra-movel/feed/ 0
Experimentando meus figurinos de ballet https://tutudaju.com/experimentando-meus-figurinos-de-ballet/ https://tutudaju.com/experimentando-meus-figurinos-de-ballet/#respond Fri, 08 May 2020 18:24:42 +0000 https://tutudaju.com/?p=1445 Oi pessoal! Quando eu experimentei um figurino antigo, vocês me pediram para eu mostrar outros. Então, gravei um vídeo para o canal, mostrando alguns dos meus figurinos antigos favoritos. Será que todos couberam? Para saber, deixo o vídeo do canal logo abaixo para vocês assistirem!   Fiz esse vídeo experimentando meus figurinos antigos de ballet, […]

O post Experimentando meus figurinos de ballet apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
Oi pessoal!

Quando eu experimentei um figurino antigo, vocês me pediram para eu mostrar outros. Então, gravei um vídeo para o canal, mostrando alguns dos meus figurinos antigos favoritos. Será que todos couberam? Para saber, deixo o vídeo do canal logo abaixo para vocês assistirem!

 

Fiz esse vídeo experimentando meus figurinos antigos de ballet, de 2006 a 2015! Contei também a história de cada um! Espero que vcs se divirtam e gostem!

Todos eles eu dancei em apresentações de final de ano.

O primeiro deles, usei em 2009, na apresentação O Mágico de Oz. Esse figurino eu usei numa das épocas que eu estava mais magrinha na minha vida! Nem acredito que coube! Fiz também para o canal um vídeo usando ele dançando Tiny Dancer do Elton John. Vou deixar o link aqui para vocês assistirem!

O segundo, 2011, Vai começar a brincadeira. Foi a minha primeira dança com meninos. Esse meu figurino, quando eu recebi, veio trocado: a parte maior veio para frente e a menor para trás, mas voltou para consertar e ficou direitinho.

O terceiro, 2013, A Magia do Circo. Nós trocávamos de roupa durante a coreografia. Deu o maior nervoso, mas no final deu tudo certo e o público gostou bastante! A coreografia foi um sucesso!

Depois, 2015, um dos figurinos que eu mais gosto: Espanholas! Foi muito divertido dançar com castanholas. Também usei esse figurino para a vitrine de Natal da Ana Botafogo Maison

Depois, os figurinos mais antigos do vídeo de 2006 e 2007, também usados para dançar o ballet Giselle em 2008. O do segundo ato, tive um pouco de dificuldade de fechar o zíper sozinha por causa do tecido. Fui pedir ajuda para minha mãe e voltei.

Por último um figurino de 2012, que dançamos Tesouros do mar. A ideia inicial era que as duas turmas dançassem com duas cores diferentes, mas a figurinista fez apenas uma cor e dançamos assim mesmo!

EU AMEI gravar esse vídeo para vocês!

Até o próximo post!

O post Experimentando meus figurinos de ballet apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
https://tutudaju.com/experimentando-meus-figurinos-de-ballet/feed/ 0
Pirueta na ponta – Exercícios para melhorar suas piruetas no ballet https://tutudaju.com/pirueta-na-ponta-exercicios-para-melhorar-suas-piruetas-no-ballet/ https://tutudaju.com/pirueta-na-ponta-exercicios-para-melhorar-suas-piruetas-no-ballet/#respond Wed, 29 Apr 2020 14:37:25 +0000 https://tutudaju.com/?p=1438 Oi gente! Hoje vim falar do assunto mais pedido da vida aqui no Tutu da Ju: piruetas! Quem me acompanha sabe que eu sempre tive muita dificuldade em girar, especialmente na ponta! Sempre tive MUITO medo! Mas, por causa da minha variação de Paquita, treinei o ano passado INTEIRO e venho melhorado MUITO! Agora, então, […]

O post Pirueta na ponta – Exercícios para melhorar suas piruetas no ballet apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
Oi gente!

