Bailarinos Brasileiros que são Primeiros Bailarinos no Mundo

Bailarinos Brasileiros que são Primeiros Bailarinos no Mundo

O post de hoje vai servir para inspirar vocês e mostrar que o nosso País e motivo de orgulho para nós!

O cargo de Primeiro(a) Bailarino(a) é o mais alto que um bailarino pode chegar dentro de uma companhia. É um cargo de enorme responsabilidade e que é encarregado de dançar os papéis principais dos ballets. Dentro de uma mesma companhia podem ter vários Primeiros Bailarinos e várias Primeiras Bailarinas.

Hoje eu escolhi falar brevemente de alguns bailarinos brasileiros da atualidade que se tornaram Primeiros Bailarinos ao redor do mundo! Vamos a eles!

1. Ingrid Silva

Não é a primeira vez que eu menciono a Ingrid aqui no blog e também não será a última. Sua história é pura inspiração. Ela começou a dançar ballet aos 8 anos na comunidade da Vila Mangueira no Rio de Janeiro no Projeto Social “Dançando para não dançar” criado pela Thereza Aguilar. Ingrid chegou a dançar na Escola de Dança Maria Olenewa e na Cia de Dança Debora Colker. Após enviar vídeos dançando, orientada por Bethania Gomes, foi selecionada para a companhia Dance Theatre of Harlem de Nova York. Então, aos 18 anos, sem falar uma palavra de inglês, Ingrid foi morar nos EUA. Hoje ela ocupa o cargo mais alto da companhia e, mesmo após ter sido mãe, continua dançando. E, você pode acompanhar toda a história desta bailarina tão inspiradora no seu livro “A Sapatilha que mudou meu mundo“.

2. Mayara Magri

mayara magri swan lake

Impossível não mencionar Mayara Magri neste post! Ela é um grande talento e também inspira toda uma geração de bailarinas e bailarinos. Também não é a primeira nem a última vez que eu vou falar dela aqui. Mayara também foi mais uma bailarina que iniciou aos 8 ano num projeto social – o “Dançar a Vida” da Escola de Dança Petite Danse. Ao longo de sua vida a disciplina e a garra sempre foram características muito fortes e não atoa Mayara coleciona uma série de premiações. Aos 16 anos ela ganhou uma bolsa de estudos para a Royal Ballet School e recentemente foi promovida a Primeira Bailarina do Royal Ballet de Londres, uma das mais importantes companhias de ballet do mundo!

3. Amanda Gomes

amanda-e-wagner

Figurinha também já falada antes aqui, Amanda Gomes foi a última brasileira a ganhar a medalha de ouro em nada menos que a “World Ballet Competition of Varna”, a popularmente conhecida como “Olimpíadas do Ballet”. Amanda começou a dançar em Goiânia aos 7 anos de idade. Aos 10 foi aprovada para a Escola Bolshoi do Brasil em Joinville e em 2017 foi promovida a Primeira Bailarina da companhia russa Ópera de Kazan.

4. Wagner Carvalho

amanda e wagner

Outro Primeiro Bailarino Brasileiro a também oriundo da Escola Bolshoi a dançar na Ópera de Kazan é Wagner Carvalho. O Primeiro Bailarino calçou suas primeiras sapatilhas aos 9 anos de idade e tem o currículo lotadíssimo de prêmios internacionais.

5. Nathalia Arja

FIREBIRD nathalia arja

Filha de bailarinos, Alice Arja e Serio Lobato, Nathalia Arja iniciou no ballet aos 5 anos na escola de sua mãe no Rio de Janeiro. Após sua belíssima performance no ballet “O Pássaro de Fogo” em 2020 foi promovida a Primeira Bailarina do Miami City Ballet.

6. Amanda Assucena

amanda assucena

Outra Amanda que também está no cargo mais alto de uma companhia é Amanda Assucena. A bailarina começou a dançar aos 8 anos no Centro de Dança Rio. Chegou a dançar também na Escola de Dança Maria Olenewa e hoje é Primeira Bailarina no Joffrey Ballet de Chicago.

7. Jovani Furlan

jovani furlan

O bailarino Jovani Furlan começou a dançar aos 10 anos na Escola do Teatro Bolshoi. Chegou a dançar no Miami City Ballet e recentemente foi promovido a Primeiro Bailarino do New York City Ballet, sendo o primeiro brasileiro a receber esse título.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Stories Tutu da Ju

Baixe agora do Manual Completo!

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Guia com mais de 100 definições, dicas e fotos de todos os movimentos, passos, posições e termos do Ballet. Perfeito para bailarinas e bailarinos de qualquer nível que queiram estudar e melhorar sua performance.

 

E-mail enviado! Não esqueça de verificar o SPAM.

Vocabulário de Inglês – Uniforme do ballet Vocabulário de Inglês – Palco e Sala de Ballet Varna Uma retrospectiva do meu ano de 2021 Uma Linha do tempo do ballet Tire as melhores fotos de ballet Sugestões de Variações para Bailarinas Iniciantes Sugestões de Presentes de Natal para Bailarinas Sonhos que o ballet me fez realizar Séries de Ballet para você maratonar Satanella: O Ballet do Carnaval em Veneza Receitas saudáveis para lanche ou café da manhã de bailarina