Olá bailarinos e bailarinas!

Há poucas semanas postei no stories do instagram um figurino meu (esse aí da foto) que já tem 10 anos e continua em um bom estado. E agora que eu acabei de dançar, o que fazer com os figurinos para que eles continuem conservados? Este é o post de hoje!!!

Eu sei que muitas vezes a gente só usa o figurino de final de ano para dançar somente naquela ocasião e depois nunca mais usa. Muitos bailarinos e bailarinas amadores só dançam uma vez ao ano e depois nunca mais vão usar aquela roupa. E tem também muita gente que opta por vender ou doar para outras pessoas.

Mas não é porque vc não vai mais usar que vc não vai cuidar, não é mesmo? Vai que surge uma oportunidade de vc usar de novo o mesmo figurino?

Esse meu figurino da foto, como eu já disse, tem 10 anos! Eu o usei pela primeira vez quando eu dancei “Os saltimbancos” em 2007 pela Petite Danse.

Esse mesmo figurino já passou por algumas situações. Já fui a uma festa à fantasia com ele também em 2011 (abaixo vou escrever sobre isso).

E neste mês, quando o figurino completou de fato 10 anos, fui trabalhar na camapanha de lançamento do produto “Castelinho Medieval”, a pedidos do meu irmão. (Para mais detalhes: https://www.catarse.me/castelinhomedieval)

Citei esses exemplos meus, pq muitas vezes a gente acha que não vai usar mais, mas acaba usando!

Ou se vc repassá-lo adiante, pensa nessa pessoa como se fosse vc mesmo. Como vc gostaria de receber um figurino: em um bom estado ou todo amassado, por exemplo?

Então, vou enumerar algumas pequenas dicas de cuidados que vcs devem ter com o figurino para que ele possa sobreviver às mazelas do tempo!

1. Se vc acabou de dançar, não saia já guardando ele no amário.

Quando a gente dança, a gente sua! Então, é importante deixar o seu figurino tomando um ar para deixar o suor secar antes de guardar (eu gosto de deixar uns dois dias pendurado perto da janela do lado de dentro do meu quarto. Dessa forma a roupa fica perto do sol, mas na sombra. Pq expor demais ao sol também pode danificar). Guardar direto uma roupa suada, além de manchar pode ficar com um odor não muito agradável.

Se vc não guarda suas roupas do dia-a-dia suadas, o mesmo vale para os figurinos de ballet! É um cuidado básico de higiene.

2. Guarde-o em um local adequado. Não dobre, nem amasse!!!

Guarde seu figurino de preferência pendurado num cabide com um saco plástico que cubra ele por inteiro ou em um porta figurino. E se for um tutu bandeja, guarde-o num porta tutu próprio para ele! Não dobre seu tutu!!!

Esses cuidados vão fazer com que o seu figurino não dobre, não amasse e nem acumule poeira.

3. Se sujar, pode lavar!!! Mas com muito carinho! Não se lava figurino de ballet na máquina de lavar!!!

Os figurinos de ballet no geral são roupas muito delicadas e muitas vezes vão ter um tecido mais leve, um bordado, uma pedraria e por aí vai. Por isso NADA DE MÁQUINA DE LAVAR!!! Se não, vc vai estragá-lo ao invés de conservá-lo.

Muitas sujeiras dá para lavar à mão apenas com sabonete neutro! Mas cuidado ao esfregar e não use materiais abrasivos para isso, ok? Dê preferência a esfregar seu figurino com as mãos mesmo!!! Fiz isso com o meu figurino que tinha algumas pequenas manchas de guardado e deu super certo!!! Ficou novinho em folha!!!

Deixo o vídeo abaixo para vcs verem mais ou menos o que eu fiz.

Caso vc tenha alguma lavanderia de confiança que não vá colocá-lo na máquina, pode fazer isso também!!! Mas só se vc tiver a certeza de que lá eles vão cuidar bem da sua roupa.

4. Se descosturar, costure-o.

Se o seu figurino rasgar ou descosturar e for coisa pequena e fácil de fazer, costure-o de volta. Mas se for algo que exija mais trabalho, procure uma costureira de confiança.

Isso é apenas para manter sua roupa pelo menos no estado que vc ganhou ela.

5. Festas à fantasia = roupa do ballet?

Tem gente que usa mesmo a roupa do ballet em festas à fantasia. Afinal, é o que já tem em casa. Eu mesma já fiz isso algumas vezes.

Mas só faça isso se vc for uma pessoa cuidadosa com a sua roupa (e não vá para as festas com tutu bandeja pq chance de estragar é praticamente 100%). Se não, prefira por alugar uma fantasia numa loja! As minhas sempre voltam em um bom estado depois das festas à fantasia! Nunca tive qualquer problema por causa disso. Então, eu uso as do ballet mesmo! Mas se não for o seu caso, mantenha as roupas do ballet longe das festas, no seu armário.

Se for para um bloco de Carnaval, então, NEM PENSAR!!!

6. Só empreste para quem vc confia.

Eu sei que parece um pouco egoísta. Mas se vc só quer emprestar, vai querer de volta e não vender, conheça para quem vc está emprestando a sua roupa. Pq nem todo mundo que a gente empresta nossas coisas devolve no mesmo estado. Deveria ser uma regra respeitada por todos, mas a gente sabe que não é isso que acontece. A pessoa pode devolver seu figurino num estado totalmente diferente (BEM PIOR) do que vc emprestou para ela! Por isso não saia emprestando para todo mundo que te pedir por aí!

Mas se vc resolver que vai emprestar ainda assim, arque com os riscos de ter que consertá-lo depois.

Não estou dizendo que todo mundo que vai pegar seu figurino vai estragar ele e que vc não deve emprestar para ninguém. Apenas é um risco que pode sim acontecer se vc emprestar para quem vc não conhece.

Eu uma vez dancei com um tutu bandeja todo amassado pq recebi algumas horas antes de me apresentar. Eu peguei emprestado de uma menina (que me salvou, se não, eu não teria roupa), que já tinha emprestado para outra pessoa que usou num festa à fantasia e amassou ele. =/

Também já emprestei um figurino de Giselle do segundo ato e me voltou amarelado. =/

Não tem jeito! Muitas pessoas não vão ter o mesmo cuidado que vc pensa em ter com a sua roupa!!!

 

E esses são basicamente os cuidados que eu tenho com os meus figurinos de ballet.

À título de curiosidade: alguém já viajou de avião com um tutu bandeja? Que cuidados tomou para ele não amassar?

Alguém faz mais alguma coisa para proteger seus figurinos? Deixa nos comentários!

Até o próximo post!!!