Hoje vim falar do assunto mais pedido da vida aqui no Tutu da Ju: piruetas! Quem me acompanha sabe que eu sempre tive muita dificuldade em girar, especialmente na ponta! Sempre tive MUITO medo! Mas, por causa da minha variação de Paquita, treinei o ano passado INTEIRO e venho melhorado MUITO!

Agora, então, eu venho compartilhar alguns dos exercícios que venho fazendo e que tem me ajudado MUITO nesse processo! Eles vem me ajudado a perder o medo da pirueta, a girar com mais calma e mais tranquilidade. A minha pirueta dupla vem saindo com muito mais frequencia do que antes. Abaixo, vou deixar o vídeo que está no canal do YouTube e logo depois, a descrição por escrito.

 

 

Eu começo sempre dando uma aquecida nos pés de frente para a barra com relevés e rolamentos. Depois, testo o balance com relevés passés.

No centro, faço relevés passés com a intenção de ficar no passé 2 segundos.

Depois começo a introduzir o giro na quinta posição, fazendo tendu devant, plié, 1/4 de giro; depois 1/2 de giro, depois um giro completo.

Após, começo a fazer os giros de quarta. Faço apenas piruetas simples na quarta posição, depois duplas. Assim as minhas piruetas na ponta têm ficados mais limpas e bonitas.

 

O que tem me ajudado é sempre treinar! Treinar sempre um pouquinho cada dia, além de evoluir, tem me ajudado a superar o medo de girar. Quanto mais eu treino, mais o corpo entende que fazer pirueta na ponta não é perigoso. Fazer pirueta, ainda mais na ponta, é sim difícil! Mas a prática leva à perfeição! No ballet, nada vem do nada, mas com muito treino, podemos conseguir tudo o que quisermos! Eu sempre tive dificuldade com giros, especialmente na ponta. Tenho certeza que vai ajudar você também!!! Rumo à minha tripla pirueta perfeita na ponta! E quando eu conseguir, vou fazer mais vídeos aqui para o canal!

E esse foi o post de hoje!

Até o próximo!

O post Pirueta na ponta – Exercícios para melhorar suas piruetas no ballet apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
https://tutudaju.com/pirueta-na-ponta-exercicios-para-melhorar-suas-piruetas-no-ballet/feed/ 0
5 Coisas de ballet para você fazer nos dias de quarentena do Coronavírus https://tutudaju.com/5-coisas-de-ballet-para-voce-fazer-nos-dias-de-quarentena-do-coronavirus/ https://tutudaju.com/5-coisas-de-ballet-para-voce-fazer-nos-dias-de-quarentena-do-coronavirus/#respond Tue, 17 Mar 2020 13:30:49 +0000 https://tutudaju.com/?p=1412 Olá pessoal! Há tempos não faço post por aqui, mas em tempos de coronavírus, resolvi separar algumas atividades para que você não se afaste totalmente do ballet nos dias de quarentena. Afinal, não estamos de férias, não é? Acima de tudo! Continue fazendo a sua parte com as atitudes recomendadas: não compartilhe objetos, como garrafas […]

O post 5 Coisas de ballet para você fazer nos dias de quarentena do Coronavírus apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
Olá pessoal!

Há tempos não faço post por aqui, mas em tempos de coronavírus, resolvi separar algumas atividades para que você não se afaste totalmente do ballet nos dias de quarentena. Afinal, não estamos de férias, não é? Acima de tudo! Continue fazendo a sua parte com as atitudes recomendadas: não compartilhe objetos, como garrafas de água, lave bem as suas mãos, tenha ácool em gel na bolsa, e evite locais com multidões são as mais comentadas! E, lembre-se: não é pq estamos sem ballet, que vamos para academias e shoppings, ok?

Vamos então, as coisinhas que eu separei para vc!

1. Maratona no Canal do Tutu da Ju

Para quem não assistiu todos os meus vídeos, você vai ter tempo para ficar em casa, então, essa é a hora! Lá está cheio de vídeos de flexibilidade com exercícios que vc pode fazer em casa! É só ir na playlist que eu separei! Basta clicar aqui! E se vc ainda não se inscreveu, se inscreve para não perder os novos conteúdos! Esse ano eu lembro que eu ainda estou com a meta de 100 vídeos novos!!! Estou dando uma pequena pausa nas últimas semanas para tocar um projeto novo, mas já já eu retomo a meta!

