O post de hoje vai servir para inspirar vocês e mostrar que o nosso País e motivo de orgulho para nós!
O cargo de Primeiro(a) Bailarino(a) é o mais alto que um bailarino pode chegar dentro de uma companhia. É um cargo de enorme responsabilidade e que é encarregado de dançar os papéis principais dos ballets. Dentro de uma mesma companhia podem ter vários Primeiros Bailarinos e várias Primeiras Bailarinas.
Hoje eu escolhi falar brevemente de alguns bailarinos brasileiros da atualidade que se tornaram Primeiros Bailarinos ao redor do mundo! Vamos a eles!
1. Ingrid Silva
Não é a primeira vez que eu menciono a Ingrid aqui no blog e também não será a última. Sua história é pura inspiração. Ela começou a dançar ballet aos 8 anos na comunidade da Vila Mangueira no Rio de Janeiro no Projeto Social “Dançando para não dançar” criado pela Thereza Aguilar. Ingrid chegou a dançar na Escola de Dança Maria Olenewa e na Cia de Dança Debora Colker. Após enviar vídeos dançando, orientada por Bethania Gomes, foi selecionada para a companhia Dance Theatre of Harlem de Nova York. Então, aos 18 anos, sem falar uma palavra de inglês, Ingrid foi morar nos EUA. Hoje ela ocupa o cargo mais alto da companhia e, mesmo após ter sido mãe, continua dançando. E, você pode acompanhar toda a história desta bailarina tão inspiradora no seu livro “A Sapatilha que mudou meu mundo“.
2. Mayara Magri
Impossível não mencionar Mayara Magri neste post! Ela é um grande talento e também inspira toda uma geração de bailarinas e bailarinos. Também não é a primeira nem a última vez que eu vou falar dela aqui. Mayara também foi mais uma bailarina que iniciou aos 8 ano num projeto social – o “Dançar a Vida” da Escola de Dança Petite Danse. Ao longo de sua vida a disciplina e a garra sempre foram características muito fortes e não atoa Mayara coleciona uma série de premiações. Aos 16 anos ela ganhou uma bolsa de estudos para a Royal Ballet School e recentemente foi promovida a Primeira Bailarina do Royal Ballet de Londres, uma das mais importantes companhias de ballet do mundo!
3. Amanda Gomes
Figurinha também já falada antes aqui, Amanda Gomes foi a última brasileira a ganhar a medalha de ouro em nada menos que a “World Ballet Competition of Varna”, a popularmente conhecida como “Olimpíadas do Ballet”. Amanda começou a dançar em Goiânia aos 7 anos de idade. Aos 10 foi aprovada para a Escola Bolshoi do Brasil em Joinville e em 2017 foi promovida a Primeira Bailarina da companhia russa Ópera de Kazan.
4. Wagner Carvalho
Outro Primeiro Bailarino Brasileiro a também oriundo da Escola Bolshoi a dançar na Ópera de Kazan é Wagner Carvalho. O Primeiro Bailarino calçou suas primeiras sapatilhas aos 9 anos de idade e tem o currículo lotadíssimo de prêmios internacionais.
5. Nathalia Arja
Filha de bailarinos, Alice Arja e Serio Lobato, Nathalia Arja iniciou no ballet aos 5 anos na escola de sua mãe no Rio de Janeiro. Após sua belíssima performance no ballet “O Pássaro de Fogo” em 2020 foi promovida a Primeira Bailarina do Miami City Ballet.
6. Amanda Assucena
Outra Amanda que também está no cargo mais alto de uma companhia é Amanda Assucena. A bailarina começou a dançar aos 8 anos no Centro de Dança Rio. Chegou a dançar também na Escola de Dança Maria Olenewa e hoje é Primeira Bailarina no Joffrey Ballet de Chicago.
7. Jovani Furlan
O bailarino Jovani Furlan começou a dançar aos 10 anos na Escola do Teatro Bolshoi. Chegou a dançar no Miami City Ballet e recentemente foi promovido a Primeiro Bailarino do New York City Ballet, sendo o primeiro brasileiro a receber esse título.