Olá bailarinos e bailarinas que acompanham o Tutu da Ju!

Muitos aqui sabem que um dos meus passos preferidos no ballet é o arabesque! Mas eu demorei para deixá-lo decente, digamos assim! Este ano eu estou dançando “La Bayadere“, um ballet de Petipá famoso também por seus arabesques! Por todos esses motivos, hoje eu darei várias dicas e exercícios para você também melhorar o seu!

Deixo aqui em baixo o vídeo que está no canal e logo abaixo dele a descrição por escrito para quem preferir!

Iniciantes ou avançados podem fazer, mas sempre com todo o cuidado com o corpo.

EXERCÍCIOS

1) De costas para a barra, apoiar o pé na barra. Subir e descer a perna 10 repetições com os braços em primeiro arabesque. Repetir para o outro lado.
2) Ainda de costas para a barra, aproximar mais e apoiar o joelho. Fazer fondue na perna de base. Eu fiz na barra de baixo para que a perna não fique torta. Não coloque na barra de cima se a sua ficar torta para o lado também! Respeite o seu corpo para ter um trabalho de mais qualidade!
3) Com uma theraband, dar voltas no pé conforme a sua flexibbilidade (eu dei umas três voltas) e colocar também no ombro oposto. De lado para a barra, vamos subir e descer a perna, sem que ela encoste no chão. Fazer umas 10 repetições. Também pode fazer no penché. E fazer também para o outro lado.
4) Ainda de lado para a barra, pegar a perna por trás e descer num penché sem soltar. Quando voltar para o arabesque, soltar a perna na altura que ela estiver, soltar as duas as duas mãos sem deixar a perna cair.
5) Nos grand battements, jogar a perna na hora de subir e frear quando descer. Isso vai dar força!!!

DICAS EXTRA

1) Cambré
Quando formos fazer o cambré, não fazer pela barriga, mas crescer o corpo e descer pelo ombro. Dessa forma vc vai usar a força que o arabesque precisa.
Um exercício bom é fazer um degagé com a perna de trás, ir num cambré e depois voltar para um arabesque sem tirar as costas do lugar.
3) Costas
Exercícios de fortalecimento para as costas também serão bons para o arabesque, já que precisamos de muita força nas costas para fazê-lo.
4) Piqué arabesque
Ao fazer o piqué arabesque algumas coisas são muito importantes: bastante plié na perna do fondue, pisar longe e subir rápido a perna de trás. Dessa forma a sua perna vai subir mais alto!!!

 

Comenta aqui se você teve alguma dúvida!

Até o próximo post!