2. Maratone filmes e séries de ballet

 

No Carnaval do ano passado fiz uma lista com vários filmes e séries de ballet. A maioria vc encontra no Netflix! Mas eu acabo de adicionar 2 filmes novos a lista! Clica aqui para conferir!

3. Leia livros de ballet

Eu já fiz algumas sugestões de livros de ballet, como o que eu gravei em casa e o de Portugal e recentemente também consegui o da Ana Silvério, que traduziu o da Vaganova. Escolha os seus preferidos e se aprofunde nessa nossa arte maravilhosa! Pois aliar a teoria com a técnica certamente vai te ajudar a melhorar no ballet!

Neste link aqui, vc pode ver meu primeiro vídeo mostrando meus livros e onde encontrá-los.

Aqui, vc pode conferir os que eu comprei em Portugal.

Esse é o link do livro da Vaganova traduzido pela Ana Silvério em PORTUGUÊS.

Também indico a Estante Virtual. Vc pode encontrar uma diversidade enooorme de livros usados, um verdadeiro sebo online! Só clicar aqui!

4. Aulas de balle ao vivo em LIVES DO INSTA!!!

Vc sabia que alguns bailarinos estão preparando aulas para podermos fazer em casa? Aqui vou listar os que eu sei. Ah! Mas se vc não tem barra em casa ou um lugar para se apoiar, no canal eu ensinei a fazer a sua própria barra móvel que vc pode desmontar para guardar! Para assistir, clica aqui!

a) Liana Vasconcellos

A Liana é bailarina do TMRJ e também professora. Ela não vai dar aula ao vivo, mas preparou uma sequência de barra para fazermos de casa! Basta clicar aqui para ir no perfil dela que está lá!

b) Claudia Dean Coaching

A Claudia já pertenceu ao Royal Ballet e hoje é professora, tem seu próprio studio e também um canal no YouTube com muiiiito conteúdo bom!!! Ela dará aula ao vivo, sábado, dia 21 de março, as 18h daqui do Rio! Basta ir no perfil dela do Insta nesse horário.

c) Tiler Peck

A Tiler é primeira bailarina do New York City Ballet. Ela estará ao vivo HOJE, dia 17 !

d) Chun Wai Chan

O Chun Wai Chan é primeiro bailarino do Houston Ballet e vai dar aula ao vivo amanhã, quarta-feira.

5. Assista vídeos de ballet no YouTube

O YouTube é uma ferramenta maravilhosa para aprendermos o que quisermos, então, que tal tirar esses dias para estudar o seu ballet preferido? Ou o ballet que vc vai dançar nesse ano? O YouTube já tem vários ballets completos ou trechos para assistir! Esse ano eu danço La Fille Mal Gardée e é ótimo poder assistir um ballet antes de dançar! Vc já pode ensaiar conhecendo mais sobre a história, sobre os personagens, e sobre como é exatamente os movimentos: se tem algum trejeito típico por, exemplo.

 

E essa foi a programação que eu escolhi, se vcs souberem de algo que eu não falei aqui, deixa nos comentários!

Até o próximo post!

O post 5 Coisas de ballet para você fazer nos dias de quarentena do Coronavírus apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
https://tutudaju.com/5-coisas-de-ballet-para-voce-fazer-nos-dias-de-quarentena-do-coronavirus/feed/ 0
Reagindo ao meu solo do ballet Paquita https://tutudaju.com/reagindo-ao-meu-solo-do-ballet-paquita/ https://tutudaju.com/reagindo-ao-meu-solo-do-ballet-paquita/#respond Thu, 30 Jan 2020 15:22:16 +0000 https://tutudaju.com/?p=1396 Oi pessoal que me acompanha por aqui! Eu faço ballet desde pequenininha, mas nunca fui a melhor da sala. Eu sempre tive muiiiitas dificuldades no ballet, um dos motivos é que quando eu era criança eu não levava o ballet tão a sério assim (apesar de sempre ter gostado MUITO), e faltava MUITO! Com o […]

O post Reagindo ao meu solo do ballet Paquita apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
Oi pessoal que me acompanha por aqui!

