Olá bailarinas e bailarinos que me leem!!!

Eu não sei se vcs viram meus snaps recentemente, mas essa semana eu topei o dedo mindinho do pé direito em casa e por conta disso fiz uma fissura, tendo que ficar com ele imobilizado. Assim, durante umas 3 ou 4 semanas não posso fazer ballet, por conta dos movimentos do pé.

Então, diante deste fato e também pq já me pediram, me surgiu uma ideia de post: “Ju, me passa uns exercícios de ballet para eu treinar em casa sozinha?”

Olha, a primeira coisa que eu tenho a dizer é: sejam responsáveis com vcs mesmos!!! Lembrem-se de que o seu corpo é seu instrumento de trabalho!!! Cuidem MUITO bem dele!!! Uma das formas de cuidar dele, é fazer tudo com a técnica correta, de preferência com a orientação para não se machucar!!! Sabem? Mesmo eu que tenho VINTE anos de ballet já me lesionei alongando sozinha em casa!!! Todos nós estamos sujeitos a esses riscos! Para quê se machucar de graça podendo ter que esperar por uma longa recuperação?

Logo, de uma forma geral, eu não acho muito recomendável fazer ballet em casa sozinha sem o auxilio de um professor. Pode parecer bobeira, mas é ele que vai te ver fazendo aquele passo ou exercício e corrigir se tiver errado. Um movimento errado pode significar uma séria lesão!!! Especialmente para os iniciantes ou aqueles que nunca se quer fizeram ballet na vida! Se vc tem pouca ou nenhuma prática, o risco de se machucar é ainda maior!!! Se vc se sente inseguro(a) para começar o ballet sem saber nada, não tem problema!!! Ninguém nasce sabendo e ninguém nasce pronto! Todos temos nosso tempo e nossas dificuldade! Não adianta vc sair fazendo ballet por aí sozinho pra chegar na aula sabendo alguma coisa e se machucar em casa, pq não teve a orientação correta! Não ceda a esse tipo de ansiedade!!!

Mas, se vc ainda assim quiser fazer algo em casa, eu recomendo que só faça se vc já tiver a consciencia corporal e a noção correta do movimento! Se não, não faça MESMO!!! Eu as vezes me alongo em casa sozinha SIM, treino piruetas e alguns balances. É normal depois de alguns anos de prática começar a fazer coisas em casa sozinho. Mas eu tenho ANOS de ballet nas costas e sei o que ta certo ou não tá em questão de técnica. E mesmo assim, como eu já disse, já me machuquei me alongando em casa!!! 

Então, se for fazer tome MUITO cuidado com cada movimento! Se alongue de vagar, respeitando seus limites! NÃO EXAGE! RESPEITE SEU CORPO! ELE É SEU INSTRUMENTO DE TRABALHO!

E, se vc, assim como eu, estiver lesionada ou machucada ou tiver qualquer outro problema que a impeça de dançar ou fazer qualquer outro tipo de exercício físico, por favor, procure um médico e respeite as suas recomendações!!! Eu, com tanto ballet na vida, vou ficar quietinha sem ficar esticando o pé (subir na ponta nem pensar!!!), no máximo indo as aulas só para assistir!!! Dessa forma, a recuperação será mais lenta e mais segura!!! Não viole isso, por favor!!!

Acho q é isso pessoal!!!

Até o próximo post!!!