Oi bailarinas e bailarinos que me lêem!

Hoje fiz um vídeo no canal contando algumas pequenas dicas de dia-a-dia para a sua sapatilha de ponta que com certeza vão te salvar!!!

Abaixo, o vídeo do canal, explicando cada dica e logo depois elas por escrito.

1. Nózinho sempre do lado de dentro da perna!

Quando damos o nó na fita da sapatilha de ponta, ele tem o lugar correto para ser amarrado. E esse lugar é no lado de dentro da perna! NUNCA atrás ou na frente, pq além de ser feio visualmente, prende os tendões e pode encurtá-los.

2. Queimar as pontinhas da fita para ela não desfiar

Sabe quando costuramos as fitas da ponta e a fitinha não pára de desfiar? Que parece que daqui a pouco não vai ter mais fitinha de tanto que ela desfia? Existe um pequeno truque para acabar com isso: queimar as pontinhas da fita. O fogo vai dar uma selada e nunca mais ela vai desfiar!

3. Guardar sua sapatinha de ponta em saco de pano, NUNCA de plástico

Isso pq os sacos de plástico abafam nossa ponta. Então, pensa no suor do pé na ponta abafado pelo plástico? Só mais umidade ainda na sua ponta. Ela vai ficar mais mole e durar menos. Tudo o que a gente não quer, né?

4. Colocar para pegar sol pelo menos uma vez por semana

Mais uma vez olha a umidade aí! Esse hábito de colocar para pegar um sol faz a sapatilha secar, tirando a umidade e, consequentemente fazendo a sua ponta durar mais, além de contribuir para tirar o cheiro desagradável que elas podem ter depois de várias aulas com o nosso pé suando ali.

5. NUNCA guarde sua ponta com a ponteira dentro. (Se a sua for de silicone, guarde junto com talco).

De novo, mais coisa para acumular umidade! Seja a sua ponteira de pano ou de silicone, não guarde dentro da sapatilha. Mas se a sua ponteira for de silicone, lembre de guardar com talco dentro. Pq isso faz com que a ponteira conserve por mais tempo, vai deixar ela menos ressecada e não vai rasgar tão rápido, além de não ficar grudando no seu pé.

6. Use esparadrapo ou costure para o nó não aparecer

Dói o olho da sua professora e de quem está assistindo ver aquela fita aparecendo. Portanto, tá proibido fita para fora! Para isso, você tem duas opções: prender com esparadrapo ou costurar na própria fita.

7. Use esparadrapo para remendar

Sabe quando a sapatilha começa a dar pequenos rasgos e ainda assim não está na hora de trocar? Ou descosturou na aula e não tem como costurar na hora? O esparadrapo vai servir para isso! Tenha um sempre com você que ele vai te ajudar muito!

8. Use o esparadrapo para colocar por dentro em cima das costuras que machucam

Mais uma utilidade do esparadrapo! Ele também pode servir para cobrir, por exemplo, para colocar por dentro da sua ponta por cima da costura do elástico. Eu faço muito isso e sempre me ajuda a não machucar naquele local.

9. Use o esparadrapo para colar o bigode por dentro para ele não escapulir

Outra função dele! Também é proibido aparecer o bigode da sapatilha! Muito menos é para dar lacinho por fora! O bigode é para dentro SEMPRE! E para ele não ficar saindo nas horas mais inoportunas cole ele na sua própria sapatilha por dentro com esparadrapo.

10. Faça fondu na perna de base ou force o bico da ponta de uma perna só para saber se ela está na numeração certa para você

Se está na dúvida da numeração da sua sapatilha de ponta, faça fondu na perna de base. Se você ao fazer isso, sentir seus dedos dobrando, é pq a sapatilha está apertada. E também forçar o bico para frente com uma perna só. Assim, você tem que apertar o calcanhar e sobrar um pouquinho. Se não sobrar nada, está apertada, se vc conseguir enfiar seu dedo, está grande.

 

E essas foram as dicas de ponta de hoje. Alguma delas vc não conhecia?

Até o próximo post!