Eu faço ballet desde pequenininha, mas nunca fui a melhor da sala. Eu sempre tive muiiiitas dificuldades no ballet, um dos motivos é que quando eu era criança eu não levava o ballet tão a sério assim (apesar de sempre ter gostado MUITO), e faltava MUITO!

Com o passar dos anos, especialmente após a criação do Tutu da Ju, eu passei a treinar e a me dedicar muito mais a essa arte que eu amo tanto!!! Até que ano passado, 2019, eu finalmente pedi para a minha professora para ter um solo no ballet (SIM! Saiba que essa atitude também pode partir de você!). Eu não dançava nenhum solo no ballet há 10 anos e eu precisava MUITO disso! Era o meu sonho!!!!

Quando eu fui perguntar para ela se eu poderia ter um solo, eu perguntei o que era necessário. Ela disse “apenas ensaiar mais”. E assim eu fiz. O ballet do ano era D. Quixote (o meu preferido!!!)!!! E me deu ainda mais vontade de dançar! Como todos os personagens do ballet, já estava com outras bailarinas da minha escola, escolhemos um solo de Paquita e adaptamos ao ballet. Escolhemos Paquita, pq o compositor e o coreógrafo são os mesmos de D Quixote, caso alguém não saiba. Além do que, ambos os ballets se passam na Espanha. Então, não ficaria tão sem lógica assim.

Além do desafio de ter um solo pela primeira vez  depois de 10 anos, eu me deparei com 2 outros: o solo tinha piruetas (minha maior dificuldade no ballet) e também a estreia seria em Portugal (minha primeira vez dançando fora do País)!!!! Por causa da minha dificuldade nas piruetas eu treinei TODA aula!!! Ou eu chegava mais cedo antes de todas as alunas, ou ficava até mais tarde, ou até mesmo as duas coisas. E foi a melhor coisa que eu fiz! Ah! Eu melhorei TANTO!!! Foi nesse ano que eu dei a minha primeira pirueta tripla na ponta!!!

Lá em Portugal, as alunas da filha da minha professora me fizeram uma surpresa LINDA e me deram um presente lindo que eu nunca vou me esquecer!!! Acredito que isso até me fez dançar melhor, apesar de todo o nervosismo!!!

Depois de Portugal, mais ensaios vieram. Eu também continuaria dançando o ballet completo de D Quixote e o solo no espetáculo de final de ano. Com meu namorado de D Quixote (o melhor de todos), que torceu por mim da coxia, e com a minha família na PRIMEIRA FILA, o resultado foi LINDO e não poderia ter sido diferente!

Assita aí embaixo o vídeo do canal, que você vai ver que o seu sonho de ter um solo no ballet também é possível!

E esse foi o post de hoje!

Tem algum solo de ballet que você também gostaria de dançar? Me conta aqui nos comentários!!! Eu já estou ansiosa pelo próximo ballet, que vcs já vão saber qual é!

Até o próximo post!

O post Reagindo ao meu solo do ballet Paquita apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
https://tutudaju.com/reagindo-ao-meu-solo-do-ballet-paquita/feed/ 0
Linha do tempo do ballet https://tutudaju.com/linha-do-tempo-do-ballet/ https://tutudaju.com/linha-do-tempo-do-ballet/#respond Wed, 29 Jan 2020 14:17:22 +0000 https://tutudaju.com/?p=1370 Oi pessoal! Desde que comecei a fazer o Tutu da Ju, eu sempre recebo perguntas realcionadas à idade na dança. Então, hoje eu separei uma linha do tempo com alguns nomes da dança para vocês verem que podemos sim realizar nossos sonhos no ballet em qualquer idade. Coloquei em cada idade, a pessoa e o […]

O post Linha do tempo do ballet apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
Oi pessoal!

