Olá bailarinos e bailarinas!

Hoje, dia primeiro de setembro, se comemora o dia da bailarina. E homenagem a esta data, escolhi falar de uma personalidade que não ficou famoso por seu ballet, mas que o ballet que conhecemos hoje se deve muito a ele: Luis XIV, o Rei Sol!!!

O ballet ficou bastante conhecido na França e muitos realmente acham que o ballet é francês. (Na verdade, o ballet começou nas cortes italianas no período do Renascimento e eram um divertimento para a Corte, mas não entrarei em detalhes sobre isso este post).

Resultado de imagem para louis XIV ballet

E essa fama do ballet como sendo francês se deve principalmente às contribuições de Luis XIV! Foi ele que presidiu a “Era de Ouro” do ballet na França. O Rei Sol era um verdadeiro amante das artes e foi apelidado assim após uma interpretação de deus do sol, Apollo, no “Ballet de La Nuit

Podemos, então enumerar os seus principais feitos que são importantíssimos para o ballet até hoje:

1) Fundação da Primeira Escola de Ballet

Resultado de imagem para opera de paris luis xiv

Em 1661, Luis XIV fundaria a “Académie Royale de Danse“, que era uma associação de treze especialistas em dança cujo propósito, de acordo com o preâmbulo das cartas do rei, era “restaurar a arte da dança à sua perfeição original e melhorá-la tanto quanto possível”. O grupo pretendia codificar as danças das cortes e dos personagens e certificar os professores de dança por exame, mas como não foram encontrados arquivos da organização, não foi possível avaliar em detalhes suas atividades e realizações.

E, então, em 1669 foi fundada a “Académie Royale de Musique, que era uma companhia de ópera e ballet estreitamente relacionada e, embora as duas instituições nunca se fundissem, membros da academia de dança também estavam associados à ópera. Juntamente com muitas outras instituições reais, a academia de dança deixou de existir no momento da derrubada da monarquia em 1789 (A Revolução Francesa), mas a companhia de ópera e ballet sobreviveu e hoje é conhecida como a Ópera Nacional de Paris.

2) Codificação dos Passos do Ballet em Francês

Resultado de imagem para pierre beauchamp luis xiv

Luis XIV exigiu a codificação dos passos do ballet!!! A ideia do Rei Sol era que todos que fossem dançar, aprender ou ensinar ballet deveriam “falar a mesma língua” e para ser mestre (maître)  de ballet, seria obrigatório saber essa codificação. Porque os nomes de cada passo do ballet deveriam ser os mesmos em qualquer lugar do mundo (e até hoje é assim) ! E isso facilita realmente o entendimento do movimento do corpo que deve ser feito em cada passo. Obviamente, a língua que todos do ballet falariam (ao menos no que diz respeito aos passos) seria o francês. Não é atoa que temos passos como “fondue” (derretido), “fouette” (chicoteado) e “frappé” (chocado)’

Charles-Louis-Pierre de Beauchamp foi coreógrafo, professor, bailarino e compositor francês e um dos principais nomes, mesmo que inicialmente, na elaboração de uma codificação da dança clássica. Ele inclusive deu aulas de ballet para Luis XIV por mais de vinte e dois anos! E foi ele o responsável pela definição das 5 posições básicas dos pés do ballet por volta de 1700 e para algumas delas se baseou nas posições tradicionais de esgrima!!!

3) Criação do Ballet Profissional

Luis XIV impôs no final do seu reinado em 1713 o “Reglement Concernant L’Opera”, um documento cujo objetivo era sanear as finanças da Académie Royale de Musique. Também estipulou a criação de uma companhia permanente, formada por 2o bailarinos (10 homens e 1o mulheres). Jean Balon e Marie-Therese Perdou de Subligny se destacariam como os primeiros-bailarinos da companhia.

A partir deste momento, dançar não era apenas um divertimento para agradar a Corte, mas uma profissão legalmente reconhecida (os bailarinos passaram a de fato receber dinheiro para dançar).

Além disso, isso significava também uma vitória para as mulheres que quisessem dançar profissionalmente. Pois até então os papéis femininos eram interpretados por homens vestidos de mulher utilizando máscaras. Agora finalmente as mulheres poderiam dançar profissionalmente e publicamente. Foi, assim, no reinado de Luis XIV que a primeira mulher dançou publicamente com os homens – A Mademoiselle de La Fontaine.

Mas devemos lembrar que, durante o período do reinado de Luis XIV, a França vivia o absolutismo! Então, embora tenha havido essa conquista de a mulher poder dançar pública e profissionalmente, ela ainda ganharia menos que o homem por se tratar de uma sociedade patriarcal!!!

Outro fato é que estava muito difícil de se conseguir bailarinos dispostos a dançar sem sofrer o estigma social. Pois se antes o ballet era “para divertir a Corte”, um nobre era mal visto se fosse fazê-lo. Luis XIV como um nobre que dançava e para conseguir mais bailarinos arrumou essa solução de impor esse regulamento!

 

É isso pessoal!

Espero que tenham gostado!

Até o próximo post!!!