Final de semana passado tirei umas fotos no Parque Lage (se quiserem ver algumas fotos é só dar uma olhadinha na galeria aqui do blog e ir no insta @tutudaju). O resultado foi que as minhas sapatilhas viraram pura lama!!!

Então o post de hoje vai ser como limpar as sapatilhas de ponta!

Primeiramente, devo alertar a vocês que eu uso gaynor, por isso molhei as minhas para lava-las. A gaynor é feita de plástico!!! Por isso não tem problema se molhar.

Se a sua é de gesso não molhe DE JEITO NENHUM!!! A não ser que você queira transformar a sua sapatilha de ponta em uma sapatilha de meia ponta!!!

Vou dar dicas para os 2 tipos de sapatilha!!! A gaynor vai ser na primeira parte e as de gesso na segunda parte do post.

LIMPAR A SAPATILHA PARA QUEM USA GAYNOR

Como vocês podem ver, eu realmente molhei as minhas no chuveiro. Usei somente sabonete e uma escovinha para esfregar a sujeira. Pode molhar normalmente sem medo!!! Depois que lavar e só esperar secar a sombra e ela já está pronta para uso novamente.

Para esse caso da gaynor, uma coisa importante é: se vocês estiverem com uma apresentação para dançar, não deixem para lavá-las em cima da hora, porque NÃO SECA DE UM DIA PARA OUTRO!!! Vai depender, dentre outras coisas, do clima do lugar onde vocês estão.

Para vocês terem uma ideia, eu moro no Rio de Janeiro. Lavei a minha na segunda-feira à noite e só ficou completamente seca na sexta-feira!!! E tava cheia de lama!!! Mas depois de limpar ficou quase nova!!! Só não se assustem com o estado da minha, porque ela já tem 2 anos de uso!!! Essa para mim é uma das grandes vantagens da gaynor: a durabilidade!!! Além do conforto e de poder lavar com água.

LIMPAR A SAPATILHA PARA QUEM USA AS TRADICIONAIS DE GESSO

Vou dar duas opções.

Dessas formas a sapatilha vai ficar limpa, mas o brilho não volta ok? A sapatilha fica fosca, mas perde o aspecto de suja. E nenhuma bailarina quer dançar com a sapatilha suja, não é???

Antes de tudo, é bom passar um pano úmido para retirar as sujeiras e só começar o processo de limpar as sapatilhas depois que estiverem bem sequinhas.

Mas o pano é só úmido, tá? Não se empolguem na água!!! Não molhem as suas sapatilhas de gesso!!!

Outra dica é: não usar materiais muito abrasivos para retirar a sujeira!!! Porque se não, pode estragar o cetim da sua sapatilha de ponta!!!!

1. Maquiagem

É só colocar base em toda a sapatilha e logo depois colocar pó por cima.

2. Nugget

É um produto facilmente encontrado nos supermercados e é próprio para sapatos. Mas não existe nenhum da cor das sapatilhas. O que deve ser feito é uma mistura do branco com um pouquinho do marrom. Desse jeito o tom ficará mais próximo da sapatilha e as sujeiras vão sumir.

 

DICAS EXTRAS PARA AMBOS OS TIPOS DE SAPATILHA

  1. Não esqueçam de limpar também as fitas e não só a sapatilha!!! Porque se não, vai destoar da sapatilha que ficará limpa. As fitas podem ser molhadas sem problema nenhum!
  2. Eu gosto de usar uma capinha protetora da sapatilha nas aulas depois de limpar. Eu gosto dela porque não escorrega durante a execução dos passos. Algumas pessoas usam meia ou fita crepe só na parte dos dedos. Porque assim a sapatilha fica limpa por mais tempo. No meu caso, por exemplo, costumo lavar minha gaynor em meados de novembro porque danço em dezembro. Até a apresentação fico fazendo aulas e dançando somente usando a capinha protetora. Ao longo do resto do ano, não uso a capinha.

sapatilha-de-ponta-limpa-com-capa-protetora

Se vocês tiverem outras dicas que vocês já fizeram e que também deram certo, compartilhem nos comentários! O importante é não dançar com as sapatilhas sujas!!!

Até o próximo post!!!