Desde que comecei a fazer o Tutu da Ju, eu sempre recebo perguntas realcionadas à idade na dança. Então, hoje eu separei uma linha do tempo com alguns nomes da dança para vocês verem que podemos sim realizar nossos sonhos no ballet em qualquer idade. Coloquei em cada idade, a pessoa e o seu feito para motivar vocês. E quando eu for fazendo mais posts específicos sobre cada um deles, vocês verão por aqui.

Acompanhem meu canal do YouTube, porque aos poucos também irei falar em vídeos brevemente de algumas dessas pessoas por vez! Você sabia que agora temos vídeos novos no canal toda quinta e todo domingo? Então, se inscrevam e ativem o sininho para não perder nada!!!

 

  • 4 ANOS – Pytor Ilyich Tchaikovsky gravou a sua primeira composição, uma música escrita junto com a sua irmã Alexandra.
  • 13 ANOS – Misty Copeland entrou no ballet
  • 14 ANOS – Luis XIV dança seu primeiro ballet (“La Nuit”) e desde então se autointitula de Rei Sol.
  • 17 ANOS – Mayara Magri foi contratada como bailarina pelo Royal Ballet.
  • 18 ANOS – Marie Taglioni tem sua estreia nos palcos em Viena no ballet “A recepção de uma ninfa na corte de Terpisícore”.
  • 19 ANOS – Mikhail Baryshnikov entra no Kirov como solista.
  • 22 ANOS – Alicia Alonso volta a dançar depois de ser diagnosticada com problemas de visão e nunca mais voltar a enxergar completamente.
  • 23 ANOS – Ana Botafogo se tornou primeira-bailarina do TMRJ.
  • 24 ANOS – Pierina Legnani foi a primeira bailarina a realizar os 32 fouettes na ponta publicamente desde então esses giros viraram uma tradição do ballet.
  • 27 ANOS – Anna Pavlova fez sua primeira turnê internacional.
  • 28 ANOS – Bertha Rosanova recebe o título de “primeira-bailarina absoluta” do TMRJ. Foi a nossa primeira bailarina a receber esse título.
  • 30 ANOS – Kathryn Morgan, bailarina americana, volta a dançar 7 anos depois de ter a sua carreira de bailarina interrompida devido a complicações da tireoidite de Hashimoto. Além disso, ingressa no Miami City Ballet como solista.
  • 31 ANOS – Maria Olenewa, ao lado de Mario Nunes, funda a primeira escola de ballet do Rio de Janeiro: a Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
  • 33 ANOS – Eliza Gaynor Minden cria uma das sapatilhas de ponta mais queridas entre as bailarinas, após quase uma década de pesquisas.
  • 34 ANOS – Natália Makarova remonta o ato das sombras de “La Bayadere” para o ABT, uma das mais famosas versões até hoje.
  • 36 ANOS – Eugenia Feodorova monta para o TMRJ o Primeiro “Lago dos Cisnes” da América Latina.
  • 37 ANOS – Sergei Diaghilev, mesmo sem ser bailarino funda a companhia de ballet mais influente do século XX: O Ballet Russes.
  • 40 ANOS – Enrico Ceccheti originou o papel masculino de “pássaro azul” numa versão totalmente nova de “A Bela Adormecida”.
  • 42 ANOS – Margot Fonteyn começou a dançar com Rudolf Nureyev, partner quase 20 anos mais novo do que ela, e passou de uma aposentadoria iminente a um renascimento da sua carreira como bailarina, sendo até hoje um dos mais perfeitos bailarinos juntos.
  • 44 ANOS – Marius Petipá montou seu primeiro ballet de repertório: A Filha do Faraó
  • 45 ANOS – Rudolf Nureyev se torna diretor artístico da Ópera de Paris.
  • 48 ANOS – Charles Didelot inventa a sapatilha de ponta e faz a primeira bailarina dançar com ela.
  • 55 ANOS – Agrippina Vaganova, criadora de um dos mais populares e mais usados métodos de ballet, publicou seu livro codificando seu método.
  • 56 ANOS –Aldo Lotufo se aposentou dos palcos, dançando “Les Sylphides” e o pas de deux de Dom Quixote, após ter dançado com 3 gerações de bailarinas do TMRJ.
  • 75 ANOS – Helio Haus, bailarino brasileiro (amador), começou suas aulas de ballet.
  • 94 ANOS – Tatiana Leskova, após uma vida inteira dedicada ao ballet, ainda remonta o ballet “Les Sylphides” para o TMRJ.

E você, tá esperando o que para realizar o seu sonho agora?

Até o próximo post!!!

 

O post Linha do tempo do ballet apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
https://tutudaju.com/linha-do-tempo-do-ballet/feed/ 0
Conhecendo o Royal Opera House https://tutudaju.com/conhecendo-o-royal-opera-house/ https://tutudaju.com/conhecendo-o-royal-opera-house/#respond Sun, 26 Jan 2020 17:29:14 +0000 https://tutudaju.com/?p=1389 Olá pessoal! Em julho de 2019 estive em Londres e consegui fazer uma visita rápida ao Royal Opera House (eu não consegui fazer o tour completo pq não agendei com antescedência, entã0, fica a dica!). Naquele momento a bailarina Margot Fonteyn estaria completando 100 anos e por isso estava tendo um exposição comemorativa em homenagem […]

O post Conhecendo o Royal Opera House apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
Olá pessoal!

Em julho de 2019 estive em Londres e consegui fazer uma visita rápida ao Royal Opera House (eu não consegui fazer o tour completo pq não agendei com antescedência, entã0, fica a dica!).

Naquele momento a bailarina Margot Fonteyn estaria completando 100 anos e por isso estava tendo um exposição comemorativa em homenagem a ela. Esta bailarina, além de ter sido muito famosa, tem muita importância para o Royal Ballet, companhia onde trilhou a sua carreira. Foi também uma das poucas bailarinas a ganhar o título de Primma Ballerina Assoluta, um título recebido por poucas bailarinas. Em 1960, Margot estava prestes a se aposentar. Mas o destino não quis assim e pôs Rudolf Nureyev, bailarino 19 anos mais novo do que ela. E assim ela dançou por mais tempo do que achava que dançaria. Ambos foram considerados partners perfeitos e bailarinos brilhantes!

O teatro como conhecemos foi fundado por Ninette de Valois em 1931 e abriga a maior cia de ballet da Grã-Bretanha: O Royal Ballet. A escola a ele vinculada é o Royal Ballet School. E assim temos os 3 elementos do Royal.

Abaixo vocês podem ver os lugares desse teatro tão lindo que abriga uma das companhias de ballet mais famosas e mais queridas do mundo. É só assistir para saber tudo o que eu consegui mostrar para vocês!

Você pode agendar vários tipos de tour no teatro Royal Opera House, além de poder assistir ballets, óperas e participar dos workhops lá oferecidos. Para comprar qualquer um desses eventos, é só ir no site, clicando nesse link aqui!

A experiência para mim, mesmo não podendo ter feito o tour completo, foi INCRÍVEL! Foi um sonho! Alguém aqui também gostaria de ir lá fazer uma visita ou já foi conhecer?

Deixa aqui nos comentários!

Até o próximo post!!!

O post Conhecendo o Royal Opera House apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
https://tutudaju.com/conhecendo-o-royal-opera-house/feed/ 0
Conhecendo a loja da Freed of London https://tutudaju.com/conhecendo-a-loja-da-freed-of-london/ https://tutudaju.com/conhecendo-a-loja-da-freed-of-london/#respond Thu, 23 Jan 2020 13:02:49 +0000 https://tutudaju.com/?p=1401 Oi gente! A viagem à Europa me rendeu tanto conteúdo bom para vocês! Para quem quiser ver todos os conteúdos que eu produzi por lá, tanto aqui no blog, quanto no canal existe uma playlist chamada “Tutu da Ju na Europa”. É só procurar que está tudo lá! O conteúdo de hoje foi de quando […]

O post Conhecendo a loja da Freed of London apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
Oi gente!

A viagem à Europa me rendeu tanto conteúdo bom para vocês! Para quem quiser ver todos os conteúdos que eu produzi por lá, tanto aqui no blog, quanto no canal existe uma playlist chamada “Tutu da Ju na Europa”. É só procurar que está tudo lá!

O conteúdo de hoje foi de quando eu estive na loja da marca Freed. Essa marca eu só conhecia de nome (você sabia que essa era a ponta que a Ana Botafogo usava quando dançava?), mas já é bastante antiga. Em 2019, quando eu estive lá, ela estava completando 90 anos!!! Frederick Freed, junto com a sua esposa, criou a marca num porão do Covent Garden, onde até hoje fica localizada a principal loja da marca. Esta até hoje faz sapatilhas manualmente.

Neste vídeo do canal você vai poder ver a lojas e os produtos com detalhes e também conhecer essa sapatilha de ponta que existe há tanto tempo. A vendedora Julia Vocado, que nos atendeu com tanta paciência, nos deu informações sobre os tipos de ponta que eles têm e quais as diferenças entre a “Classic” e a “Studios”. Ela se solicitou a responder a todas as perguntas que eu fiz (um grande diferencial dessa vendedora é que ela já foi bailarina e sabia explicar tudo direitinho), inclusive as que vocês me mandaram pelo Instagram na época. E, ao final, vocês podem conferir um pequeno fitting que fizemos da ponta em mim. Ela me recomendou um modelo que ela achava que duraria mais no Brasil por causa do calor e da umidade daqui.

Para saber de tudo isso, assistam o vídeo abaixo que está no meu canal do YouTube

Eu acabei não levando a ponta, pq achei as que eu experimentei um pouco duras, apesar de serem lindas. Quem sabe numa próxima eu insisto para achar um modelo mais adequado para mim ou teste se elas amolecem conforme o uso? Mesmo assim AMEI conhecer a loja e contar com toda a boa vontade da Julia.

Me contem aqui nos comentários: o que vocês mais gostaram de ver na loja?

Até o próximo post!

O post Conhecendo a loja da Freed of London apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
https://tutudaju.com/conhecendo-a-loja-da-freed-of-london/feed/ 0
Cursos de férias – Janeiro de 2020 https://tutudaju.com/cursos-de-ferias-janeiro-de-2020/ https://tutudaju.com/cursos-de-ferias-janeiro-de-2020/#respond Thu, 16 Jan 2020 13:56:59 +0000 https://tutudaju.com/?p=1329 Oi pessoal! Estamos em janeiro, época em que a maioria de nós, bailarinos, temos mais tempo livre e, portanto, mais disponível para várias atividades. Nessa época do ano, muitos de nós decide tirar férias total do ballet. E isso não é errado! Afinal, só nós sabemos o quanto o ano letivo pode ser cansativo! Mas […]

O post Cursos de férias – Janeiro de 2020 apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
Oi pessoal!

Estamos em janeiro, época em que a maioria de nós, bailarinos, temos mais tempo livre e, portanto, mais disponível para várias atividades. Nessa época do ano, muitos de nós decide tirar férias total do ballet. E isso não é errado! Afinal, só nós sabemos o quanto o ano letivo pode ser cansativo! Mas fazer cursos de férias pode ser extremamente benéfico para nós enquanto bailarinos! Pode nos trazer novas visões (por fazermos aulas com outros professores diferentes do nosso), outras correções, outro estilo de aula, novos aprendizados… Fora que o corpo não volta ao ano letivo enferrujado e que parece que nunca fez ballet na vida!

Enfim! Seriam inúmeros benefícios caso você decida por não parar de dançar nas férias. Mas caso você já decidiu que quer sim dançar nas férias, esse post é para você! E, eu sei que pode parecer SIM em cima da hora, mas muitos cursos aceitam que se faça a inscrição na hora, caso haja vaga. Então, vou listar alguns cursos de férias aqui para ajudar você a se decidir.

1) Rio de Janeiro

1. Petite Danse

A Petite é a minha escola e todo ano oferece cursos de férias nessa época do ano, tendo de vários níveis e de várias modalidades também. É possível ter desconto, caso faça mais de um curso e é possível se inscrever no dia das aulas, caso haja vaga. Você também pode escolher quantas semanas de curso você quer fazer ou se quer fazer aulas avulsas. Tem curso de pas de deux, de técnico, de ballet adulto, de jazz…. Os cursos nesse ano somente acontecem na unidade Tijuca.

Para mais informações, e escolher o que você mais gosta, só clicar no link abaixo:

Cursos de dança nas férias

2. Centro de movimento Deborah Colker

Também com cursos bastante diversificados de várias modalidades e níveis, tanto na unidade Gávea, quanto na Glória.

Para mais informações:

https://www.cmdc.art.br/cursos

 

3. X Dance

É um workshop com vários cursos, podendo fazer aulas avulsas ou pacotes, incluindo várias modalidades, como ballet, jazz e danças urbanas. Você vai poder fazer aulas com estrelas da nossa dança como Ana Botafogo e Cecília Kerche. O X dance vai acontecer do dia 27 de janeiro a 02 de fevereiro na Cidade das Artes.

Para mais informações, como preços, os professores e grade de horários:

https://www.sympla.com.br/x-dance-dia-27-de-janeiro—aulas-avulsas-8xjazz-6xballet-xspecials-x-urbanas__656213

 

4. Congresso Work Dance

É um evento para bailarinos e professores de dança aprimorarem seus conhecimentos. Vai acontecer do dia 18 a 27 de janeiro no Centro coreográfico. Também vai ter vários professores de várias modalidades.

Para saber mais:

https://www.facebook.com/events/324674458322622/permalink/348123625977705/

 

5. Escola de Dança da Barra

Algumas turmas já começaram. Mas tem também para várias modalidades.

Para conferir as opções:

https://www.instagram.com/escoladancabarra/

 

2) São Paulo

1. Mostra Dança

Com cursos para alunos e para professores, o Mostra Dança, tem uma gama de variedades: coach de variação, Vaganova, Baby Class, etc. A Cecília Kerche também dará aulas nesse curso. Alguns já começaram as aulas, mas vale a pena ver quais que ainda vão começar.

Basta ir no seguinte link:

https://www.mostradanca.com/cursosp

 

2. Estúdio de Ballet Cisne Negro

As aulas começam dia 20 de janeiro e tem desde o baby class até o adulto, podendo fazer aulas avulsas.

Para mais informações:

Cursos de Férias 2020

 

3. Bravo Ballet

As aulas vão do dia 20 de janeiro a 08 de fevereiro, tendo outras modalidades além do ballet clássico, como o ballet moderno, podendo fazer vários tipos de pacotes.

Para saber mais, basta ir no site abaixo:

https://www.bravoballetbrasil.com.br/

 

3) Minas Gerais

1. Mostra Dança

Similar ao de São Paulo, vai acontecer a partir do dia 27 de janeiro, também contando com as aulas da Cecília Kerche.

Para mais informações:

https://www.mostradanca.com/cursobh

 

2. Ballet Jomara Almeida

Vai do dia 20 a 30 de janeiro e tem cursos de ballet, jazz e sapateado.

Para saber mais:

https://www.sympla.com.br/curso-de-ferias-2020__745053

 

 

E esses foram os cursos de férias encontrados. E você vai fazer algum na sua cidade? Deixa aqui nos comentários para eu saber!

Até o próximo post!

 

 

O post Cursos de férias – Janeiro de 2020 apareceu primeiro em Tutu da Ju.

]]>
https://tutudaju.com/cursos-de-ferias-janeiro-de-2020/feed/ 0